Música secular é simplesmente a música que não é afiliada com qualquer prática religiosa ou tradição. A vasta maioria da música no mundo moderno é secular.
A intenção e teor lírico são geralmente mais importantes do que o estilo musical quando determinando se a música é ou não é secular. Historicamente, o equilíbrio entre música religiosa e secular tendeu a inclinar em outra direção, especialmente durante a Idade Média.
Música Secular É Pecado? Igreja Católica e Música
Deus deu à humanidade o dom da inteligência e habilidades para que as pessoas pudessem glorificar a Ele sendo criativas. No entanto, isso não quer dizer que Ele deseja que os católicos sejam explicitamente religiosos em todas as coisas criativas que fazem.
Há muitas situações na vida onde a natureza humana demanda que as pessoas não explicitamente pensem sobre Deus sem parar. É suficiente que os fiéis orientem sua vida para Deus de forma geral, buscando agradá-Lo em tudo que fazem, mesmo naqueles momentos onde as pessoas devem devotar atenção para coisas diferentes Dele.
São Paulo fala desta orientação geral da vida do fiel para Deus quando escreve, Tudo o que fizerem, façam de todo o coração, como para o Senhor, e não para os homens, Colossenses 3:23.
Nem toda música ouvida tem que ser explicitamente religiosa. As vidas devem ter uma orientação fundamental para Deus, mas isso não significa que as pessoas têm que estar explicitamente pensando sobre Ele em todo momento. Assim, nem todo poema, romance, filme, ou música tem que explicitamente ser sobre Deus.
Todas as criações culturais, incluindo música, arte, e literatura, são baseadas em habilidades que Deus deu para os fiéis e que assim trazem glória a Ele contanto que o indivíduo não as macule pelo pecado.
Cada um precisa estar em guarda contra as criações culturais, incluindo músicas, que levam para o pecado, que tentam pessoalmente a cometer pecado de alguma maneira.
Apenas porque uma música ou outra obra de arte é de não cristão, ou mesmo de origem pagã, isso não significa que vai ser uma tentação para as pessoas cometer o pecado ou que não tenha pontos genuinamente bons que vale conhecer ou citar, como São Paulo fez com poetas gregos pagãos que tinham insights genuínos.
O que se deve fazer, assim, é testar cada item da cultura que encontrar, se for música, arte, ou literatura, ter atenção rápida ao que é bom, e reconhecer e apreciar o que é bom nisso, ao passo que rejeitando o que é ruim.
Assim, se uma canção, ou filme particular, programa de TV, romance, ou pintura, tentaria alguém a pessoalmente pecar, precisa ser evitado. No entanto, se não, então pode ser criticamente avaliado e apreciado da maneira que São Paulo fez com obras da literatura grega pré-cristã.
Este é um esboço dos princípios para aplicar ao ouvir ou praticar música. Nenhum gênero é categoricamente bom ou ruim. São as músicas individuais desse gênero que são boas ou ruins.
A Importância da Música Católica para o Jovem da Igreja
Por que os católicos cantam na Missa? Cantar serve como uma parte crucial do mistério maior que se celebra.
O Concílio Vaticano II ensina, em SacrosanctumConcilium, que todos que estão presentes na Missa devem totalmente e ativamente participar pelo rito do Batismo.
Esta participação faz de Cristo realmente presente na celebração da liturgia, da mesma maneira que Ele é presente na Palavra, Sacramentos (especialmente a Eucaristia), e o celebrante.
Como diz a Conferência dos Bispos Católicos em “Cante ao Senhor: Música na Adoração Divina”, quando a Igreja reza e canta, Cristo está presente. Na participação dos católicos na Palavra e cântico, Cristo é revelado e feito presente para cada um.
O canto serve como parte crucial do mistério maior que estão celebrando, o sacrifício de Cristo sendo unido ao Pai através do Espírito Santo. E por que cantar na Missa? Para fazer disso uma realidade!
Assuntos católicos relacionados
- Ir ao Rock in Rio 2024 é pecado ou não para os jovens católicos
- Seleção das melhores bandas de rock católico para ouvir agora no Spotify
- Músicas católicas mais tocadas no Spotify para ouvir hoje
- Biografia completa da Irmã Kelly Patrícia, a freira do rock
- Álbum Lunação da banda Rosa de Saron é boa mesmo, veja nossa análise
Nem sempre há vontade de cantar. Talvez o coração esteja pesado com medo e desespero, especialmente no mundo atual, que parece estar dilacerado por conflitos, doenças, problemas.
Novamente, em “SingtotheLord”, os bispos dos Estados Unidos falam bem da participação dos fiéis e desafios ocasionais enfrentados quando cantando na Missa, “Por vezes, as vozes não correspondem às convicções dos corações das pessoas. Em outros momentos, as pessoas estão distraídas ou preocupadas pelos cuidados do mundo. Mas Cristo sempre convida a entrar na música, elevar-se acima das preocupações, e oferecer a si inteiramente para hino do Sacrífico Pascal Dele para honra e glória da Santíssima Trindade”.
Pela música, os católicos elevam suas necessidades a Deus em voz única da oração. Mesmo quando estão sobrecarregados, a canção pode levantar o coração de uma maneira que as palavras faladas podem não ser capazes de atingir.
Que os católicos possam cantar em solidariedade com outros, conforme honram e expressam afeto para Aquele que se faz presente na Eucaristia, nas Escrituras, e no cântico dos fiéis.
Foto de Jason Rosewell na Unsplash
Recomendado pelos Jovens Católicos:
- Perfil Oficial dos Jovens Católicos no Instagram
- Acesse a loja oficial dos Jovens Católicos
- Adquira nosso livro digital “Como Formar um Grupo Jovem Católico” do zero
Glória a Deeus! E cada dia vai aumentar maaais!
Porque o fogo do espírito Santo está tomando conta de nós, jovens católicos!
õ//