Participar do Rock in Rio 2024 é pecado para igreja

Ir ao Rock in Rio 2024 é pecado 🏅 Jovem Cristão Católico pode ir a eventos como esse

Banner dos Santos Terços Católicos

Rock in Rio 2024 é pecado? Muitos cristãos refletem nessa dúvida. Muitos músicos seculares são imensamente talentosos.

A música secular pode ser muito divertida. Há muitas canções seculares que têm melodias incríveis, pensamentos engrandecedores, e mensagens positivas.

Ao determinar se ouvir ou não música secular, há 3 fatores primários para considerar, ou seja, o propósito da música, o estilo, e o conteúdo das letras, e vale também ao considerar ir aos eventos musicais seculares, na dúvida se Rock in Rio 2024 é pecado.

O propósito da música? A música é elaborada apenas para adoração, ou Deus também desejou a música a entreter e acalmar? O músico mais famoso na Bíblia, rei Davi, a usou principalmente para propósito de adorar Deus (ver Salmo 4:1, 6:1, 54:1, 55:1, 61:1, 67:1, 76:1).

Porém, quando rei Saul era atormentado pelos espíritos malignos, ele chamaria Davi para tocar a harpa para acalmá-lo (1 Samuel 16:14-23).

Os israelitas também usavam instrumentos musicais para alertar sobre perigo (Neemias 4:20) e para surpreender seus inimigos (Juízes 7:16-22).

No Novo Testamento, o apóstolo Paulo instrui cristãos a encorajar uns aos outros com música: “Falando entre vós em salmos, e hinos, e cânticos espirituais; cantando e salmodiando ao Senhor ao vosso coração;” (Efésios 5:19).

Assim, enquanto o propósito primário da música pareça ser adoração, a Bíblia definitivamente permite para outros usos.

Jovem Cristão Católico Pode Ir a Eventos Como o Rock in Rio 2024

Rock in Rio 2024 é pecado? A Bíblia em nenhum lugar condena qualquer estilo particular de música.

A Bíblia em nenhum lugar declara qualquer instrumento musical particular a ser ímpio. A Bíblia menciona vários tipos de instrumentos de corda e instrumentos de sopro.

Ir ao Rock in Rio 2024 é pecado
Rock in Rio 2024 é ou não pecado para igreja católica

Mas, muito da música secular não atende o padrão de Filipenses 4:8. A música secular muitas vezes promove imoralidade e violência enquanto menospreza a pureza e integridade. Se uma canção glorifica o que opõe Deus, um cristão não deve ouvi-la.

Banner Terço de São Bento Original

Porém, há muitas músicas seculares que não mencionam Deus que ainda defendem valores divinos como honestidade, pureza, e integridade.

Se uma música de amor promove a santidade do casamento e, ou pureza do amor verdadeiro, mesmo não mencionando Deus ou a Bíblia, pode ainda ser ouvida e aproveitada.

Obviamente, o melhor tipo de música é a que glorifica Deus. Os músicos cristãos católicos talentosos trabalham em quase todo gênero musical, variando de clássico para rock, rap, reggae. Não há nada inerentemente errado com qualquer estilo particular de música.

São as letras que determinam se uma música é aceitável para um cristão ouvir. Se qualquer coisa leva apensar sobre ou envolver-se em algo que não glorifica Deus, deve ser evitado.

Esta cautela vale além das canções, vale também ao refletir se deve ou não ir aos eventos musicais seculares.

Para o cristão que procura por permissão para participar de um concerto secular, considerar isso então garantido.

Não há limitação para entretenimento contanto que permaneça consistente nas convicções com Espírito Santo.

Já para os que nunca participaram de concerto cristão, é algo importante para se fazer logo também.

Você pode curtir isso:

Dicas para Curtir Evento Mantendo a “Graça”

Aqui estão dicas especiais para o católico curtir o evento, mas mantendo a “graça”, pois esta reflexão pode ter apoio nos princípios bíblicos para pensamento e ação:

  • Honra – Paulo diz para Igreja em Romanos 12:1, “Rogo-vos, pois, irmãos, pela compaixão de Deus, que apresenteis os vossos corpos em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional”. Em todas as coisas os católicos são chamados para honrar Deus, e isso se estende a como falam, agem e pensam sore si e outros, assim ao tomar uma decisão sobre como engajar com um evento, pode se perguntar, “Esta ação ou situação honra a Deus?”.
  • Sabedoria – A sabedoria é essencial para governar a própria vida de forma que agrada a Deus. Provérbios 4:6-7 explica isso claramente, “Não abandone a sabedoria, e ela o protegerá; ame-a, e ela cuidará de você. O conselho da sabedoria é: Procure obter sabedoria; use tudo o que você possui para adquirir entendimento.”. A sabedoria exige fé e um conhecimento de quem Deus é.
  • Discernimento – Como cristãos, espera-se que não tomem decisões por si, mas para ser conduzido pelo Espírito Santo. Recebem o dom do discernimento para decifrar o certo do errado e bem do mal. Romanos 12:2 diz, “E não sede conformados com este mundo, mas sede transformados pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus”.
  • Obediência – Os fiéis desagradam Deus quando pecam, assim é importante manter os princípios Dele. Agradar a Deus nas ações, não apenas no ouvir, assim os católicos devem estar dispostos a obedecer. “Ele responde: Antes, felizes são aqueles que ouvem a palavra de Deus e lhe obedecem”, Lucas 11:28.
  • Testemunha – Os católicos estão no mundo, mas não têm que atribuir as coisas do mundo a ser parte dele. Filipenses 2:15 diz “Para que sejais irrepreensíveis e sinceros, filhos de Deus inculpáveis, no meio de uma geração corrompida e perversa, entre a qual resplandeceis como astros no mundo”. Os católicos são chamados a viver uma vida que imite quem Deus é e que seja agradável e aceitável a Ele.

Oração para Ir e Voltar em Segurança desses Eventos

Pai, venho diante de Ti agora, para oferecer minha oração a Ti por proteção e segurança. Senhor, por favor, deixe Cristo estar nos nossos corações, pensamentos e ações. Querido Senhor, coloque uma parede de proteção ao redor de mim, da minha família, meu lar, meus amigos, minhas finanças, minhas propriedades, meu carro e tudo mais sob meu controle.
Abrigue-me e meus pertences do dano e perigo. Proteja-me do topo ao fundo e de lado a lado. Pai, afaste de nós o poder das trevas, perigo, e negatividade. Deixe-me esconder sob Tuas Asas poderosas e protetoras. Guie-me, Senhor, e limpe meu caminho.
Ajude-me hoje a fazer tudo segundo Tua Santa Vontade. Eu rezo através de Jesus Cristo nosso Senhor e Salvador. Amém.

Siga o Jovens Católicos Oficial no Instagram Acessando Aqui!


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Grupo do Jovens Católicos no Whatsapp