Fazer o bem sem olhar a quem

Fazer o Bem ao Próximo “Com Publicidade”❤️ Qual limite do incentivo para vaidade?

Medalhas de São Bento Originais

Uma das passagens mais incompreendidas na Bíblia é encontrada no sermão de Jesus no Monte quando Ele discute a doação, Fazer o Bem…. Aqui está o que Ele realmente diz:

Guardai-vos de fazer a vossa esmola diante dos homens, para serdes vistos por eles; aliás, não tereis galardão junto de vosso Pai, que está nos céus. Quando, pois, deres esmola, não faças tocar trombeta diante de ti, como fazem os hipócritas nas sinagogas e nas ruas, para serem glorificados pelos homens. Em verdade vos digo que já receberam o seu galardão. Mas, quando tu deres esmola, não saiba a tua mão esquerda o que faz a tua direita; Para que a tua esmola seja dada em secreto; e teu Pai, que vê em secreto, ele mesmo te recompensará publicamente. – Mateus 6:1-4.

Fazer o Bem – Ensinamento de Jesus

O que Jesus está ensinando aqui levou muitos que creem a concluírem que a menos que dê inteiramente de forma anônima, não vai receber recompensa do Senhor pelas doações que fez.

É isso que Jesus ensina? Não. É bom lembrar que capítulos 5-7 de Mateus são um sermão. Não se deve ignorar o resto do que Jesus diz. O contexto é a chave. É possível extrair 3 lições muito importantes sobre a doação a partir do sermão de Jesus.

Primeiro, Ele Ensina os Fiéis a Doar

As pessoas não devem ignorar o óbvio. Jesus diz quando se doa; Ele não diz se doar. Doação é uma parte esperada e ordenada de ser um seguidor de Jesus.

O ensinamento Dele aqui começa com suposição de que cada um dos seguidores Dele vai doar.

Ele então aborda os perigos e armadilhas que as pessoas devem evitar quando realizam as doações. Infelizmente, muitos imaturos e que não doam usam esta passagem como uma maneira de não doar e manter sua não doação em segredo.

Se são perguntados sobre a doação, escondem atrás desta passagem, justificando que a doação deles é para ser mantida em segredo.

Segundo, Ele Ensina a Doar com Pureza

Jesus está realmente enfatizando aqui sobre os motivos de doar. Ele diz que as pessoas nunca devem fazer uma doação para ser visto, e subsequente, para ser elogiado pelos outros.

Em outras palavras, não se deseja doar pelo que pode obter disso, como outros admirando ou fazendo elogios, ou para receber algum tratamento especial por causa da doação, boa ação.

Jesus está dizendo que se o motivo para fazer o bem sem olhar a quem, doar, é para chamar atenção para si, então está trocando uma recompensa eterna por uma temporal.

Chaveiro da Espada de São Miguel Arcanjo da loja Jovens Católicos

Não é importante se outros sabem da doação. É importante, no entanto, examinar os motivos por trás de fazer conhecida a doação para outros.

Fazer algo, fazer o bem, com motivos puros e não buscar ser visto e admirado pelos outros. Então Deus, que sabe os reais motivos do coração de cada um, vai recompensar por fazer o bem, oração e jejum.

Certeza que você vai curtir:

Terceiro, Jesus Ensina os Católicos a fazer o bem Puramente para Glorificar Deus e Motivar Outros

O sermão de Jesus também ensina qual a motivação adequada para doar e fazer o bem deve ser. Em Mateus 5:16, Jesus diz, “Assim resplandeça a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai, que está nos céus.”.

Se os fiéis mantêm a doação e boas ações como segredo, pensando que é isso que Jesus quer, como podem obedecer esta parte do sermão Dele? As pessoas são instruídas aqui a deixar a luz brilhar para os outros, assim eles podem ver o bem feito.

Tomado à primeira vista, parece que Jesus está contradizendo ao próprio. As pessoas devem entender que Jesus está abordando o motivo do doador, ou seja, para dar glória ao Pai que está no céu, e não quem sabe sobre a boa doação.

Se ao doar e fazer o bem, as pessoas buscarem desviar o louvor e glória para dar de si, para Deus, reconhecendo que toda coisa boa dada e cada doação perfeita é de cima, descendo do Pai das luzes, estão sendo obedientes para as passagens.

Se procuram prontamente desviar o louvor da doação feita conhecida para o Pai, então sempre vão estar segurados dos outros sequer pensando melhor de quem doa do que devem.

A mensagem de Jesus sobre doação é clara e simples: doar, doar puramente e doar puramente para glorificar Deus e motivar os outros.

Ao invés de se preocupar com quem vai saber sobre a doação, boa ação, focar em quem vai ser glorificado pela doação e inspirado para se juntar nestas ações. Se os motivos são puros, seguir em frente e deixar a luz brilhar para outros, assim eles podem ver as boas ações e dar glória ao Pai que está no céu.
Quanto mais pessoas forem abençoadas e inspiradas pela doação feita, melhor!

Siga a gente no Instagram @JovensCatolicosOficial

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Grupo do Jovens Católicos no Whatsapp