Significado das Alianças de Namoro para os jovens católicos

Aliança de Namoro ❤️ saiba o significado e importância

Banner dos Santos Terços Católicos

Muitas vezes o homem considera a namorada aquela para casar, mas talvez não esteja pronto para o casamento, e deseja maior estabilidade financeira, sente que é muito jovem. Se deseja dizer à namorada que ela é a mulher para a vida, sem o passo completo para o casamento, o anel de namoro pode ser considerado, aliança de namoro.

Trata-se de maneira elegante, romântica e simples de dizer “eu te amo”, e jurar respeito, honra, comprometimento e amor um pelo outro antes de tomar o próximo passo.

Importância para Juventude Católica da Aliança de Namoro

O anel de comprometimento começou como uma maneira de um parceiro prometer um futuro noivado e casamento para o outro, mas evoluiu para ter muitos significados, incluindo promessas de pureza, devoção religiosa, e mais.

Como um símbolo físico da promessa, representa um comprometimento sério para o que está prometendo, seja matrimônio futuro, uma promessa que vai se guardar para o casamento, ou comprometimento a uma causa religiosa.

Os anéis de compromisso tendem a significar um comprometimento e intenção da pessoa para ficar noivo algum dia da parceira.

Em essência, é um homem se comprometendo a uma mulher no namoro. É um sinal de compromisso e lealdade a esta pessoa.

Alianças de Namoro finas são de namoro Católico
Que tipo devem ser as aliança de namoro fina ou grossa

Em Qual Mão Usar e Características da Aliança de Namoro

De modo tradicional, a aliança representando o namoro, aliança de namoro, é utilizada na mão direita, que é mesmo dedo e mão de aliança de noivado. Qual a diferença? É que normalmente, joia de namoro se mostra aliança de aço ou prata.

Joia de noivado geralmente é de ouro ou anel solitário em combinação com aliança. Na evolução do relacionamento e início do casamento, tradicionalmente a aliança segue para mão esquerda.

Muitos têm dúvida do motivo de a aliança de namoro ser de prata. E de fato, a resposta mais simples para o ponto da cor de alianças remete à tradição. Alianças se caracterizam joias cheias de simbologia, havendo inclusive código de etiqueta.

Acompanham a evolução toda do relacionamento. Iniciam em namoro, fazem evolução ao noivado, chegando ao ápice em casamento tão sonhado. Durante esta história, mudam de cor, material e de dedo.

Devido a simbolizar relação ainda recente, iniciando a ficar séria, o material de prata é preferido contrastando com ouro, que é símbolo de matrimônio.

No momento que adotou a Igreja Católica as alianças de ouro em matrimônio, eram elas produzidas no ouro, devido a se caracterizar material de duração longa, conferindo toque de definitivo para união deste casal.

Aliança de namoro ou de compromisso, geralmente é anel com discretos detalhes, na prata ou outro metal nesta cor. E surge aos pares, contrastando com anel de noivado, que apenas utiliza a noiva.

Normalmente este par de anéis se mostra muito parecido aos dois, com possibilidade de possuir mais detalhes em modelo da mulher comparando com o modelo masculino, se o casal assim prefere. Porém, nada impede que sejam iguais as 2 alianças, com gravações somente usando datas e nomes em parte interna.

Aliança de Namoro fina de prata para os Jovens Católico
Veja a importância da Aliança de Namoro Católico

Preço Médio de Uma Boa Aliança de Namoro

Ao passo que alianças de namoro na prata se mostram mais econômicas, podem ter preço entre 100 e 600 reais para o par de alianças, a depender de espessura e peso.

E há alianças de namoro em prata apresentando detalhes nas bordas de filetes de ouro, em laterais, ou até em contorno dos desenhos.

Tais filetes em ouro na aliança de namoro podem consideravelmente aumentar o preço final de joia.

Mais uma ideia é aplicação de pedras, as sintéticas como zircônia, ou preciosas como diamante. A pedra mais utilizada em alianças de namoro, é a zircônia, em prata.

Em alianças de namoro no ouro branco, este metal tem mais valor que prata, assim, vai aumentar preço final da joia a seguir espessura, peso, e se houver pedras terá ainda valores de acordo com quantidade e tamanho das pedras.

Origem e História da Aliança de Namoro

Anel de namoro tem existido desde tempos antigos, e seu significado evoluiu ao longo dos séculos. No segundo século a.C, as noivas romanas usavam anéis de namoro, de promessa, como símbolo de seu casamento futuro, porque a lei papal determinava que casais devem esperar uma quantidade de tempo específica entre o anúncio de sua intenção para casar e o casamento em si.

Anéis permaneceram um símbolo popular de romance, amor e comprometimento pelo tempo. Na Inglaterra dos séculos 15 a 17, anéis de ramalhete reinavam supremos como símbolos de romance e afeto. Os anéis levavam o nome deles a partir de sua tendência a ser gravado com poesia romântica.

Na América dos anos 1950, os namorados do ensino médio davam para suas namoradas os anéis de classe deles, jaquetas ou broches como símbolo de seu compromisso, pedindo a suas namoradas que fosse “firme”.

Hoje, anéis de compromisso têm significados diferentes. Podem representar uma promessa de castidade para si, pais de alguém, ou para namorada.

