O Dia do Catequista é comemorado no último domingo de agosto, em 2023, é em 27 de agosto. O Papa Francisco em 2021 criou o ministério laico do catequista na Igreja Católica, através da publicação da carta apostólica na maneira de motu próprio Antiquumministerium, portanto, Ministério antigo.
Ensino e apontamento de caminhos bons se caracteriza ato de amor e ensino da Palavra de Deus também é cumprir o que o Senhor ordenou. Marcos 16,15, “Ide pelo mundo inteiro e anunciai a Boa Nova a toda criatura!”.
O catequista com seu serviço cumpre a função de grande importância à vida de cristãos e são pensados como raiz da vida da Igreja, já que contribuem de maneira direta com 3 pontos fundamentais:
- Transmitir a fé e seu fortalecimento.
- Compreender sacramentos.
- Relevância de compromissos cristãos.
Ministério do Catequista
De fato, o instituído ministério é tipo de serviço vocacional formal pertencente à Igreja Católica, podendo ser formado pelos leigos, de exemplo um acólito ou leitor; ou então os ordenados, como sacerdote ou diácono.
Recém-instituído ministério de catequista é formado pelos leigos que possuem particular vocação ao serviço da Igreja Católica, sendo mestres da fé.
Ministério se mostra “estável”, ou seja, persiste pela vida inteira, mesmo se o indivíduo não exercê-lo de forma ativa em determinado ponto da vida.
Catequista colaborará com bispo local, como ainda padres ao ensinar a fé para comunidade local.
Atualmente, há vários catequistas a serviço da Igreja ao nível paroquial, porém, o ministério do catequista se encontra associado com diocese, e está à disposição o catequista de bispo diocesano.
A dedicação do catequista é para transmitir a fé através do anúncio e instrução, não possui qualquer espécie da responsabilidade litúrgica.
No entanto, catequistas podem especialmente ser benéficos nos locais em que existem poucos padres.
As tarefas principais, as 2, para este ministério novo, se caracterizam catequizar ou ensino da fé, e também participação em apostolados.
Todos Podem Ser Catequistas?
Esse ministério se mostra reservado, havendo poucas exceções, para católicos leigos que não integram congregação ou instituto de religião.
É responsável o bispo pela eleição de mulheres e homens para ser colocado nesse ministério da Igreja católica na diocese, porém, a Santa Sé fez sugestão que candidatos mais apropriados sejam os que possuem “profunda fé e maturidade humana”, se caracterizam ativos participantes em vida da comunidade católica, e se mostram “capazes de acolher os outros, ser generosos e viver uma vida de comunhão fraterna”.
Devem os candidatos estar preparados devidamente através da “adequada formação bíblica, teológica, pastoral e pedagógica”.
Prévia experiência da catequese se resume ainda um requisito. Adultos batizados católicos que os sacramentos de Primeira Comunhão e de Crisma receberam, e querem ser instituídos em ministério de catequistas de fato podem mostrar pedido escrito e também assinado para bispo diocesano.
Enfatizou a Santa Sé, “aspecto vocacional”, para ministério, a exortar bispos ao discernimento cuidadoso de quais indivíduos então admitir. O Papa Francisco, no Antiquumministerium, as qualidades descreveu, que a Igreja busca em quem participa do ministério novo.
Afirma o documento, que o catequista “é chamado, antes de mais nada, a exprimir a sua competência no serviço pastoral da transmissão da fé que se desenvolve nas suas diferentes etapas”.
“Desde o primeiro anúncio que introduz no querigma, passando pela instrução que torna conscientes da vida nova em Cristo e prepara de modo particular para os sacramentos da iniciação cristã, até à formação permanente que consente que cada batizado esteja sempre pronto ‘a dar a razão da sua esperança a todo aquele que lhe peça’. O Catequista é simultaneamente testemunha da fé, mestre e mistagogo, acompanhante e pedagogo que instrui em nome da Igreja”.
Rito da Instituição em Ministério
Rito de instituição se resume ritual litúrgico por meio do qual a função do catequista é conferida. Ministério pelo bispo é conferido, ou pelo sacerdote delegado por ele, em missa ou então celebração de Liturgia da Palavra, a seguir rito litúrgico com publicação por Santa Sé.
Se ocorrer instituição na missa, após proclamação do Evangelho, o diácono ou sacerdote vai chamar por nome os candidatos, que vai se apresentar para bispo a responder: “Estou aqui”.
Sugere também o rito que bispo realize homilia breve acerca da função do catequista. Existe convite para oração, bênção e também entrega de crucifixo para novo catequista.
Assuntos católicos relacionados
- Catequese para adultos o que é, significado, importância, como iniciar
- 16 atividades divertidas para crianças da catequese infantil
- Católico Mirim, material para catequese infantil da igreja católica
- Como criar um programa de catequese infantil divertido
- Turminha Católica é bom mesmo para catequistas
- Significado e importância da catequese para igreja católica
- Significado do Catecismo da Igreja Católica
Tem Diferença Entre os Tipos de Catequista?
São as etapas da catequese na paróquia, com seus catequistas:
- Pré-Catequese – 6 ou 7 anos de idade.
- Primeira Eucaristia – 8-12 anos de idade (4 etapas).
- Crisma: 11-17 anos (4 etapas).
- Catecumenato (Catequese de Adultos) – 18 anos para frente (4 tempos).
Oração do Catequista
Meu Mestre e Senhor, ajudai-me a ser um fiel anunciador da Tua Palavra. Tu me chamaste e enviaste, reconheço-me fraco diante das exigências da missão, mas se estás comigo sigo fortalecido pela Tua graça.
Ainda que eu passe por momentos difíceis e tristes, sei que me tens nas mãos e sua graça deve me bastar. Permita, Senhor, que eu mantenha o entusiasmo de levar sua mensagem às crianças, adolescentes, jovens, adultos e famílias, para que todos possam provar a beleza que é ser amado por Ti.
Somos catequistas a serviço do Reino, que não nos falte a coragem de crescer na Fé, na Esperança e no Amor, cada dia mais. Amém.
Foto: http://www.freepik.com/
Recomendado pelos Jovens Católicos:
- Siga o perfil dos Jovens Católicos Oficial no Instagram
- Conheça a loja oficial da Juventude Católica do Brasil
- Aprenda, passo a passo, como formar um grupo de jovens católicos na igreja