Médicos Sem Fronteiras

Médico Sem Fronteiras – MSF ❤️ é confiável, como ser um doador, como ser voluntário…

Como formar um grupo jovem na igreja católica

A cada dia, as equipes do Médicos Sem Fronteiras, MSF, oferecem ajuda médica emergencial para povos em crise com projetos humanitários em mais de 70 países.

É importante entender os princípios que impulsionam o trabalho deles e asseguram que possam oferecer cuidado médico humanitário para o povo que mais precisa, com base apenas na necessidade.

Independentes, Imparciais e Neutros

MSF oferece assistência humanitária para pessoas com base apenas na necessidade, independente de raça, religião, gênero, ou afiliação política.

As equipes de médicos, enfermeiros, logísticos, e outros trabalhadores de linha de frente estão muitas vezes entre os primeiros na cena quando as vidas das pessoas estão abaladas por conflitos, surtos de doenças, ou desastres naturais ou provocados pelo homem.

A decisão para responder é baseada apenas na avaliação independente deles das necessidades médicas. E trabalham para assegurar que as equipes possam chegar às pessoas em necessidade sem restrição e oferecer ajuda diretamente.

Médicos Sem Fronteiras - MSF - como ser voluntário
Veja o trabalho dos Médicos Sem Fronteiras – MSF

Ética Médica do Médicos Sem Fronteiras MSF

Acima de tudo, o objetivo do Médicos Sem Fronteiras é não causar danos. São comprometidos a oferecer o cuidado médico de maior qualidade possível, não importa onde estão trabalhando, e agir nos melhores interesses dos pacientes, respeitando seus direitos para dignidade, confidencialidade, consentimento informado, e tomada das próprias decisões.

Empenho em Testemunhar

MSF acredita que os princípios da imparcialidade e neutralidade não são sinônimo de silêncio. Quando o mundo vira as costas para crises, eles têm o dever de levantar as vozes e falar em nome dos pacientes deles.

A decisão de fazer assim é sempre guiada pela missão de não causar dano, preservar respeito e dignidade, e proteger a vida e saúde.

Transparência e Responsabilidade do Médicos sem Fronteiras

Responsabilidade está no centro da identidade do Médicos Sem Fronteiras. Esforçam-se para ser tão abertos e transparentes quanto possível quando se trata do trabalho que fazem e dinheiro que gastam.

Continuamente refletem sobre o sucesso e falha para assegurar que a eficiência, qualidade, do cuidado oferecido esteja sempre melhorando.

A independência financeira deles assegura que a ajuda oferecida não seja usada para qualquer objetivo político ou militar do governo.

A maioria do financiamento deles vem das pequenas doações, e 97.2% do dinheiro levantado globalmente em 2020 veio dos doadores individuais e instituições privadas.

Como trabalhar no Médicos Sem Fronteiras MSF
Como trabalham os Médicos Sem Fronteiras MSF

Comprometimento com Diversidade, Equidade, e Inclusão

Com mais de 45.000 membros de equipe de 169 nacionalidades trabalhando em mais de 70 países pelo mundo inteiro, MSF reconhece que diversidade, equidade e inclusão são associadas intrinsicamente com sucesso da missão médica humanitária deles.

Chaveiro da Espada de São Miguel Arcanjo da loja Jovens Católicos

Estão fazendo mudanças pela organização para melhor refletir essa diversidade incrível e construir uma força de trabalho global por desafiar estruturas operacionais, criando mais oportunidades para equipe contratada localmente, reavaliando políticas de remuneração e benefícios, e mais.

Você pode curtir esses assuntos:

Como Ser Voluntário para Trabalhar no Médicos Sem Fronteiras?

Ao decidir-se juntar com equipe de MSF, isso é mais do que escolha profissional, sendo ainda opção de vida.

Os profissionais do Médicos Sem Fronteiras são indivíduos que acreditam, acima de tudo, em trabalho imparcial humanitário, independente e neutro feito por organização pelo planeta todo e sentem motivação por isso.

Profissionais do MSF não se caracterizam voluntários, pois remunerações recebem e também participam dos rigorosos processos de seleção. Mas, não são salários que atraem e mantêm profissionais em organização, porém, sim, estar satisfeito em trabalho pela causa que favorece vida de tantos.

É sustentada integridade da organização por conduta adequada dos membros da equipe de modo individual, em todo lugar, com respeito pleno por comunidades servidas. Assim, a expectativa é que os profissionais todos respeitem estes princípios orientadores de MSF.

O papel deles, conforme determinado na carta deles, é prestar assistência para populações que enfrentam dificuldades, sempre lembrando do código de ética profissional deles. Há mecanismos para averiguação, denúncia, de situações de assédio e abusos em ambientes de trabalho.

São vários os profissionais recrutados atuando com Médicos Sem Fronteiras em campo, como cirurgião, anestesista, pediatra, enfermeiro, farmacêutico, administrador/financeiro, logístico de suprimentos e mais. (https://www.msf.org.br/trabalhe-conosco/em-terreno/)

Na realidade, MSF é ótima opção para o jovem que deseja experiência humanitária. Para participação da missão de MSF, o interessado deve cadastrar carta de motivação e currículo em site da instituição, como ainda passar por triagem dos perfis.

Escolhidos do Médico Sem Fronteiras então participam das entrevistas e práticas atividades do recrutamento, que para os brasileiros, acontecem no Rio de Janeiro. Provas tentam fazer reprodução das estressantes situações. Para eles, é interessante observar como vai se comportar o candidato na missão.

O candidato, se aprovado, aguarda propostas de missões. E ao aceitar proposta, se torna voluntário, assinando contrato a determinado tempo, que vai garantir a ele salário e também cobertura para básicas necessidades, como transporte, alimentação, moradia, visto, vacinas, na missão.

Como Doar para o Médico Sem Fronteiras

Os Doadores Sem Fronteiras se caracterizam indivíduos que doam mensalmente e de forma recorrente para Médicos Sem Fronteiras, essenciais para que o trabalho deles seja mantido independente dos poderes econômicos e políticos.

Por causa destas contribuições constantes que é possível fazer planejamento, ação rápida nos casos urgentes e emergências pelo planeta, tudo quer dizer salvar vidas. (https://doe.msf.org.br/doacao-mensal-pessoal)

Siga o Jovens Católicos no Instagram Acessando Aqui!


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pop-up Como formar um grupo jovem católico