Madre Teresa de Calcutá Já Virou Santa da Igreja Católica

Madre Teresa de Calcutá ❤️ como virou santa católica

Banner dos Santos Terços Católicos

Madre Teresa de Calcutá tem dia de festa em 5 de setembro. Ela é padroeira da Jornada Mundial da Juventude, das Missionárias da Caridade, e Arquidiocese de Calcutá, que ela é co-padroeira.

Família e Origem da Madre Teresa

Madre Teresa de Calcutá nasceu em 26 de agosto de 1910, em Skopje, a capital atual da República da Macedônia. O dia seguinte, ela foi batizada como Agnes Gonxha Bojaxhiu.

Os pais de Teresa, Nikola e Dranafile Bojaxhiu, eram descendentes de albaneses; o pai dela era um empresário que trabalhou como empreiteiro e comerciante de remédios e de outros produtos.

Saiba o que Madre Teresa de Calcutá fez de importante
Qual legado deixado por Madre Teresa de Calcutá

Bojaxhius eram família católica devota, e Nikola estava profundamente envolvido na igreja local assim como na política da cidade de proponente vocal da independência albanesa.

Em 1919, quando Madre Teresa, então Agnes, tinha apenas 8 anos de idade, o pai dela subitamente ficou doente e morreu. Enquanto a causa desta morte permanece desconhecida, muitos especularam que inimigos políticos o envenenaram.

Após a morte do pai dela, Agnes se tornou extraordinariamente próxima da mãe, uma mulher piedosa e compassiva que instilava na filha um comprometimento profundo para caridade.

Embora de forma alguma rica, Drana Bojaxhiu estendeu um convite aberto para destituídos da cidade para jantar com sua família.

“Minha filha, nunca coma um único bocado a menos que você esteja compartilhando isso com outros”, ela aconselhou a filha. Quando Agnes perguntou quem eram as pessoas que estavam comendo, a mãe respondeu uniformemente, “Alguns deles são nossos parentes, mas todos são nosso povo”.

Educação e Freira

Agnes frequentou uma escola primária dirigida por um convento e então uma escola secundária estatal. Como garota, ela cantava no coro local do Sagrado Coração e foi muitas vezes pedida para cantar solos.

A congregação fez uma peregrinação anual para Igreja da Madona Negra em Letnice, e foi em uma viagem assim aos 12 anos de idade que ela primeiro sentiu um chamado para vida religiosa.

E 6 anos depois, em 1928, Agnes Bojaxhiu de 18 anos decidiu se tornar freira e partiu para Irlanda para se juntar às Irmãs de Loreto em Dublin. E foi ali que ela adotou o nome de Irmã Maria Teresa, em homenagem à Santa Teresa de Lisieux.

Um ano depois, Irmã Maria Teresa viajou para Darjeeling, Índia, para período de noviciado; em maio de 1931, ela fez sua Primeira Profissão de Votos.

Depois, ela foi enviada para Calcutá, onde foi designada para lecionar em High School para Garotas de Santa Maria, uma escola dirigida pelas Irmãs Loreto e dedicou a ensinar garotas das famílias mais pobres bengalis da cidade.

Irmã Teresa aprendeu a falar bengali e hindi fluentemente conforme ensinava geografia e história e se dedicou a aliviar a pobreza das garotas através da educação. Em 24 de maio de 1937, ela fez a Profissão Perpétua dos Votos para vida de pobreza, castidade e obediência.

Como era costume para freiras de Loreto, ela assumiu o título de “Mãe” ao fazer seus votos perpétuos e assim se tornou conhecida como Madre Teresa. E continuou a ensinar em Santa Maria, e em 1944 ela se tornou a diretora da escola.

Pela sua bondade, generosidade e compromisso infalível para educação dos estudantes dela, procurou conduzi-los para vida de devoção a Cristo. Ela escreveu em oração, “Dê-me a força para ser sempre a luz das vidas deles, para que eu possa leva-los finalmente para Ti”.

Você pode curtir isso:

“Chamado em Um Chamado”

Em 10 de setembro de 1946, Madre Teresa de Calcutá vivenciou um segundo chamado, o “chamado em um chamado” que para sempre transformaria a vida dela. Ela estava em um trem de Calcutá para sopé do Himalaia para um retiro quando disse que Cristo falou com ela, e a disse para abandonar o ensino para trabalho nas favelas de Calcutá, ajudando os mais pobres da cidade e povo mais doente.

Desde que Madre Teresa de Calcutá tinha feito voto de obediência, ela não poderia deixar seu convento sem permissão oficial. Após quase um ano e meio de pressão, em janeiro de 1948, ela finalmente recebeu aprovação para seguir este novo chamado.

Neste agosto, vestindo o sári azul e branco que usaria em público para o resto de sua vida, ela deixou o convento de Loreto e vagou pela cidade.

Após 6 meses de treinamento médico básico, ela viajou pela primeira vez para favelas de Calcutá sem objetivo mais específico do que ajudar “os indesejados, os não amados, e desamparados”.

Missionárias da Caridade e Madre Teresa de Calcutá

Madre Teresa de Calcutá rapidamente traduziu seu chamado em ações concretas para ajudar os pobres da cidade. Ela iniciou uma escola ao ar livre e estabeleceu um lar para os desamparados moribundos em um prédio em ruínas que ela convenceu o governo da cidade para doar à causa dela.

Aprenda como formar um grupo jovem na igreja católica

Em outubro de 1950, ela ganhou reconhecimento canônico para uma nova congregação, Missionárias da Caridade, que ela fundou com apenas alguns membros, a maioria deles ex-professores ou alunos da Escola de Santa Maria.