Chaveiro da Espada de São Miguel Arcanjo da loja Jovens Católicos

Muitos casais dão um ao outro o anel de promessa como símbolo de sua promessa de esperar para ter intimidade até que estejam casados.

É uma razão que alguns anéis de promessa são também chamados de anel de pureza. Muitas pessoas compram para si anéis de promessa como símbolo de abstinência do vício, seja atividade sexual, álcool, drogas ou apostas.

Alguns também usam anéis de promessa como símbolos de devoção a causas religiosas, e podem até ter um santo ou ensinamentos específicos gravados no anel.

No entanto, o significado mais comum para anel de promessa é prometer compromisso, como símbolo de monogamia, ou uma promessa de futuro noivado.

Valor de uma Aliança de Namoro Fina de Prata
Veja os modelos de Aliança de Namoro

Tem Alguma Citação na Bíblia Sobre Aliança de Namoro?

Como se tem um Pai fiel, a Bíblia exalta a fidelidade. Desde que um anel de namoro é um compromisso com a fidelidade, alguns versículos que falam sobre fidelidade são apresentados aqui.

  • Quem é fiel no pouco, também é fiel no muito, e quem é desonesto no pouco, também é desonesto no muito. Assim, se vocês não forem dignos de confiança em lidar com as riquezas deste mundo ímpio, quem lhes confiará as verdadeiras riquezas? E se vocês não forem dignos de confiança em relação ao que é dos outros, quem lhes dará o que é de vocês? – Lucas 16:10-12.
  • Que o amor e a fidelidade jamais o abandonem; prenda-os ao redor do seu pescoço, escreva-os na tábua do seu coração. Então você terá o favor de Deus e dos homens e boa reputação. – Provérbios 3:3-4.
  • Ele o cobrirá com as suas penas, e sob as suas asas você encontrará refúgio; a fidelidade dele será o seu escudo protetor. – Salmo 91:4.
  • Não se amoldem ao padrão deste mundo, mas transformem-se pela renovação da sua mente, para que sejam capazes de experimentar e comprovar a boa, agradável e perfeita vontade de Deus. – Romanos 12:2.

Quando É o Momento Ideal para Aliança de Namoro?

Aliança de namoro é muitas vezes o símbolo de um grande passo na relação assim há várias coisas para considerar antes de trocar.

Deve ter certeza que está pronto para fazer um compromisso principal com o outro, seja de castidade, ou promessa de casamento futuro.

Se não sentir estar pronto para se comprometer com o parceiro, emocionalmente ou fisicamente, não dar a aliança de namoro. Isso poderia ser devastador para ambos a fazer uma promessa impossível de manter.

Certificar-se que está pronto para permanecer fiel à promessa antes de considerar este passo.

Mais importante, deve ter certeza que a relação está pronta para seguir. Embora não tão sério como anel de noivado, este anel deve ainda não ser dado levianamente.

Normalmente, os especialistas aconselham que o anel de namoro não deve ser oferecido até que a relação seja séria, tendo durado em torno de um ano ou mais.

O parceiro parece pronto para este próximo passo? Deixou claro que está em relação séria e exclusiva? Estão prontos para se comprometerem? Deve sentir segurança em todos estes pontos antes de oferecer um anel de namoro.

Se estiver em uma relação séria, seja com outra pessoa, Deus ou outra causa, um anel de compromisso poderia ser o símbolo perfeito da devoção e compromisso. Apenas certificar-se de estar pronto para este passo e permanecer fiel à natureza séria da promessa que está fazendo.

Você pode Curtir isso:

Namoro Católico

Namorar é difícil. Consiste de se colocar sempre ali, tentando descobrir se está sendo muito exigente após alguns encontros, não certo se a relação está indo bem, e um medo geral de compromisso.

Para navegar no processo de namoro, pode ser útil começar por ter um entendimento destas questões através do olhar da fé.

Por fazer isso, vai desenvolver um caminho melhor de abordar a cena do namoro e algumas maneiras concretas de avaliar a qualidade do próprio relacionamento. Também saberá o que procurar quando considerando uma ruptura.

Namoro É Discernimento

Reservar um momento para se lembrar do motivo de estar namorando. Namorar é algo mais significativo do que um meio para encontros casuais. É principalmente sobre discernir a vontade de Deus na própria vida, não a maximização do prazer.

Os frutos do bom namoro são aprender a amar outra pessoa e crescer no próprio desenvolvimento pessoal. Com cada relação, se ganha uma compreensão maior do plano de Deus nas próprias vidas.

Os jovens muitas vezes vão dizer que discernimento parece misterioso, principalmente porque esquecem por vezes que discernir a vontade de Deus é um esforço prático tanto quanto é um espiritual. C

ada aspecto da vida pode ser usado por Deus para crescimento pessoal de cada um em santidade.

Como o medo e antecipação de sair com alguém novo é gerenciado, como as pessoas desenvolvem castidade quando há química e atração, e como crescem em consideração das necessidades do outro são todas maneiras que Deus pode formar a santidade das pessoas.

Para tal, há 3 chaves úteis para abordar o namoro como um processo de discernimento, a oração, reflexão e ação.

Isso a gente recomenda:


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pop Up do melhor material para catequese infantil da igreja católica