Quem foi São Paulo Apóstolo

São Paulo Apóstolo ❤️ história, dia, oração, padroeiro, frases

Medalhas de São Bento Originais

São Paulo Apóstolo tem festa litúrgia em 29 de junho, junto com São Pedro, e na data 25 de janeiro é comemorada a Festa da Conversão de São Paulo.

É padroeiro dos autores, editoras, imprensa, escritores, Roma, Malta, São Paulo e Londres.

Paulo, Apóstolo de Jesus Cristo

O Ano de São Paulo tinha chegado. Durante o verão de 2007 o Papa Bento XVI anunciou que a Igreja observaria uma celebração em honra de São Paulo Apóstolo, de 28 de junho de 2008 para 29 de junho de 2009.

Esse anúncio levou os católicos de todos os lugares a perguntar mais uma vez, “Quem foi o homem que virou o mundo de cabeça para baixo (Atos 17:6) com o Evangelho?”.

Para começar a responder isso, é importante conhecer a biografia deste apóstolo notável que alguns chamaram de “segundo fundador do cristianismo”.

São Paulo foi Apóstolo de Jesus Cristo
São Paulo Apóstolo de Jesus Cristo

História de São Paulo Apóstolo

As Escrituras oferecem fontes históricas primárias inestimáveis para vida de Paulo, suas cartas e Atos dos Apóstolos. Além disso, se tem várias tradições antigas sobre ele fora das Escrituras.

Paulo provavelmente nasceu entre os anos de 5 A.D. e 10, apenas alguns anos após Jesus. Todas as datas associadas com sua vida são aproximadas e debatidas por estudiosos.

Os pais dele eram estritamente observantes judeus vivendo na cidade de Tarso, a capital próspera de Cilícia, uma província do Império Romano no que é agora a Turquia.

Paulo não era apenas um residente, mas um cidadão de Tarso, que sugere que sua família era rica.

Ele também reivindicou a cidadania romana por nascimento, um status que carregava prestígio considerável.

Seu nome judeu era “Saulo”; Paulo era um nome de família romana bem conhecido.

Esse arranjo era comum para judeus neste período, especialmente fora da Palestina, que muitas vezes tinham 2 nomes, um grego ou romano e o outro semita.

O jovem Paulo obviamente recebeu uma boa educação. Ele poderia escrever grego bem e provavelmente sabia hebraico ou aramaico, a linguagem nativa de Jesus, também. Sua escrita e pregação demonstravam habilidades retóricas admiráveis.

Em sua adolescência, Paulo estudou as Escrituras judaicas como famoso judeu rabino Gamaliel I, o Velho de Jerusalém. Com o tempo, este estudante ávido conheceu os textos sagrados bem o suficiente para cita-los extensivamente a partir deles por memória, incluindo os livros deuterocanônicos.

Paulo também teve ao menos um conhecimento passageiro com outras religiões da sua época.

Em ao menos uma ocasião, ele citou textos religiosos pagãos enquanto pregava. Além disso, ele sabia o útil ofício de fazer tendas, que ajudou a apoia-lo durante suas jornadas missionárias.

O apóstolo uma vez declarou que ele era um “fariseu, filho de fariseus” (Atos 23:6). Em uma de suas cartas que, ele relembrou sua juventude: “Eu avancei no judaísmo além de muitos da minha idade entre meu povo, assim eu estava extremamente zeloso para as tradições dos meus pais” (Gálatas 1:14).

E foi aparentemente esse fanatismo religioso que levou o jovem homem a perseguir cristãos, que ele deve ter visto como um culto novo e perigoso, ameaçando as tradições farisaicas que ele com tanta paixão abraçou.

Você também pode curtir:

Conversão de Paulo

imagem de São Paulo Apóstolo em Roma
Imagens de São Paulo Apóstolo

Atos dos Apóstolos diz para os fiéis que logo após ascensão de Jesus no céu e a vinda do Espírito em Pentecostes, a Igreja se deparou com hostilidade, como o Senhor.

Paulo é encontrado pela primeira vez neste relato como um associado daqueles que apedrejaram até a morte São Estêvão, o primeiro mártir cristão.

