Catequese Católica

Catequese ❤️ o que é, significado e importância

Medalhas de São Bento Originais

A catequese da Igreja Católica é uma ferramenta de ensino. É uma explicação concisa das crenças católicas. E inclui citações de muitas encíclicas papais, documentos do concílio da Igreja, e Escrituras.

E se refere a estes como pontos de referência para ensinamentos católicos. Embora seja importante, o Catecismo não é considerado um texto sagrado como a Bíblia. Na realidade, o Catecismo de agora é muito recente, embora descreva crenças antigas.

E ajuda a consolidar tudo dos ensinamentos da Igreja em uma referência útil e de importância.

Breve História dos Catecismos

A palavra catecismo tem suas raízes na palavra grega katechizo, significando ensinar pela palavra da boca. Antes da invenção da impressão o método primário de comunicação era oral. E teria sido impossível para pessoa comum ter uma cópia da Bíblia ou documentos da Igreja.

Um catequista antigo falaria um ensinamento da Igreja e instruiria o ouvinte a repetir até que fosse aprendido pelo coração. O primeiro Catecismo católico foi escrito após o Concílio de Trento. E foi publicado em 1566 e chamado de Catecismo Romano. Um novo não foi criado até 1994, chamado O Catecismo da Igreja Católica.

Outros bispos em várias partes do mundo produziram catecismos, como Catecismo de Baltimore de 1885. No entanto, não houve um catecismo universal produzido entre os anos de 1566 e 1994.

Dinâmicas para catequese infantil da igreja católica
Como funciona a catequese infantil da Igreja Católica

 

Catequese da Igreja Católica e na Bíblia

Algumas pessoas equivocadamente elevam o Catecismo a um status sagrado, como se fosse igual à Bíblia. Quando isso acontece, parece que a Igreja Católica tem múltiplos livros sagrados e inspirados, ao invés da Bíblia sendo o único livro inspirado.

Na realidade, os católicos não acreditam que o Catecismo seja um escrito sagrado. O Catecismo não é um livro sagrado no sentido que a Bíblia é. Se fosse, a Igreja não poderia fazer um novo Catecismo. A Igreja pode escolher um novo Catecismo oficial, mas não uma nova Bíblia.

O Catecismo de agora não é o mesmo como no Concílio de Trento. Por outro lado, mesmo embora a Bíblia de agora seja traduzida em linguagem moderna, ao contrário a Bíblia no Concílio de Trento, não foi reescrita.

A mesma Bíblia que a Igreja tinha no Concílio de Trento não pode ser reescrita como o Catecismo foi reescrito. O Catecismo atual está de acordo com doutrinas do Catecismo Romano, mas não é apenas uma tradução do Catecismo Romano em linguagem moderna. Ao invés, é um novo Catecismo.

É útil para descompactar a Bíblia e entender as verdades dela. Através do Catecismo as pessoas podem aprender mais sobre Jesus e sobre a vontade de Deus para as vidas dos católicos. Pode também ver como o Espírito Santo tem guiado a Igreja quando é lido o Catecismo, porque este mostra como a crença católica se baseia nas Escrituras e em ensinamento da Igreja ao longo dos séculos.

Você pode Curtir isso:

Propósito do Catecismo Infantil

O Catecismo da Igreja Católica é direcionado principalmente para explicar os ensinamentos da fé católica. É uma referência excelente para a fé católica. É também um grande recurso para não católicos interessados em aprender o que a Igreja realmente ensina.

Muitos mal-entendidos sobre os ensinamentos da Igreja em problemas controversos podem ser resolvidos por olhar para o que o Catecismo diz sobre as crenças católicas. Catecismo pode de fato também ajudar a vida espiritual, porque é apresentação clara, sistemática e abrangente dos fundamentos da fé cristã. Por meditar sobre ensinamentos da Igreja, pode crescer mais próximo de Deus que a Igreja proclama.

Atualização do Catecismo

É possível se perguntar o motivo que a Igreja atualizaria o Catecismo no geral. Afinal, a Igreja não ensina que seus ensinamentos não mudam? Sim! Mas, a compreensão das pessoas da revelação de Jesus Cristo pode se desenvolver.

São Paulo teria dito que Jesus é “consubstancial ao Pai” se ele estivesse escrevendo um Catecismo. Mas no Concílio de Nicéia em 325, a Igreja discerniu que dizer que Jesus é consubstancial ao Pai é a melhor forma de expressar a verdade que São Paulo sabia: que Jesus Cristo é Deus.

“Consubstancial” mostrou exatamente o que as pessoas querem dizer quando falam que Jesus é Filho de Deus. Da mesma forma, a Igreja desenvolveu novas maneiras de entender ensinamentos antigos desde o Concílio de Trento.

Além disso, o Catecismo atual aborda questões que não eram de preocupação na época que os livros do Novo Testamento foram escritos, ou mesmo no Concílio de Trento. Problemas como o aborto generalizado, guerra nuclear e muitos outros são específicos para era moderna. A Igreja tem coisas para dizer sobre estes problemas, e assim um novo Catecismo foi necessário para mostrar o que pensa sobre estas coisas.

Banner Terço de São Bento Original
Catequese Infantil é importante para o católico
Saiba a Importância de a Criança Fazer Catequese Infantil

Importância de a Criança Fazer Catequese, Por que Precisa Fazer Catequese Antes da Primeira Eucaristia?

