Papa Francisco disse: Não Virtualizem a Vida

Não virtualizem a vida, ela é concreta ❤️ O que o Papa Francisco quis dizer

Banner dos Santos Terços Católicos

Falou Papa Francisco, “Não virtualizem a vida”. O Papa Francisco em 29 de abril de 2023 encontrou-se com jovens ao visitar a Hungria, no estádio Papp László de Budapest.

Depois de encontrar com refugiados e pobres, e visita para comunidade greco-católica ao momento breve pela manhã de oração, o Papa foi a este encontro.

Receberam com bastante alegria o Papa Francisco, com manifestação por meio do discurso do Dom Ferenc Palánki, de acolhida, ele pela Pastoral Juvenil é responsável, ao som de cantos, e por meio de testemunhos dos jovens.

O Papa começou o discurso a destacar importância de existir uma pessoa que ouça e provoque perguntas dos jovens e não confira respostas pré-fabricadas e fáceis, porém, auxilie no enfrentamento sem receio da vida para busca de grandes respostas.

Falou Francisco, “Era assim que fazia Jesus”. E fez a questão na sequência, que Cristo fez para discípulos, “O que procurais?”, a pedir que em momento breve de silêncio as pessoas no seu coração respondessem.

Aquele que Ousa, Então Vence – não virtualizem a vida

Após isso, destacou necessidade da procura de altas metas, a aproveitar ambiente esportivo em que estavam, com segurança que Deus escuta as necessidades e sempre fica atento para os sonhos dos fiéis, “Vede, amigos! Jesus fica feliz, se alcançarmos metas altas. Não nos quer preguiçosos e inativos, não nos quer calados e tímidos; quer-nos vivos, ativos, protagonistas. E nunca desvaloriza as nossas expectativas; mas, ao contrário, eleva o nível dos nossos anseios. Jesus estaria de acordo com um provérbio russo: Akimer az nyer (quem ousa, vence)”.

Francisco também apontou caminhos para na vida vencer, partindo de 2 fatores fundamentais, treinar e apostar alto, no entanto, em equipe sempre, sozinhos nunca.

O Papa falou, “Mas como se faz para vencer na vida? Há duas coisas fundamentais, como no desporto: primeira, apostar alto; segunda, treinar-se. Apostar alto. Possuis um talento? De certeza que o tens! Não o ponhas de lado, pensando que, para ser feliz, basta o mínimo indispensável: um diploma, um emprego para ganhar dinheiro, divertir-se um pouco… Não basta! Põe em campo aquilo que tens”.

Francisco disse que não é para pensar que são irrealizáveis desejos, porém, para investir sobre objetivos grandes da vida, e então treinar-se.

E de fato, como? No diálogo com Cristo, Ele é o treinador ideal, é para se motivar, ouvir-se, acreditar em si, saber como ter o melhor de si.

Sempre convida o fiel a fazer equipe, com os outros, nunca sozinho, na comunidade, na Igreja, em união, a viver comuns experiências.

O Papa o momento aproveitou lembrando a juventude da Jornada Mundial da Juventude próxima, que vai ocorrer em agosto de 2023, em Lisboa, como exemplo de Deus convidando a trabalhar em equipe, e em união com outros.

Aprenda como formar um grupo jovem na igreja católica

Você pode curtir isso:

Porta da Oração: Silêncio

No discurso de Francisco, um dos pontos fortes foi ainda valorizar silêncio como hora propícia de encontro com o Senhor. Ele exortou para o fiel não ter “medo de ir contracorrente, encontrando diariamente um tempo de silêncio a fim de parar e rezar”.

De acordo com Papa Francisco, é o terreno, o silêncio, em que é possível cultivo de benéficas relações, confere chance da leitura da página do Evangelho que comunica para a vida do fiel ou o permite pegar livro não obrigatório para leitura, porém, que auxilia a conhecer espírito humano, e permite também a observação da natureza, “para não viver apenas em contato com coisas feitas pelos homens, mas descobrir também a beleza que nos rodeia”.

Papa falou que o silêncio não é para se prender às redes sociais e celular, que isso não. Ele fala que a vida não é virtual, a vida é real, não ocorre em visor, porém, no mundo. “Não virtualizem a vida”. Francisco pede para não virtualizarem a vida, e repete para não virtualizarem a vida, esta é concreta.

O Papa destacou que a oração se caracteriza vida, diálogo, a frisar nesse contexto relevância da coragem para ser verdadeiro. Francisco falou que como se vê narrado no Evangelho, Deus coisas grandes faz, não com indivíduos extraordinários, no entanto, com os verdadeiros.

Do contrário, aquele que se apoia em capacidades próprias, vivendo de aparências com foco em ser bem visto, então mantém Deus de modo longe do coração.

Cristo, com as perguntas Dele, Espírito Dele, e amor, escava nos fiéis para tornar estes indivíduos verdadeiros. Atualmente, ele falou, existe muita necessidade de indivíduos verdadeiros. Lembrar-se então do que o Papa falou, “não virtualizem a vida”.

Multiplicação dos Pães

Finalmente, Francisco citou passagem do evangelho, que de acordo com o Papa, de fato resume o discurso dele: multiplicação de pães, em evangelho de João, a sublinhar figura do homem que do que tinha partilhou com a faminta multidão a confiar, oferecendo tudo, nada para si guardando.

Papa Francisco fala que o pouco daquele homem torna-se muito nas mãos de Cristo. Ele completa que é aqui que a fé conduz, para liberdade de doar, entusiasmo de dom, superar medos, colocar-se em jogo.

Francisco falou aos amigos que cada um é de fato para Cristo, precioso, e para ele também. Ele pediu para lembrarem que ninguém pode ficar no lugar de ninguém pela história do mundo e da Igreja, ninguém pode fazer o que apenas aquele indivíduo pode fazer.

Papa pede para que se ajudem a acreditar assim que são preciosos e amados, que foram feitos às coisas grandes, Francisco pede para rezarem por isso e se encorajarem para isso. Ele finaliza pedindo para recordarem ainda de fazer bem para ele através da oração e agradeceu.

Siga o Jovens Católicos Oficial no Instagram Acessando Aqui!


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Grupo do Jovens Católicos no Whatsapp