Amor Ágape segundo a Igreja Católica

Amor Ágape ❤️ significado na bíblia para os católicos

Banner dos Santos Terços Católicos

Na cultura atual, a palavra simples “amor” é encarregada de descrever as atitudes das pessoas para tudo desde o bolo de chocolate, então aos filhos e cônjuges. Os gregos conheciam mais do que isso. Eles tinham 4 palavras para amor: eros, storgos, philia, e amor ágape, como popularizado no clássico de C.S. Lewis, The Four Loves.

Eros designa a esfera total de atração sexual e desejo carnal. Storgos é a afeição natural que alguém possa sentir por seus pais, tribo ou país. Philia é o amor da amizade. Ágape vai além destes e é a forma suprema de amor. É o amor com o qual as pessoas amam Deus, os filhos, e os sem-teto.

Eros e storgos são enraizados na natureza das pessoas. De certa maneira, não são escolhidos: as pessoas não podem escolher seus pais, o tipo de pessoa atraente, e o país de nascimento. Philia, por outro lado, é mais espiritual e volitiva.

Isso deixa o amor ágape, que, particularmente no contexto do Novo Testamento, é muitas vezes definido como amor divino de doação. Se philia é o amor dos amigos, ágape é o amor dos inimigos. Estes 4 amores são um programa para as vidas espirituais das pessoas, uma escada de ascensão para Deus, que é amor.

Amor Ágape para Igreja Católica
Veja significado do Amor Ágape para os católicos

Amor Ágape – Esse Tipo de Amor Existe Mesmo?

Mas há uma forma ainda maior de amor para a qual as pessoas são chamadas, e esta é o amor ágape, que permeia o Novo Testamento.

Se eros deseja possuir para si, ágape tão fortemente deseja o bem do outro que está disposto a se sacrificar. Em um diálogo final com Pedro, antes da ascensão Dele, Jesus deixa claro que as pessoas devem passar de philia simples para amor ágape.

“Depois de comerem, Jesus perguntou a Simão Pedro: Simão, filho de João, você me ama mais do que estes? Disse ele: Sim, Senhor, tu sabes que te amo. Disse Jesus: Cuide dos meus cordeiros. Novamente Jesus disse: Simão, filho de João, você me ama? Ele respondeu: Sim, Senhor, tu sabes que te amo. Disse Jesus: Pastoreie as minhas ovelhas. Pela terceira vez, ele lhe disse: Simão, filho de João, você me ama? Pedro ficou magoado por Jesus lhe ter perguntado pela terceira vez, Você me ama? E lhe disse: Senhor, tu sabes todas as coisas e sabes que te amo. Disse-lhe Jesus: Cuide das minhas ovelhas.” João 21:15-17

O texto mascara uma dinâmica mais profunda de amor em trabalho aqui. Cada vez que Pedro diz amor, a palavra grega é a forma verbal de philia. No entanto, as 2 primeiras vezes que Jesus perguntou a ele, a palavra é a forma verbal de ágape. Apenas na última Jesus encontra Pedro onde ele está: em philia.

A formação de Pedro não é clara ainda. Ele ainda tem que receber o Espírito e tomar comando da Igreja, que acontece no Pentecostes. Apenas mais tarde, ele recomenda o amor ágape para as pessoas, em 1 Pedro 1:8, em discussão da fé de seus leitores em Jesus, “Mesmo não o tendo visto, vocês o amam; e, apesar de não o verem agora, creem nele e exultam com alegria indizível e gloriosa”.

Banner Chaveiro da Medalha de São Miguel Arcanjo

Ágape é o tipo de amor que Jesus manda as pessoas mostrarem para o vizinho. É o amor que nunca falha em 1 Coríntios 13. Quando 1 João 4:8 diz para as pessoas que Deus é amor, ele quer dizer ágape. As pessoas são chamadas para ascender para amor ágape de Deus. Mas devem lembrar que isso é apenas possível porque Deus primeiro desceu para os fiéis e primeiro mostrou amor ágape.

Isso é como o Evangelho de João introduz a palavra ágape aos fiéis: “Porque Deus tanto amou o mundo que deu o seu Filho Unigênito, para que todo o que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna.”, João 3:16.

Conheça mais sobre os Salmos da Bíblia:

Ágape na Bíblia e para os Católicos

Para os gregos, ágape adequado significava uma empatia geral ou bondade amorosa para todas as pessoas. Embora na Bíblia, cristãos são esperados de fato a cuidar de todos em nome de Cristo, o cristianismo deu um passo adiante.

Os escritores bíblicos usaram Deus como o padrão para verdadeira ágape. O amor ágape, na Bíblia, é o amor que vem de Deus. O amor de Deus não é sentimental, é parte do caráter Dele. E Deus ama a partir de um derramamento de quem Ele é.

Como 1 João 4:8 diz, “Quem não ama não conhece a Deus, porque Deus é amor”, ou seja, Ele é a fonte do amor ágape. O amor Dele é imerecido, gracioso, e sacrificial.

As pessoas devem amar a Deus e aos outros com amor ágape. Ágape é uma escolha, um esforço deliberado para o bem maior do outro, e é demonstrado através da ação.

Deus estabeleceu o padrão para amor ágape em enviar Jesus para morrer pelas pessoas enquanto eram ainda pecadoras.

O amor ágape não vem naturalmente no estado de pecado. No entanto, vem naturalmente para Deus e é uma parte integral Dele. Por aproximar mais de Deus e vivenciar o amor Dele, as pessoas podem começar a entender o que este amor real significa. Apenas através Dele os católicos podem mostrar e vivenciar o amor ágape.

Siga a gente no Instagram @JovensCatolicosOficial

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Terço de São Bento