Inteligência Artificial, IA: Por que Papa Francisco Escolheu Esse Tema para o Dia das Comunicações Sociais 2023, no que a Inteligência Artificial Impacta na Vida do Jovem Cristão Católico, Como Jovem Católico Deve Lidar com a IA e Suas “Facilidades”, Inteligência Artificial Impacta na Relação Social e em Comunidade do Jovem, IA Afeta a Mente do Jovem Cristão Católico de Alguma Maneira

Inteligência artificial ❤️ tema das comunicações sociais 2023

Medalhas de São Bento Originais

A mensagem do Papa Francisco para Dia Mundial das Comunicações Sociais 2024 vai olhar para os caminhos para assegurar que a Inteligência Artificial, IA, seja uma ferramenta que ajude as pessoas a se comunicarem melhor e não uma tecnologia que afaste as pessoas umas das outras e do que é verdade.

“Inteligência artificial e sabedoria do coração: para uma comunicação plenamente humana”, é o tema que Papa Francisco escolheu para a comemoração de 2024, o Dicastério para Comunicação do Vaticano anunciou em 29 de setembro.

Tradicionalmente, a mensagem do Papa Francisco para o dia é revelada em 24 de janeiro, a festa de São Francisco de Sales, o santo padroeiro dos jornalistas. A maioria das dioceses vai celebrar o dia mundial em 12 de maio, o domingo antes do Pentecostes.

Anúncio do Tema Escolhido pelo Papa Francisco

Anunciando o tema escolhido pelo Papa, o dicastério disse que “a evolução dos sistemas de inteligência artificial faz ser mais natural para comunicar através e com as máquinas, assim se tornou cada vez mais difícil distinguir computação de pensamento e linguagem produzida por uma máquina daquela gerada por seres humanos”.

E enquanto os desenvolvimentos tecnológicos tragam muitos benefícios, também colocam “novos desafios para assegurar que máquinas não contribuam para um sistema de desinformação em grande escala e também não aumentam a solidão daqueles que já estão sozinhos, nos privando do calor que somente a comunicação entre as pessoas pode oferecer.”.

Ecoando o repetido endosso do Papa Francisco para desenvolvimento de “ética algorítima” para proteger as pessoas e promover o bem comum, o dicastério disse, “É importante guiar a inteligência artificial e algoritmos, para que haja em cada indivíduo uma consciência responsável do uso e desenvolvimento destas formas diferentes de comunicação que vão de mãos dadas com mídia social e internet”.

O Dia Mundial das Comunicações Sociais foi estabelecido pelo Concílio Vaticano II para fomentar e promover a atenção sobre a importância da comunicação social na sociedade da igreja.

O dia é observado a cada ano no domingo antes do Pentecostes pelas dioceses todas e conferências episcopais com variedade de programas envolvendo pastorais e litúrgicos, seminários de estudo, e discussões centradas no tema.

Inteligência Artificial e a Igreja Católica

IA, Inteligência Artificial, se refere à habilidade de computadores de imitar funções cognitivas semelhantes às humanas. Através do uso de lógica, os computadores podem simular o raciocínio que humanos usam para aprender informação nova e tomar decisões.

Esta tecnologia é atualmente utilizada em robôs autônomos, motores de busca, publicidade direcionada, reconhecimento facial, filtros de spam de email, assistentes inteligentes (como Siri e Alexa), e carros autônomos. E tem o potencial de se tornar uma das tecnologias definidoras do século, abrindo caminho para novas descobertas científicas e avanços médicos.

Porém, houve uma consciência crescente de preocupações éticas e riscos associados com esta tecnologia. Em 2019, Alan Turing Institute produziu um guia que identificou vários danos possíveis que sistemas de IA podem causar. Estes incluem:

  • Preconceito e discriminação.
  • Negação de autonomia, recursos e direitos individuais.
  • Resultados não transparentes, inexplicáveis ou injustificáveis.
  • Invasões de privacidade.
  • Isolamento e desintegração da conexão social.
  • Resultados não confiáveis, inseguros ou de baixa qualidade.

