Imitação de Cristo: Conselhos para que Você Seja a Imitação de Cristo no Seu Dia a Dia em Pensamento, Gestos e Palavras

Imitação de Cristo ❤️ como ser no seu dia a dia

Medalhas de São Bento Originais

A imitação de Cristo, um trabalho de devoção espiritual, também por vezes chamado de “Seguimento de Cristo”. Seu propósito é instruir a alma na perfeição cristã com Cristo como Modelo Divino.

E consiste de uma série de conselhos de perfeição escritos em latim com estilo familiar e até coloquial, e é dividido em 4 partes ou livros.

O livro I é com admoestações úteis para vida espiritual, II com admoestações em relação às coisas espirituais, III da consolação interior, e IV do Santíssimo Sacramento.

Com exceção da Bíblia, é talvez o livro espiritual mais amplamente lido no mundo. E foi publicado inicialmente de maneira anônima em 1418 A.D.

Sua autoria até recentemente estava em disputa, sendo atribuído para vários escritores espirituais, São Bernardo, São Boaventura, Inocêncio III, Henrique de Kalkar, John a Kempis, Walter Hilton, Jean Charlier de Gerson, e Giovanni Gersen. A reinvindicação de Thomas a Kempis foi completamente justificada nos anos recentes.

Relevância de A Imitação de Cristo

“Quem Me segue não andará nas trevas”, diz o Senhor. Estas são as palavras de Cristo, pelas quais os fiéis são lembrados que devem copiar a vida Dele e conduta se desejam ser realmente iluminados e ser libertos de toda cegueira do coração. Meditar na vida de Jesus deve assim ser o estudo principal dos católicos.

Assim começa a grande obra, conhecida, amada e venerada por 6 séculos como a Imitação de Cristo, primeiro publicada em 1418 pelo monge e escriba germano-holandês Thomas Hemerken de Kempen, mais conhecido como Thomas à Kempis.

“A Imitação” se tornou, e continua sendo, depois da Bíblia, o livro mais lido e traduzido do mundo, e certamente o mais influente dos escritos devocionais cristãos.

Amplamente elogiado através dos séculos e continentes, um prefácio para uma edição de 1873 do livro diz, “A Imitação de Cristo recebeu a aprovação incondicional de todos ornamentos eruditos e piedosos da Igreja; é ainda tido em alta estima por pessoas de cada denominação como era em qualquer momento desde que veio da pena de Thomas à Kempis”.

Um século antes, o autor francês Fontenelle descreveu isso como, “A produção mais excelente que já saiu das mãos do homem”. De fato, através da escrita afinada na mais alta chave da experiência cristã, revela um senso requintado da beleza e sabedoria da vontade Divina, exortando todos os fiéis a humildemente, e felizmente, submeter com todo seu ser.

Imitação de Cristo na Vida Católica

Enquanto muitos assumem que a obra foi direcionada principalmente para monásticos e ascetas, suas exortações derivam diretamente da própria base da vida cristã: “Então disse Jesus aos seus discípulos: Se alguém quiser vir após mim, renuncie-se a si mesmo, tome sobre si a sua cruz, e siga-me;”, Mateus 16:24.

Aqui, então, está a linha divisória, a dobradiça sobre a qual tudo na vida cristã gira, e o princípio central que informa a visão para magnificar este aspecto simples e mais fundamental da mensagem do Evangelho.

Banner Terço de São Bento Original

O texto completo de Thomas à Kempis compreendia os 4 livros, os 3 primeiros dos quais constituem uma nova edição especial iluminada traduzida do latim original por Bispo Richard Challoner. Juntos eles apresentam os princípios fundamentais da vida espiritual.

Aqui, como Kempis expressou, “Sem o Caminho, você não pode ir; sem a Verdade, você não pode saber; sem a Vida, você não pode viver”. A tradução de Challoner é simplesmente a mais linda e edificante disponível.

