Ouvir música católica desempenha um papel importante na adoração a Deus, porque as pessoas são corpo e alma. A oração surge das profundezas do coração. As palavras apenas não são suficientes para expressar tudo que se deseja dizer.
Mas, a música tem o poder de comunicar as mensagens e emoções que as palavras não podem capturar. A música é a ponte entre o mundo da matéria e o reino do espírito. E transforma o caminho da vida das pessoas em um caminho consciente espiritual.
E leva cada um para fora de si, e abre caminho para Deus. A música litúrgica sonora, assim, nunca centra na comunidade. A liturgia não é sobre o que todos desejam, é antes de tudo, louvor e adoração para Deus e a entrada das pessoas para o que o Senhor deseja a cada um.
Ouvir música católica e Deus
Muitos grandes compositores, como Beethoven, Bach, Mozart e Brahms reconheceram que seu talento musical não era suficiente para produzir boa música. Eles precisavam de inspiração divina. Deus ama música! Afinal, o Livro dos Salmos é um livro de canções.
Quando se trata de instrumentos musicais que são tocados na liturgia, o órgão de tubos ocupa um lugar de primazia na Igreja latina entre todos os outros instrumentos musicais. Como nenhum outro instrumento musical, pode expressar gama ampla de sentimentos humanos, de alegria para tristeza, de louvor ao sofrimento.
Inventado no terceiro século a.C, pelo grego Ctesibius de Alexandria, o órgão de tubos foi introduzido nas igrejas no século X. E se tornou instrumento desejado para a música sacra. Com sua variedade de sons e tons, lembra da imensidão de Deus.
A música vem de Deus, e quando as pessoas participam nela, seja por escrever, executar ou até apenas ouvir, estão recebendo um presente de Deus. Na missa, há momentos quando podem escolher simplesmente ouvir música e deixar o coração elevar no louvor a Deus.
Mas, momentos de silenciosamente ouvir música e canção na Missa devem ser raros. Não participar das canções da congregação limita e reduz a participação na liturgia. As paredes das igrejas devem reverberar com o som das pessoas cantando na liturgia. Nas palavras da Carta aos Efésios, todos devem “se encher do Espírito, falando entre si com salmos, hinos e cânticos espirituais, cantando e louvando de coração ao Senhor”.
Benefícios Abençoados da Música Católica de Adoração
A música católica de adoração:
- Oferece positividade.
- Alimenta a alma.
- Promove conexão com Deus.
- Funciona como uma Oração para Dormi Bem a Noite Toda
Qual tipo de música que escuta quando se sente abatido? Muitas vezes pode ser um estilo específico, porém, ao escutar canções tristes, por exemplo, isso apenas aumenta a tristeza. Felizmente, o oposto se aplica sempre que recorre à música católica de adoração.
Este gênero é cheio de palavras motivacionais e animadoras que elevam o humor, oferecendo positividade que precisa. São canções que aliviam para não se preocupar, podendo confiar que Deus está agindo para que tudo fique bem.
As palavras que são encontradas na música católica de adoração são conhecidas por ressoar com muitas das pessoas que estão escutando, devido a quão tocantes podem ser em nível espiritual.
E falando sobre nível espiritual que este gênero é capaz de transcender seus ouvintes, também se torna um jeito que muitas pessoas se conectam com Deus sempre que sentem a necessidade.
Para aqueles que tentam buscar o Senhor, ouvir estas canções é uma boa maneira de conforto. Em qualquer situação que procurar por positividade para a vida, sentir desejo de alimentar a alma, se conectar com Deus, então ouvir música católica de adoração é excelente solução!
Assuntos católicos relacionados
- Músicas católicas mais tocadas no Spotify para ouvir hoje
- Siga a playlist oficial dos jovens católicos no Spotify
- Top bandas de rock católico para ouvir agora no Spotify
- Top 10 músicas do Padre Marcelo que tocam o coração
- Irmã Kelly Patrícia, veja a biografia completa da freira do rock
O que Diz os Estudos Sobre Benefícios da Adoração a Deus?
Por isso não sejais insensatos, mas entendei qual seja a vontade do Senhor.
E não vos embriagueis com vinho, em que há contenda, mas enchei-vos do Espírito;
Falando entre vós em salmos, e hinos, e cânticos espirituais; cantando e salmodiando ao Senhor no vosso coração;
Dando sempre graças por tudo a nosso Deus e Pai, em nome de nosso Senhor Jesus Cristo;
Efésios 5:17-20
A pesquisa científica social mostra os muitos benefícios sociais e pessoais da adoração religiosa:
- Aqueles que são religiosamente envolvidos vivem uma média de 7 anos mais do que os que não são.
- Pessoas que frequentemente estão envolvidas em atividades religiosas e muito valorizam sua fé religiosa estão em risco reduzido de depressão.
- Uma análise de 99 estudos descobriu uma relação entre envolvimento religioso e maior felicidade, satisfação na vida, moral e atitude positiva.
- Jovens que participam de serviços religiosos semanalmente e classificam religião como importante em suas vidas são menos propensos a engajar em comportamento de risco, como dirigir bêbado, dirigir sem o cinto de segurança, ou se envolver em violência interpessoal. E são também menos propensos a fumar, tabaco ou maconha, ou beber exageradamente.
- Estudantes envolvidos religiosamente passam mais tempo em seus deveres de casa e se esforçam mais na escola do que os não religiosos.
Ter uma relação com Deus e viver segundo o desígnio Dele beneficia as pessoas e a sociedade no geral. Links para esta pesquisa são encontrados no site do Vaticano.
Recomendado pelos Jovens Católicos:
- Siga o perfil dos Jovens Católicos no Instagram
- Conheça nossos produtos na loja oficial dos Jovens Católicos
- Conheça nosso E-book que ensina formar um grupo jovem na sua igreja