Abandonar um pecado durante a quaresma 2023

Como Abandonar um Pecado na Quaresma 2023 ❤️ Confira

Medalhas de São Bento Originais

A Quaresma é época todos os anos quando a maioria dos católicos escolhe “abrir mão” de algum tipo de guloseima ou prazer lícito por 40 dias. E pode variar de doces, para cada sobremesa, ou programa de televisão favorito. Enquanto estas coisas sejam boas e podem ajudar o fiel a crescer na santidade, uma prática que São João Paulo II sugere para os católicos é a de se colocar no pé da cruz e despertar no interior a verdadeira dor e contrição pelos próprios pecados. Abandonar um pecado na Quaresma 2023 é essencial para o católico.

Isso é certamente mais fácil falado do que feito. Uma realidade que as pessoas vivem no cotidiano é que são humanas e sofrem os efeitos do Pecado Original. Isso dificulta ser virtuoso e as pessoas falham inevitavelmente. Fora Jesus Cristo, a única pessoa que nunca vacilou foi a Santíssima Mãe.

Mesmo os santos, que os católicos olham e tentam imitar, pecaram diariamente. Como o livro de Provérbios fala, “pois ainda que o justo caia sete vezes, tornará a erguer-se, mas os ímpios são arrastados pela calamidade”, Provérbios 24:16.

A marca registrada de todo santo é que mesmo embora eles pecaram em base regular, eles foram capazes de “ressuscitar novamente” e se arrepender dos pecados deles. Muitos deles chorariam por seus pecados e veriam como isso produziu tanta dor no coração de Jesus.

Os fiéis todos pecam e o diabo vai tentar ao máximo levar a pessoa a um grande desespero ou faze-la ignorante do peso dos próprios pecados. As 2 táticas ignoram a grande misericórdia de Cristo e ignoram o sacrifício que Ele fez na Cruz.

Tradição de São João Paulo II – Abandonar um Pecado na Quaresma 2023

Uma tradição quaresmal que São João Paulo II aprendeu quando criança que o impressionou com a necessidade de arrependimento foi a devoção polonesa de Gorzkiezale.

Esta devoção que foi desenvolvida no século 18 na Polônia é um conjunto de hinos que foca na paixão de Cristo. É cantado a cada domingo na Polônia e é um lembrete constante da tristeza da morte de Cristo.

João Paulo II observou que todos os anos na Quarta-Feira de Cinzas, ele era lembrado desta prática polonesa e que isso “permaneceu profundamente impresso na minha memória”. Durante uma homilia na Quarta-Feira de Cinzas, ele até contou uma parte do hino da memória. João Paulo II lembrou esta estrofe particular:

Venha, amargo arrependimento, perfure nossos corações
Solte, meus olhos! Bem, fontes de lágrimas tristes!
O sol e as estrelas recuam, envolvendo-se em luto.
Os anjos choram tristemente. Quem pode descrever sua dor?
O penhasco está endurecido; os mortos ressurgem da Terra.
Eu pergunto o que é, o que aconteceu? Toda criação está atordoada!
Na presença da paixão de Cristo,
Estamos cheios de pesar inexprimível!
Jesus, despedaça sem demora a dureza de nossos corações!
Apague o ardor das minhas paixões enquanto eu entro nas profundezas da Tua paixão.

João Paulo II destacou esta devoção, porque ele sentiu que ela coloca as pessoas bem no meio da tragédia da cruz e que os fiéis poderiam ver a agonia de Cristo.

Isso provou a ser uma grande fonte de reflexão para João Paulo II como “a alma humana se apresenta diante da paixão de Cristo, percebendo que é um grande “abismo divino” que penetra no abismo dos corações das pessoas” (Homilia sobre Quarta-Feira de Cinzas, 1 de março de 1995).

Por refletir na paixão de Cristo durante a Quaresma 2023, os fiéis são lembrados do grande amor que Jesus tem pelos mesmos, mas também a razão que Cristo morreu na cruz, sendo por causa dos pecados da humanidade.

E lembra a cada um que está em necessidade de arrependimento e que os pecados já machucaram alguém a quem se deve “amar sobre todas as coisas”.

Estar “diante da paixão de Cristo traz os pecados dos fiéis à tona e os leva a clamar a Jesus “quebre sem demora a dureza dos nossos corações!”.

Chaveiro da Espada de São Miguel Arcanjo da loja Jovens Católicos

Nesta Quaresma 2023, lembrar que o presente maior que pode dar a Jesus é o próprio amor. Qual melhor maneira de expressar este amor do que colocar a si no pé da Cruz e se arrepender pelos próprios pecados!

O desafio é escolher um pecado para “desistir” durante a Quaresma e frequentemente recorrer ao sacramento da Confissão a cada vez que falhar.

Todos sabem que há um pecado particular que fica surgindo a cada vez que vai para Confissão. Focar nisso e levar para sofrimento de Cristo que morreu pelos pecados da humanidade e Ele vai receber cada um em casa com braços amorosos.

Veja também: Saiba como se preparar para quaresma 2024

Desistir do Pecado de uma vez por todas

É importantíssimo abandonar um pecado na Quaresma 2023. As pessoas pensam na Quaresma como momento para abrir mão das coisas. Certo, é momento de penitência. Mas a razão para abrir mão das coisas boas é para treinar para que possa abrir mão das coisas ruins.

Pensar nas palavras que o padre diz quando ele espalha as cinzas na testa: “Arrependa-se e creia no Evangelho”.

A Quaresma leva o fiel a negar a si para poder seguir Jesus, assim como diz, “Então disse Jesus aos seus discípulos: Se alguém quiser vir após mim, renuncie-se a si mesmo, tome sobre si a sua cruz, e siga-me”, Mateus 16:24.

A Quaresma chama atenção para os próprios pecados. Pensar como a versão católica das Resoluções de ano novo, apenas talvez até mais difícil, porque muitas vezes está cego para o que os pecados sejam. Os pecados dos outros são óbvios.

Hoje, o bom ladrão é conhecido como São Dimas, o santo padroeiro dos pecadores penitentes, como cada fiel. Seu dia de festa é 25 de março, no meio da Quaresma, apenas em tempo para fazer uma boa confissão. Ele sabe tudo sobre ter que confessar o pecado e confiar na misericórdia do Senhor.

Colocar-se no lugar de Dimas por apenas um segundo. Imaginar a culpa dele e vergonha. Imaginar a dor dele. Imaginar todos os anos que ele desperdiçou, as pessoas que ele magoou, a raiva que ele viveu.

Talvez ele pensou que era muito tarde, que os pecados dele eram imperdoáveis. Agora, imagina-lo vendo o Senhor sofrer inocentemente, a paciência, mansidão e preocupação com os outros, mesmo na agonia.

Dimas agora sabe que este homem pode apenas ser Deus. Com Deus todas as coisas são possíveis. Mesmo a misericórdia, mesmo para encontrar paz nestes últimos momentos. Dimas faz a confissão. E Jesus diz a ele, “Jesus lhe respondeu: Eu garanto: Hoje você estará comigo no paraíso”, Lucas 23:43.

Siga o Jovens Católicos Oficial no Instagram Acessando Aqui!


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pop-up Como formar um grupo jovem católico