Dos 6 anos de idade, a criança passa para fase nova do desenvolvimento, tornando-se consciente em relação ao mundo fora da família e casa. Aqui, as crianças possuem capacidade superior para se concentrar, contam com linguagem de base do aprender, são capazes de ler de modo independente, melhoram habilidade motora e vão desfrutar bem de atividades sociais.

Assim, já são aptas para frequentar Catequese da Primeira Comunhão e Crisma em suas paróquias. Quando se fala em catequese, os pequenos podem vivenciar encontro pessoal com Cristo, além disso, por meio de tal encontro, podem de fato ser discípulas missionárias de Cristo em qualquer lugar.

Na realidade, quanto mais esta criança aprender acerca de Cristo, ela mais vai amar Jesus e vai procurar ser indivíduo melhor. Catequese permite de fato que o adolescente e criança criem vínculos junto a sua comunidade.

O catequizando aprenderá o que é ser missionário do Cristo na prática, participando da arrecadação aos pequenos carentes, saindo para visitar famílias. Este é um laço que deve se fortalecer ainda mais em comparação com o desenvolvido em colégios, porque a catequese é capaz de formar vida missionária e da fé dos católicos. Trata-se de ligação que para sempre se mantém viva nos fiéis.

Catequese católicase resume o passo inicial à vida cristã, no entanto, apenas a catequese não é suficiente. Sendo necessário por em prática, na vida, o que aprendeu através da catequese. Precisa ser a caminhada da fé fortalecida pelas orações, participando em comunidade, sacramentos e celebrações. Também é necessário que os pequenos vejam o exemplo das pessoas que eles admiram e ainda dos pais.

A catequese representa fase bastante especial da preparação para quem vai receber sacramentos, especialmente a Eucaristia, em que a família toda se prepara para que o pequeno receba Corpo e Sangue de Cristo pela primeira vez.

Quem Pode Ser Catequista e Qual Preparo?

É necessário, para ser um catequista, antes de tudo, dizer sim para o chamado de Deus a essa função de gigante importância. Na realidade, ser catequista se mostra vocação. É fundamental que o fiel esteja disposto para contribuição com missão evangelizadora católica, para ser trampolim à iniciação em vida cristã, fazendo a Palavra de Deus ressoar em coração dos indivíduos.

O atendimento para tal chamado vai implicar, em especial, possuir humildade de desejar auxiliar as crianças, os adultos e jovens para seguir o caminho levando a Deus, como também desejar servir a comunidade.

Cada diocese, na prática, definirá a maneira como seleciona seus catequistas. No geral, o convite parte do pároco. No entanto, há possibilidade ainda de candidatar-se à função, que se tornou de modo recente ministério.

De modo geral, os catequistas devem ter de fato recebido sacramentos, ou seja, do Batismo, Confirmação e da Eucaristia. Ainda é necessário levar ativa presença em comunidade, ter paciência e didática lidando com jovens e crianças, e conhecer a Bíblia. Há dioceses que demandam curso específico de preparação para catequista. Pode levar esta preparação até 2 anos de duração.

Ministério do Catequista

No ano de 2021, foi publicada a carta apostólica AntiquumMinisteriuum, pelo Papa Francisco, por meio da qual fez instituição do Ministério de Catequista. O pontífice, nesse documento, reforçou requisitos exigidos ao ministério laical, como segue:

“Convém que, ao ministério instituído de Catequista, sejam chamados homens e mulheres de fé profunda e maturidade humana, que tenham uma participação ativa na vida da comunidade cristã, sejam capazes de acolhimento, generosidade e vida de comunhão fraterna, recebam a devida formação bíblica, teológica, pastoral e pedagógica, para ser solícitos comunicadores da verdade da fé, e venham já maturado uma prévia experiência de catequese. Requer-se que sejam colaboradores fiéis dos presbíteros e diáconos, disponíveis para exercer o ministério onde for necessário e animados por verdadeiro entusiasmo apostólico.”

Mais uma dúvida comum é se há ou não idade exigida mínima aos candidatos para serem catequistas. Nenhum documento, na verdade, discorre em específico acerca disso. Mas, em AntiquumMinisteriuum, Francisco fala que o catequista necessita possuir “maturidade humana”.

Desta expressão, pode-se inferir que o esperado é que este candidato para função possua experiência pessoal de vida, de modo a poder transmitir às crianças. É bom salientar que tal “maturidade” não está associada necessariamente com idade.

Então, alguém mais velho pode não ter várias experiências de fé e vida relevantes a transmitir na catequese. Mas, o jovem pode possuir testemunhos relevantes que contribuirão à formação religiosa digna do catequizando. E a “maturidade humana” se refere também com equilíbrio psicológico muito importante nesta missão.

Material Ideal para Ministrar a Catequese Infantil

O ideal material para catequista, para este se preparar para ministrar catequese na Igreja é o Kit Católico Mirim, https://www.catolicomirim.com.br que apresenta atividades e conteúdos iniciais, como de Primeira Eucaristia, ao ensino dos pequenos da fé católica, de modo acessível, na catequese ou em casa.

Ao ensino acerca da fé católica para crianças é essencial contar com atividades para reforço ou ensino do aprendizado, elas necessitam dos exercícios ao treino da mente como ainda, exercícios que movem o coração. Assim, pais e catequistas, vão gostar desse material, preparado de modo cuidadoso, disponível para aplicar, sem contar ser fiel para ensinamentos da Igreja.

Isso a gente recomenda:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Terço de São Bento