Dia de Nossa Senhora da Penha em 2023 tem festa litúrgica em 8 de setembro, e em Resende Costa, no dia 1 de setembro. É padroeira dos pobres, doentes, aflitos, região de Bicol, clero, do Espírito Santo no Brasil, Castelo, Itapira e mais.
No Espírito Santo, em Grande Vitória, é feita a Festa da Penha a cada ano em Convento da Penha (Vila Velha), 8 dias após o domingo de Páscoa sempre, trata-se de feriado municipal em Vila Velha, Cariacica, Vitória, como ainda em Cachoeiro de Itapemirim.
Já a devoção para Nossa Senhora da Penha em São Paulo, cidade de Itapira, tem festa com celebração no feriado municipal, 8 de setembro.
História de Nossa Senhora da Penha
A história de Nossa Senhora da Penha começou em Paris em 4 de setembro, 1401, quando Simão Vela nasceu. Enquanto nascido em família rica, eventualmente deu todas as suas riquezas para igreja, caridades, e pobres.
Simão preferia passar tempo na igreja e um dia perdeu a consciência enquanto rezava devotamente. Ele foi acordado por uma voz, dizendo para ele viajar para Penha de França, onde ele encontraria a imagem da Bem-Aventurada Virgem Maria.
Por 5 anos desanimadores, Simão viajou para oeste, mas finalmente chegou a uma colina em que viu a Virgem Maria com o Menino Jesus em seus braços.
Ali, com ajuda de 5 homens de uma cidade próxima, ele começou a cavar onde ela tinha direcionado, e em 19 de maio de 1434, eles descobriram uma imagem da Santíssima Virgem Maria com o Menino Jesus.
A tradição filipina de honrar Nossa Senhora da Penha começou na região de Bicol em 1712, quando Miguel Robles de Covarrubias, filho de um funcionário do governo espanhol, adoeceu gravemente.
Enquanto doente, ele e a família dele rezaram para Nossa Senhora da Penha, e ele jurou que se recuperasse construiria um santuário em nome dela.
Quando ele se recuperou, foi ordenado padre na cidade de Naga e apresentou seus planos para construir o santuário.
Durante a construção, ele também mandou fazer uma imagem, parecida com aquela que ele rezou enquanto doente.
Conforme isso acontecia, as notícias da ocorrência de muitos mais milagres espalharam e assim também a devoção para Nossa Senhora da Penha.
Considerado o maior e mais popular evento nas Filipinas, a festa da Penha é, na realidade, um evento de uma semana que começa na segunda sexta-feira de setembro, onde uma novena de 9 dias e orações são feitas em honra da Mãe Abençoada.
Hoje, milhões de pessoas se reúnem a cada ano na região de Bicol, e esta tradição tem sido realizada pelos filipinos do mundo inteiro em locais como Roma, Sydney, Los Angeles, Toronto.
Você pode curtir isso:
- São Filipi Neri é padroeiro dos maratonistas
- Ensinamentos e mensagens de Madre Teresa de Calcutá
- As polêmicas do Padre Quevedo na TV aberta
- Como são as homilias do Padre José Augusto da Canção Nova
- São Nicolau e sua relação com o Papai Noel
- Maiores milagres de São Valentim
- História de vida de São João de Deus
- Monsenhor Jonas Abib e sua importância para Renovação Carismática
- Importância de Bento XVI para igreja católica no século XXI
- Polêmico trabalho do Padre Julio Lancellotti com a Pastoral do Povo de Rua
- Padre Alex Nogueira e seu lindo programa Manhã de Luz
- A linda história de conversão de Frei Gilson da Canção Nova
- Pe. Reginaldo Manzotti é mesmo exorcista
- Padre Paulo Ricardo, homilias que você tem que assistir
- Homilias do Padre Chrystian Shankar em 2023
Milagres de Nossa Senhora da Penha
Uma peste assolava Portugal, um tempo depois da batalha famosa de Alcácer-Quibir, e já que a Espanha se livrou deste flagelo por causa da intervenção de Nossa Senhora da Penha de França, prometia o Senado da Câmara de Lisboa, para Mãe de Deus, a construção do templo grandioso, se a Virgem livrasse desta moléstia a cidade.
Quase subitamente a epidemia terminou, a Câmara então edificou santuário magnífico neste lugar.
O templo passava a receber milhares de peregrinos e em uma vez, um devoto que subiu para alto de penedia vencido por exaustão dormiu.
Chegou perto para picá-lo uma cobra enorme, e então um grande lagarto pulou sobre o devoto que despertou em tempo de matar com seu bastão a serpente.
Trata-se do motivo pelo qual a imagem da Nossa Senhora da Penha possui um peregrino aos pés, lagarto e a cobra.
Oração para Virgem da Penha
(Sinal da Cruz)
Voltai para mim os teus olhos, Ó Virgem Amabilíssima da Penha e tenha misericórdia da minha alma que vem a ti, cheia de arrependimento. Por favor, proteja minha família, parentes, amigos e benfeitores. Interceda por teus devotos, os vivos e os mortos, especialmente por aqueles a quem mais devo ajudar.
Reze por mim, me console, me salve. Em minhas horas de perigo, adversidade e aflições, acima de tudo, na hora da minha morte, apareça diante do teu Divino Filho para me ajudar e defender.
Por favor, diga a Ele que eu sou teu devoto, que tendo confiança total na tua proteção eu me ajoelho diante da tua imagem milagrosa para pedir por tua intercessão poderosa.
Virgem da Penha, reze por mim, me ajude, me console, e livre-me de todo mal. Amém.
(Sinal da Cruz)
Oração por Pedido Especial para Nossa Senhora da Penha em 2023
(Sinal da Cruz)
Santa Virgem da Penha, por favor ajude todos que estão com problemas e cansados, dê coragem para fracos de coração, console os tristes, cure os enfermos, reze pelo povo, interceda pelo clero, tenha cuidado especial pelas freiras, fortaleça os prestadores de cuidado especialmente nestes momentos difíceis.
Que todos possam sentir e aproveitar da tua bondade e ajuda poderosa; todos que agora e sempre vão render tua honra e oferecerão a ti os pedidos deles. Escute todas as nossas orações, por favor, Ó Mãe querida, e conceda todas. Nós somos todos teus filhos. Agora como um de teus filhos, que depende de ti, eu (dizer o nome) rezo por este pedido (dizer o pedido).
(Depois de dizer o pedido especial, rezar 3 Pai Nosso, 3 Ave Maria, 3 Glória) Amém. (Sinal da Cruz).
Siga o Jovens Católicos Oficial no Instagram Acessando Aqui!