Páscoa da Igreja Católica em 2023

Páscoa Católica 2023 ❤️ Da ressurreição ao nosso renascimento

Como formar um grupo jovem na igreja católica

A época da Pascoa Católica 2023, começando no Domingo de Páscoa e continuando por 50 dias, é uma oportunidade para os católicos cultivarem um espírito que define quem são como cristãos.

Assim, o que significa viver o espírito da época pascal em termos práticos? Aqui estão 3 sugestões concretas.

  • Viver com alegria.
  • Viver sem medo.
  • Viver com novos olhos.

Viver com Alegria

A alegria é algo profundo que não pode ser tirado, mesmo no meio da tristeza. A Paixão e Ressurreição de Jesus ensinam aos católicos que sofrimento é transformado através da fé no Cristo Ressuscitado.

Com esta fé, são capazes de manter um sentimento duradouro de alegria mesmo no meio da tristeza que vivenciam da perda de uma pessoa amada, falha de atingir um objetivo importante, ou um revés durante a recuperação de uma doença.

Viver Sem Medo

A Ressurreição ensina que Deus pode superar qualquer coisa, mesmo a morte. Quando o Cristo Ressuscitado aparece para as mulheres no sepulcro e mais tarde aos discípulos Dele, as primeiras palavras Dele são “Não tenham medo!”, Mateus 28:5,10.

Estas palavras falam ao coração do católico, ajudando-os a lidar com medo da perda de um trabalho, uma doença grave, ou um relacionamento desmoronando. A fé permite confiar que Deus pode superar os problemas mais graves das pessoas.

Viver com Olhos Novos

A Páscoa Católica 2023 significa viver com sentido de novidade. Apenas como o retorno da primavera eleva o espírito e faz cada um sentir como o mundo inteiro é novo, a Ressurreição de Jesus faz “todas as coisas novas”, Apocalipse 21:5.

O espírito da Páscoa é um espírito de renovação que capacita as pessoas a mostrar no trabalho uma atitude positiva, para renovar relacionamentos que estavam como certos, e para expressar apreciação e afeto para aqueles mais próximos. Isso significa ver o mundo através de novos olhos, os olhos de Deus.

É possível usar estes 50 dias para cultivar um espírito de Páscoa que permita ser realmente cristão, abraçar a alegria, viver sem medo, e ver o mundo novamente, como se fosse pela primeira vez.

Páscoa da Igreja Católica em 2023 e a ressureição de Jesus Cristo
Saiba como a Páscoa da Igreja Católica em 2023 deve nos tornar mais Santos.

Símbolos da Ressurreição na Páscoa Católica 2023

A borboleta é apenas um dos vários símbolos tradicionais da Ressurreição. O símbolo mais popular é o ovo, que parece sem vida, mas então quebra para liberar a nova vida.

O lírio é outro símbolo comum. Um bulbo que parece seco e sem vida se transforma em uma das flores mais lindas na Terra.

Outro símbolo da Ressurreição vem da mitologia grega. A fênix foi um pássaro que caiu na Terra e queimou, e ainda de suas cinzas surgiu outro pássaro.

Os carrascos de Jesus destruíram a vida na Terra Dele, mas uma nova e mais gloriosa vida veio como resultado da ressurreição Dele.

Artistas por vezes mostram isso como uma águia saindo de uma chama. Aparecendo nas antigas catacumbas da Igreja primitiva está outro símbolo da Ressurreição, o pavão.

Entre para o grupo de whatsapp dos jovens católicos

O pavão tem uma cauda espetacularmente bela, que perde sua beleza durante a época da muda. Mas quando a estação de muda termina, uma cauda nova e mais bonita aparece.

A alusão neste símbolo é o fato que através da Ressurreição a vida de Cristo se tornou mais linda do que nunca.

Você pode Curtir isso:

Importância do Domingo de Páscoa 2023 e Deveres dos Católicos

Muitas pessoas percebem que o Natal é o único dia importante do calendário litúrgico católico. O Domingo de Páscoa é tão importante, e na realidade, foi considerado como um dos dias e festas mais significativos na fé cristã.

O Domingo de Páscoa é um dia significativo para católicos e cristãos pelo mundo inteiro. Por causa da morte de Cristo, Ele erradicou a escravidão do pecado.

O Domingo da Páscoa Católica 2023 é o dia que Cristo ressuscita e traz uma promessa de nova vida, como a ressurreição Dele também traz um dia que simboliza a fé cristã. Como dizem, sem a Ressurreição de Cristo, sem a Páscoa, a fé cristã não existirá.

A Igreja Católica exorta todos os católicos a receber a comunhão durante a época da Páscoa. Para preparar a isso, deve participar do Sacramento da Reconciliação como forma de se limpar e estar pronto para tomar a Eucaristia.

No entanto, tomar nota que a Igreja encoraja os católicos a receber a Eucaristia tão frequentemente como possível e que este dever é apenas uma exigência mínima.

Missa de Domingo de Páscoa 2023 e Vigília Pascal

A Missa de Domingo da Páscoa Católica 2023 e Vigília Pascal podem ser confusos, mas é realmente muito fácil de distinguir. Para iniciantes, a Vigília Pascal sempre ocorre durante o pôr do sol do Sábado Santo, e a Missa de Domingo de Páscoa é sempre celebrada no Domingo de Páscoa.

Ambas são missas que celebram a ressurreição de Cristo, mas têm leituras diferentes. A Vigília Pascal tem leituras mais longas e é mais longa do que a Missa de Domingo de Páscoa, já que há sacramentos ministrados durante a missa.

É também sábio tomar nota que se participou da Vigília Pascal, não mais tem que assistir a Missa de Domingo de Páscoa, já que a obrigação de participar da Missa de Domingo de Páscoa já foi cumprida.

Data da Pascoa Católica 2023

Ao contrário do Natal, que é sempre em 25 de dezembro, a Páscoa não tem uma data fixa. Para determinar as datas da Páscoa, deve notar que sempre cai no primeiro domingo após a primeira lua cheia, após o equinócio da primavera.

Além disso, a Páscoa sempre cai entre março e abril. A Pascoa Catolica 2023 é em 9 de abril.

Siga o Jovens Católicos Oficial no Instagram Acessando Aqui!

Isso a gente recomenda:


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pop Up do melhor material para catequese infantil da igreja católica