Enquanto várias outras traduções de língua inglesa existem, incluindo as versões de linguagem moderna, ninguém pode igualar a expressão poética de Challoner e música.

A linguagem e fraseado são simplesmente sublimes, amplificando o poder da obra. A visão geral seguinte oferece um sabor das leituras.

Você pode curtir isso:

Livro I: Admoestações Úteis para uma Vida Espiritual

O primeiro tratado mostra como desprezar as vaidades do mundo, evitar orgulho, apreciar as vantagens da obediência, adversidade, e solidão. Seu objetivo é elevar as pessoas acima do mundo e conduzir as mesmas para Jesus. No início do primeiro capítulo, encontra-se:

“Seu ensinamento supera tudo que os santos ensinaram, e ele que tem o Espírito encontrará nele “o maná escondido”. Mas acontece que muitos, que muitas vezes escutam o Evangelho, vivenciam pouco desejo por isso, porque eles não possuem o Espírito de Cristo. Pois se você quiser entrar completamente e com prazer no significado das palavras de Cristo, você deve se esforçar para colocar sua vida em total conformidade com a Dele”.

Livro II: Admoestações Sobre Coisas Interiores

O segundo livro foca na vida para ser levada por um seguidor de Cristo, com o lembrete que ninguém é mais rico, mais poderoso, ou mais livre do que ele que pode renunciar tudo e colocar-se no lugar mais baixo. Isso abre com o seguinte:

““O Reino de Deus está dentro de vocês”, diz o Senhor. Volte-se de todo coração para o Senhor, e abandone este mundo miserável, e sua alma encontrará descanso. Aprenda a desprezar as coisas externas e a se entregar para interior, e você sentirá o Reino de Deus surgir dentro de você. Pois o Reino de Deus é alegria e paz no Espírito Santo; e isso não é dado aos ímpios. Cristo virá até você e revelará a você a consolação Dele, desde que você prepare para Ele uma moradia digna dentro de você. Toda glória Dele e beleza são do interior, e ali Ele Se Deleita. Muitas visitas Ele faz para o homem interior, e mantém doces colóquios com a alma, acalmando-a, enchendo-a de paz, e admitindo-a a uma familiaridade extremamente maravilhosa com Ele”.

Livro III: Da Consolação Interna

O terceiro livro da Imitação destaca o contraste entre o homem natural e o homem influenciado pela graça de Deus. E começa:

“Eu vou ouvir o que o Senhor Deus falará em mim. Abençoada é a alma que escuta dentro o Senhor falando, e recebe da boca Dele a Palavra da consolação. Abençoados são os ouvidos que escutam as respirações do sussurro Divino, e não prestam atenção aos sussurros do mundo. Abençoados de fato são os ouvidos que escutam não a voz, que soa de fora, mas a voz interior da verdade. Abençoados são os olhos que são fechados para objetos exteriores, mas concentrados no interior. Abençoados são eles que mergulham nas coisas internas, e se esforçam dia a dia pelos exercícios espirituais para ganhar uma capacidade mais profunda para receber os segredos celestiais. Abençoados são eles que se alegram para devotar seu tempo para Deus, e romper com todos os obstáculos mundanos.”.

Na nova edição iluminada de A Imitação de Cristo é disponível de Sophia Institute Press. Para passar um tempo diariamente com A Imitação é para ser espiritualmente transportado, confortado e encorajado.

Em cada página iluminada encontra seu conselho sábio, orações emocionantes e colóquios comoventes engendram um centro calmante de devoção, liberação, e esperança. Simplesmente o que o mundo precisa hoje!

Isso a gente recomenda:


1 comentário em “Imitação de Cristo ❤️ como ser no seu dia a dia”

  1. Jerónimo Simarte

    Achei este artigo bastante interessante e fiquei entusiasmado em conhecer as obras em especial a primeira “O livro I é com admoestações úteis para vida espiritual”.
    Sem um link onde possa fazer o download desta obra!!!?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pop-up Como formar um grupo jovem católico