Celibato dos Padres Vai Acabar, o que disse o Papa Francisco

Celibato vai acabar segundo Papa ❤️ O que Ele disse

Medalhas de São Bento Originais

Celibato vai acabar? Em uma nova entrevista, Papa Francisco discutiu a possibilidade de revisar a disciplina ocidental do celibato sacerdotal.

Francisco disse em uma entrevista publicada em 10 de março de 2023, “Não há contradição para um padre se casar. O celibato na Igreja Ocidental é uma prescrição temporária: eu não sei se está estabelecido de uma forma ou de outra, mas é temporário neste sentido”.

“Não é eterno como a ordenação sacerdotal, que é para sempre, se você gosta ou não. Se você deixa ou não é outra questão, mas é para sempre. Por outro lado, celibato é uma disciplina”.

Quando perguntado pelo jornalista argentino Daniel Hadad se o celibato “poderia ser revisto”, Papa Francisco respondeu, “Sim, sim. Na realidade, todos na Igreja Oriental são casados. Ou aqueles que desejam. Lá eles fazem uma escolha. Antes da ordenação há a escolha de casar ou ser celibatário, segundo uma transcrição fornecida por Infobae.

Em resposta à pergunta do entrevistador se o Papa pensava que fazer do celibato opcional levaria mais pessoas a se juntar ao sacerdócio, se celibato vai acabar, o Papa Francisco falou, “Eu não acho”, notando que já há padres casados na Igreja Católica nos ritos orientais.

Papa Francisco e o Valor do Celibato Sacerdotal

O Papa adicionou que antes naquele dia ele tinha se encontrado com um padre católico oriental que trabalha na Cúria Romana, que tem uma esposa e um filho.

Papa Francisco falou sobre o valor do celibato sacerdotal antes. Em janeiro de 2019 ele falou, “Pessoalmente, eu acho que celibato é um dom para a Igreja. Eu diria que eu não concordo em permitir o celibato opcional, não.”.

O Papa acrescentou na época que ele acha que há lugar para considerar algumas exceções para clérigos casados no rito latino, “quando há uma necessidade pastoral”, em locais remotos devido à falta de padres, como nas ilhas do Pacífico.

A entrevista de quase 1 hora publicada com Infobae também abordou a ditadura de Daniel Ortega na Nicarágua, tráfico de drogas na América Latina, a guerra na Ucrânia, e anulações de casamento.

Quando falando sobre anulações, Papa Francisco aconselhou olhar para o que o predecessor dele, Bento XVI tinha falado sobre o assunto e disse que “uma grande parte dos casamentos de igreja é inválida pela falta de fé”.

“E pense sobre isso: por vezes uma pessoa vai a um casamento e parece mais como uma recepção social e não um sacramento”, o Papa falou. “Quando os jovens dizem ‘para sempre’, quem sabe o que eles querem dizer com ‘para sempre’”.

E adicionou, “Uma mulher muito sábia uma vez me disse: ‘vocês padres são muito inteligentes. Para serem ordenados padres, vocês têm que passar 6, 7 anos no seminário. Por outro lado, para se casar, que é para vida inteira, porque um padre pode deixar, por outro lado, para nós, é para vida inteira, eles nos dão 4 encontros”.

Você pode curtir isso:

Celibato vai acabar na Igreja Católica?

Celibato vai acabar? O celibato clerical foi oficialmente obrigatório na Igreja Católica desde o século 11. Séculos antes, era tradição os padres fazerem voto de abstinência.

Banner Chaveiro da Medalha de São Miguel Arcanjo

A decisão tem sido controversa na Igreja por ao menos 1000 anos, mas o Vaticano persistiu em fazer cumprir a exigência. Até agora, Francisco, como seus predecessores, também pregou a regra.

A Igreja Católica da Alemanha recentemente votou para pedir ao Papa que coloque fim à exigência. Parecendo considerar o pedido, Francisco disse: “Todos na Igreja Oriental são casados, ou aqueles que desejam. Antes da ordenação há a escolha para casar ou ser celibatário.

O Papa citou a Igreja Católica de Rito Oriental, que dá mais liberdade para seus padres. “Nós temos um na cúria, eu passei por ele hoje, que tem uma esposa e um filho. Não há contradição em padre ser casado”, ele continuou.

Também na entrevista de Infobae, que foi publicada em espanhol, Francisco expressou preocupação sobre as taxas crescentes de divórcio global. Ele sugeriu que as pessoas estão casando muito novas.

Uma maioria em uma conferência do Caminho Sinodal Alemão em Fevereiro de 2022 endossou não apenas a ordenação das mulheres, mas permitindo que clérigos casados também, algo que alinharia o catolicismo com a maioria das outras denominações cristãs, assim como judaísmo e islamismo.

Permitir padres casados poderia também reservar falta de padres ao redor do mundo e envelhecimento geral do clero (a idade média dos padres é de aproximadamente 70 anos).

Há já exceções de qualquer forma, como ministros anglicanos casados que convertem, e 3 anos atrás, bispos votaram para permitir homens casados a se tornarem padres na Amazônia.

Há também um caso para dizer que padres celibatários e solteiros não podem se relacionar com muitos dos problemas de seus paroquianos, e que o casamento fortaleceria seus laços com a Igreja, não os enfraqueceria.

Seja como for, a ação do Papa será amplamente bem-vinda por procurar resolver um problema principal na Igreja, em meio a temores de que novos escândalos estão para emergir Sul Global.

A autoridade moral da Igreja foi abalada por escândalos e maldades cometidas contra crianças inocentes, assim como falha vergonhosa para proteger tantos por meramente mudar muitos padres para outras paróquias.

Quaisquer que sejam as opiniões deles sobre Papa Francisco em questões de teologia, todos os católicos devem estar unidos em acolher qualquer movimento que vise acabar com o horror do abuso dentro da Igreja de uma vez por todas.

Siga o Jovens Católicos Oficial no Instagram Acessando Aqui!

Isso a gente recomenda:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Terço de São Bento