São Drogo tem festa litúrgica em 16 de abril. E viveu de 1105 até 1186, um peregrino penitente, apóstolo da oração e da Santa Eucaristia, anacoreta, também conhecido como Dreux, Drugo e Druron, é um santo flamengo.
Nasceu em Epinoy, Flandres, em 1105, e morreu em Sebourg, França, em 1186. Padronados – aqueles que os outros consideram pessoas repulsivas e pouco atraentes, doenças físicas, ossos quebrados, gado, donos de cafeterias, surdos, surdez, mudez, cálculos biliares, hérnias, doença, loucura, doença mental, doentes mentais, parteiras, órfãos, rupturas, ovelhas, pastores, doentes.
A doença física dele também o tornou um padroeiro daqueles que sofrem de hérnias, pedras nos rins e outras doenças do abdômen, bem como das pessoas consideradas fisicamente desagradáveis.
São Drogo era uma criança da nobreza flamenga. A mãe dele morreu quando ele nasceu. Ele descobriu o motivo da morte dela e isso teve um impacto emocional sobre Drogo, que se considerou responsável.
Mais tarde na vida dele, fez penitências extremas, talvez para aliviar sua culpa. Drogo ficou órfão quando era um adolescente.
Partida de Casa
Conforme Drogo se aproximava da idade adulta, ele resolveu abandonar sua casa e distribuir sua herança considerável aos pobres.
Quaisquer que sejam as circunstâncias que precipitaram essa mudança súbita, é possível imaginar que Drogo foi inspirado pela exortação de Cristo para outro jovem perturbado: “Jesus respondeu: Se você quer ser perfeito, vá, venda os seus bens e dê o dinheiro aos pobres, e você terá um tesouro no céu. Depois, venha e siga-me” (Mateus 19:21).
Drogo manteve para si não mais do que as roupas em suas costas e confiava-se à Providência.
Ele se tornou pastor por cerca de 6 anos, trabalhando em Sebourg, próximo de Valenciennes. Apreciando sua vida simples, São Drogo passava muito do tempo dele em contemplação orante, e dava aos pobres a maioria do que recebia em salários ou presentes.
Sua humildade, gentileza e generosidade rapidamente conquistaram admiração dos aldeões.
Peregrinação de São Drogo
Depois de 6 anos em Sebourg, Drogo sentiu chamado por Deus para assumir o bordão de peregrino. Partindo a pé como os apóstolos antes dele, viajou para Roma onde visitou os túmulos de São Pedro e São Paulo, parando pelo caminho em muitos outros locais sagrados de renome, na França, e Itália.
Durante a jornada, Drogo ocasionalmente usava suas habilidades como um pastor para se apoiar e instruía outros pastores que encontrava.
Alguns relatos especulam que Drogo acreditava que apenas o Papa poderia absolve-lo de sua parte na morte da mãe dele. Embora ele nunca encontrou o Papa, Drogo realizou essas peregrinações por 9 anos e 9 viagens para Roma, sempre retornando brevemente para Sebourg.
Drogo suportou de bom grado a fome, a sede, o mau tempo e outros incômodos e perigos da peregrinação em busca da santidade.
No entanto, estes anos inquietos cobraram seu preço, e o cansaço peregrino finalmente fez ele voltar para Sebourg pela última vez, tendo desenvolvimento uma hérnia debilitante e desfigurante.
Com os dias errantes para trás, Drogo resolveu viver como um solitário, ainda desapegado das coisas mundanas. Os paroquianos de Sebourgajudaram-o a construir uma pequena cela de anacoreta, contínua à igreja paroquial.
Dali, Drogo poderia adorar a Santa Eucaristia e ouvir ofícios divinos através de uma pequena abertura na parede da igreja. Ainda na casa dos 30, no início, Drogo trancou-se dentro dali e jurou permanecer pelo resto dos seus dias.
Apesar da existência solitária, Drogo nunca recusou as pessoas que procuravam seu conselho espiritual ou benefício de suas orações; aqueles que visitavam sua cela humilde sempre partiam consolados e edificados.
Drogo agora se sustentava com pouco mais do que pão de cevada e água, se acontecia de um visitante gentil levasse a ele algum outro alimento ou presente, Drogo daria isso aos pobres, mantendo apenas o que era estritamente necessário para subsistência.
Ao longo do tempo, a doença dolorosa desse Santo piorou e ele desenvolveu feridas putrefatas na parte inferior do corpo.
Mesmo diante dessas provações, ele nunca perdeu a disposição alegre e serena para qual ele era conhecido.
Drogo morreu em 16 de abril de 1186, tendo atingindo uma idade avançada para alguém cuja existência terrena foi marcada pela doença, dificuldades e abnegação.
Você também pode curtir:
- Santos Portugueses: Santos da Igreja Católica mais populares em Portugal
- Qual origem do termo Advogado do Diabo e relação com a Igreja Católica
- Quais os Santos mais populares da Igreja Católica no Brasil
- Santo Antônio oração, história, conversão, dia, milagres, ele é santo casamenteiro
- Como rezar o Santo Rosário Completo para iniciantes
- Calendário completo dos Santos Católicos
- Santo Agostinho oração, história, frases, milagres, quem foi
- Santo Expedito orações, dia, por que é o santo das causas urgentes
- Quem foi São Jorge, oração, milagres, história, dia, novena
- Santos da igreja católica mais populares do Brasil
- Medalha de São Bento oração, como usar, ela protege mesmo
- Aprenda como rezar o poderoso terço de São Bento
- Aprenda como rezar o Santo Rosário completo passo a passo
- Mensagens de Crisma, saiba quais as melhores para usar
- Frei Gilson da Canção Nova, veja sua pregações e importância para os Jovens Católicos
Milagres de São Drogo
Não muito depois da morte dele, relatos de intercessões milagrosas atribuídas às relíquias dele se espalharam por toda região e além e um fluxo de peregrinos doentes seguiu para Sebourg.
Os milagres se multiplicaram e ao longo do tempo, multidões se tornaram tão substanciais, que era difícil se aproximar do túmulo do santo. Na época da inscrição dele em MartyrologiumRomanum, Drogo já tinha sido aclamado em sua terra natal por voxpopuli.
Oração para São Drogo
Tu: assim que chegou à vida dobrada, e fino como um medalhão de saltério (os que amam, dizem, em abril, manto azul, posando e posicionado em um gramado de rosas), sem mãe. Ela morreu ao dar à luz tu.
No oeste, o canal se ergueu, mexilhão-índigo: o que é ter que perder? Perdoou os teus pertences, tu, peregrino pecador, caminhou para Roma em penitência. Novamente. Novamente.
Nós somos pecadores, todos. E ainda quem deu algum obrigado ou ajuda – uma xícara de calor, um inglenook, assento? Quando a doença empolou teu rosto para flancos de lebres esfoladas, e ninguém suportaria olhar para ti.
Tu te trancaste em uma cela de eremita. Portanto, o menor conforto serve para preservar nossas almas.
Siga o Jovens Católicos Oficial no Instagram Acessando Aqui!
Isso a gente recomenda:
- Compre os sacramentais católicos mais irados na loja oficial jovens católicos!
- Saiba como criar, estruturar e desenvolver um Grupo Jovem Católico passo a passo!