Além dos usos cotidianos de IA, há também um debate internacional em curso sobre seu uso futuro na guerra. Por exemplo, a produção de Sistemas de Armas Autônomas Letais aumenta as preocupações morais significativas.

Vários países, incluindo Reino Unido, Estados Unidos, e Rússia, resistiram aos apelos para traçar uma linha legal e moral sobre estas armas na forma de um acordo internacional.

Entre para o grupo de whatsapp dos jovens católicos

O que a Igreja Disse Sobre inteligência artificial IA?

Em 28 de fevereiro de 2020, RomeCall for AI Ethics foi assinado pela Pontifícia Academia para Vida, Microsoft, IBM, FAO e Ministério Italiano da Inovação. Os signatários estão comprometidos a assegurar o desenvolvimento de IA que sirva cada pessoa e humanidade como um todo, que respeite a dignidade da pessoa humana, e não tenha como seu único objetivo o lucro maior, ou substituição gradual de pessoas no local de trabalho. O acordo tem 6 Princípios:

  • Transparência – Sistemas de IA devem ser explicáveis.
  • Inclusão – As necessidades de todos os seres humanos devem ser levadas em consideração.
  • Responsabilidade – Designers e desenvolvedores de soluções de IA devem agir com responsabilidade e transparência.
  • Imparcialidade – Os sistemas não devem ser criados ou operados de forma tendenciosa, para proteger a dignidade e igualdade humana.
  • Confiabilidade – IA deve ser capaz de operar de modo confiável.
  • Segurança e Privacidade – Sistemas de IA devem trabalhar de forma segura e respeitar a privacidade dos usuários.

No mesmo dia do lançamento do acordo, Papa Francisco saudou o Apelo como um “passo importante”. Em outubro de 2021, o Pontifício Conselho para a Cultura e a Embaixada da Alemanha junto à Santa Sé, organizaram um simpósio sobre “O Desafio da Inteligência Artificial para a Sociedade Humana e a Ideia da Pessoa Humana”.

Um dos palestrantes, Padre James Keenan, escreveu um comentário interessante sobre o evento e destacou 7 lições aprendidas:

  • Os avanços de IA são surpreendentemente mais rápidos do que qualquer um poderia imaginar.
  • O discurso de IA está ocorrendo em jogos de linguagem muito diferentes.
  • O ser humano é ao mesmo tempo uma contradição e um espelho de IA.
  • A importância de colocar os humanos no centro do desenvolvimento de IA e uso.
  • Nem todos os “criadores de normas” são iguais.
  • A trajetória presente de IA é uma causa de esperança e medo.
  • A inclinação humana para desenhar linhas é reconfortante, mas a humanidade não é apenas atraída por conceitos.

Igreja e Acordo Internacional

Em 12 de novembro de 2021, Cardeal Parolin discursou na 41ª Sessão da Conferência Geral da UNESCO. Ele disse, “Para a Santa Sé, o princípio de que nem tudo o que é tecnicamente possível ou viável é, portanto, eticamente aceitável permanece sempre válido. Para ser capaz de falar corretamente de ética da inteligência artificial, assim será necessário que o desenvolvimento de cada algoritmo sempre se baseie em visão ética, ‘ética dos algoritmos’…”.

Em relação às Armas Letais Autônomas, a Igreja continua a pressionar por um acordo internacional para abordar as questões éticas e legais. Em dezembro de 2021, a Santa Sé expressou seu desapontamento no progresso mínimo feito por um Grupo de Peritos Governamentais para começar negociações para um instrumento vinculativo.

Monsenhor John Putzer, encarregado de negócios da Missão da Santa Sé para ONU em Genebra, disse que “é imperativo assegurar supervisão humana consistente, significativa e adequada, sobre sistemas de arma”, como “apenas humanos são capazes de ver os resultados de suas ações e entender as conexões entre causa e efeito”.