À medida que as fileiras da sua congregação aumentavam e doações chegavam de toda Índia e do mundo inteiro, o escopo das atividades de caridade de Madre Teresa expandiu exponencialmente.

Ao longo do curso dos anos 1950 e 1960, ela estabeleceu um leprosário, um orfanato, uma casa de repouso, uma clínica da família e uma série de clínicas móveis de saúde.

Em 1971, Madre Teresa viajou para Nova York para abrir a primeira causa de caridade com sede nos Estados Unidos, e no verão de 1982, ela secretamente foi para Beirute, Líbano, onde cruzou entre Christian East Beirut e Muslim West Beirut para ajudar crianças de ambas as fés.

Em 1985, Madre Teresa de Calcutá retornou para Nova York e falou no 40° aniversário da Assembléia Geral das Nações Unidas.

Enquanto ali, ela também abriu o Gift of Love, uma casa para cuidar das pessoas infectadas com HIV/AIDS.

Morte da Madre Teresa

Após vários anos de deterioração da saúde, incluindo problemas no coração, pulmão e rim, Madre Teresa de Calcutámorreu em 5 de setembro de 1997, aos 87 anos de idade.

Milagres e Canonização da Madre Teresa de Calcutá

Em 2002, o Vaticano reconheceu um milagre envolvendo uma mulher indiana chamada Monica Besra, que disse que ela foi curada de um tumor abdominal através da intercessão da Madre Teresa no aniversário de um ano da morte dela em 1998.

Ela foi beatificada, declarada no céu, como “Beata Teresa de Calcutá”, em 19 de outubro de 2003, por Papa São João Paulo II.

Em 17 de dezembro de 2015, Papa Francisco emitiu um decreto que reconheceu um segundo milagre atribuído à Madre Teresa, abrindo caminho para ela ser canonizada como santa da Igreja Católica Romana.

O segundo milagre envolveu a cura de Marcilio Andrino, um homem brasileiro que foi diagnosticado com infecção viral cerebral e entrou em coma.

A esposa dele, família e amigos rezavam para Madre Teresa, e quando o homem foi trazido para sala de operação para cirurgia emergencial, ele acordou sem dor e foi curado dos sintomas dele, segundo um comunicado de Missionaries of Charity Father.

Madre Teresa de Calcutá e Papa São João Paulo II
Madre Teresa de Calcutá e Papa São João Paulo II

Madre Teresa foi canonizada como Santa em 4 de setembro de 2016, um dia antes do 19° aniversário da morte dela. Papa Francisco presidiu a missa de canonização, que aconteceu na Praça de São Pedro, na Cidade do Vaticano.

Dezenas de milhares de católicos e peregrinos do mundo inteiro compareceram à canonização para celebrar a mulher que tinha sido chamada de “Santa das sarjetas” durante a vida dela, por causa do trabalho de caridade com os pobres.

“Após devida deliberação e oração frequente para assistência divina, e tendo buscado o conselho de muitos dos nossos irmãos bispos, nós declaramos e definimos Beata Teresa de Calcutá a ser uma Santa, e nós inscrevemos-a entre santos, decretando que ela deve ser venerada como tal pela Igreja toda”, disse Papa Francisco em latim.

O Papa falou sobre a vida de Madre Teresa de serviço na homilia. “Madre Teresa, em todos os aspecos da vida dela, foi uma generosa dispensadora da misericórdia divina, fazendo dela disponível para todos através do acolhimento e defesa da vida humana, dos nascituros e dos abandonados e descartados”, ele falou.

“Ela se curvou diante daqueles que foram gastos, deixados para morrer à beira da estrada, vendo neles sua dignidade dada por Deus. Ela fez sua voz ouvida diante dos poderes deste mundo, para que pudessem reconhecer sua culpa pelo crime de pobreza que criaram”.

Ele também disse aos fiéis para seguir o exemplo dela e praticar compaixão. “Misericórdia era o sal que deu sabor ao trabalho dela, e foi luz que brilhou na escuridão de muitos que não mais tinham lágrimas para derramar por sua pobreza e sofrimento”, ele falou, acrescentando, “Que ela seja seu modelo de santidade”.

Frases da Madre Teresa de Calcutá

  • Não espere por líderes; faça sozinho, pessoa a pessoa.
  • Deus não exige de nós sucesso; ele apenas exige que você tente.
  • Mantenha a alegria de amar Deus no seu coração e compartilhe esta alegria com todos que você encontrar, especialmente sua família.
  • Entregue-se totalmente para Deus. Ele vai te usar para realizar grandes coisas na condição que você acredita muito mais no amor Dele do que na sua própria fraqueza.
  • Como Jesus, nós pertencemos ao mundo não vivendo para nós, mas para os outros. A alegria do Senhor é a nossa força.

Filmes Sobre Madre Teresa de Calcutá

São diversos os documentários e filmes sobre Madre Teresa. Por exemplo, ela foi tema do documentário de 1969 e do livro de 1972, Something Beautiful for God, de Malcom Muggeridge. O filme foi creditado por chamar atenção do mundo ocidental para Madre Teresa.

Mother Teresa: No Greater Love de 2022 é um filme documentário que mostra acesso incomum para arquivos institucionais e como a visão dela para servir Cristo entre os pobres está sendo aplicada através das Missionárias da Caridade.

Também podemos nos referir ao filme mais recente de Madre Teresa, de 2022, Documentário Filme de Madre Teresa Amor Maior Não Há.

Isso a gente recomenda:


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Grupo do Jovens Católicos no Whatsapp