Reiterando o chamado da Santa Sé para uma moratória sobre desenvolvimento e uso de LAWS, ele também propôs criação de uma organização internacional para IA, “para facilitar e assegurar o direito de todos os Estados para participar, no mais pleno intercâmbio possível de informações científicas e tecnológicas para usos pacíficos e para o bem comum de toda família humana”.

Quais São os 9 Benefícios Chaves da Inteligência Artificial?

A inteligência artificial ultrapassou os limites na maneira que máquinas de computador costumavam operar e funcionar para fazer das vidas humanas mais fáceis. IA é uma estrutura gigantesca de super computadores que ajuda em facilitar máquinas a agir perfeitamente e executar muitas tarefas como os humanos.

Assim, pode ser referido como uma criação magnífica de desenvolvimentos da próxima-geração e progressões que leva para uma automação e orquestração de ponta a ponta de várias operações complexas e assim reduz o erro humano.

Não há dúvida sobre que sistemas habilitados para IA tenham sido capazes de transformar várias indústrias através de suas várias vantagens que tem a oferecer nos seguintes caminhos:

  • Reduzindo erro humano.
  • Automatiza tarefas repetitivas e processos.
  • Lida com Big Data sem problemas.
  • Assistentes digitais habilitados para IA.
  • Ajuda a melhorar processos e fluxos de trabalho.
  • Disponibilidade em tempo integral.
  • Executa tarefas arriscadas e perigosas com eficiência.
  • Auxilia em aplicações médicas.
  • Facilita tomada rápida de decisões.

Fica claro que IA tem toda a habilidade de superar a inteligência humana e pode realizar qualquer tarefa particular muito eficientemente e com precisão. Não há também dúvida que IA possui imenso potencial que mais ajuda a criar um local melhor para viver. Porém, qualquer coisa em excesso não é bom e nada pode ser igualado ao cérebro humano.

Assim, IA não deve ser usada excessivamente já que muita automação e dependência nas máquinas pode criar um ambiente muito perigoso para a humanidade presente e para as próximas gerações a vir.

Você pode curtir isso:

Reduzindo o Erro Humano e Automatiza Tarefas e Processos Repetitivos

  • Computadores habilitados para IA não cometem erros se forem programados corretamente.
  • Modelos de IA são baseados em análise preditiva, assim não deixando margem para erros.
  • Ajuda a poupar tempo e recursos e ajuda em atingir resultados eficientes e precisos.
  • IA possibilita automação de tarefas monótonas de rotina em áreas como coleta de dados, entrada de dados, negócios focados em cliente, respostas de email, testes de software, geração de faturas, e muito mais.
  • Funcionários têm tempo para focar em tais tarefas que exigem habilidades humanas.

Lida com Big Data Sem Problemas e Facilita a Tomada Rápida de Decisões

  • IA tem todas as habilidades e algoritmos para processar e fazer conclusões de Big Data em muito menos tempo.
  • IA tem a capacidade de rapidamente reter e extrair dados relevantes que podem ser necessários para análise.
  • IA pode também processar ainda mais estes dados através de interpretação e transformação.
  • IA ajuda em reunir ideias valiosas e confiáveis em ritmo muito mais rápido.
  • IA, junto com algoritmos importantes possibilita máquinas a trazer dados consolidados e previsões.
  • Sistemas de IA são sempre disponíveis assim auxiliando em tomada de decisão mais rápida.
    Executa Tarefas Arriscadas e Perigosas com Eficiência
  • Aplicações de IA podem ser usadas em áreas que são perigosas para humanos.
  • Sistemas de IA minimizam os riscos envolvidos em tarefas perigosas. Por exemplo, robôs são capazes de realizar tarefas perigosas como mineração de carvão, exploração marítima, ajudar em operações de resgate durante desastres naturais, e assim por diante.

Aprenda Como Formar Um Grupo Jovem Cristão Católico na sua Igreja, Veja Aqui!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Terço de São Bento