Após a morte de Estêvão, Paulo “estava tentando destruir a igreja; entrando em casa após casa e arrastando para fora homens e mulheres, entregou-os para prisão” (Atos 8:3).

A raiva do jovem homem para cristãos era feroz: “E Saulo, respirando ainda ameaças e mortes contra os discípulos do Senhor, dirigiu-se ao sumo sacerdote. E pediu-lhes cartas para Damasco, para as sinagogas, a fim de que, se encontrasse alguns deste Caminho, quer homens quer mulheres, os conduzisse presos a Jerusalém.” (Atos 9:1-2).

Mas Deus tinha outros planos para Paulo. Na estrada para Damasco, o próprio Cristo Ressuscitado apareceu, em uma aparição tão poderosa que derrubou Paulo ao chão e o cegou.

Paulo foi confrontado com a realidade que o Homem de Nazaré que tinha sido crucificado realmente subiu dos mortos, como os seguidores Dele afirmaram.

Este Homem, ele percebeu, era na realidade o Filho de Deus divino na carne, o Cristo, ou Messias, prometido para o povo Dele. Em oposição à Igreja, Paulo estava oposto a Deus que ele queria servir.

“Eu sou Jesus, a quem você está perseguindo”, o Senhor disse a ele. Então Ele deu ao homem trêmulo instruções sobre como ele ia começar radicalmente uma nova vida que tinha pela frente.

Paulo tinha se tornado um seguidor de Cristo, chamado para uma nova missão para pregar o Evangelho de seu novo Senhor ao mundo.

Chegando a Damasco, o novo “apóstolo de Jesus Cristo” (1 Coríntios 1:1) obedeceu as instruções do Senhor, foi curado milagrosamente de sua cegueira e foi batizado.

Então ele recebeu as primeiras instruções sobre a vida cristã de outros fiéis.

Aprenda como formar um grupo jovem na igreja católica

Tão apaixonado sobre o que ele acreditava, Paulo começou a dividir sua nova fé logo nas sinagogas locais de Damasco, onde o povo judeu se reunia para louvar.

São Paulo Apóstolo, Um Homem em Movimento

É possível imaginar o alvoroço que resultou quando o jovem fariseu começou a “pregar a fé que ele uma vez tentou destruir” (Gálatas 1:23).

Em pouco tempo, os líderes religiosos judeus se oporam ao movimento cristão que estavam buscando matar Paulo.

O perseguidor tinha se tornado perseguido. Assim, ele fugiu para Arábia por um tempo. Eventualmente, retornou para Damasco, mas ele tinha que fugir mais uma vez, escapando por pouco de seus inimigos por estar abaixado secretamente em uma cesta através da muralha da cidade.

Desta vez Paulo voltou para Jerusalém para se familiarizar com apóstolos, ser ensinado por eles e para buscar reconhecimento deles de sua própria vocação.

Ele ficou um tempo com São Pedro e continuou pregando. Então, uma vez mais enfrentando oposição perigosa, ele retirou-se para regiões de Síria e Cilícia, sua província natal.

Não se sabe com certeza os detalhes deste período, por vezes chamado de “anos desconhecidos” da vida de Paulo. Mas sabe-se que eventualmente, o apóstolo terminou em Antióquia, a grande metrópole da Síria onde os vários seguidores locais de Jesus foram primeiro chamados de cristãos.

Ali ele começou uma década de jornadas missionárias notáveis e bem sucedidas por toda essa parte do mundo. As extensivas viagens de Paulo são tradicionalmente agrupadas pelos historiadores no que eles chamam as “3 jornadas missionárias” dele.

Epístolas Paulinas

Os nomes das epístolas bíblicas de Paulo refletem alguns dos locais observados, 1 e 2 Coríntios, Gálatas, Efésios, Filipenses, Colossenses, 1 e 2 Tesssalonicenses.

Estas cartas ofereceram para jovens igrejas que ele tinha fundado com instrução, correção, inspiração e encorajamento.

Paulo também escreveu a carta bíblica para Romanos, embora a igreja lá não fosse uma que ele tinha plantado.

Além disso, algumas das epístolas bíblicas de Paulo foram escritas para indivíduos, como 1 e 2 Timóteo, Tito e Filémon.

Estudiosos debateram se algumas das letras atribuídas a ele podem, na realidade, ter sido escritas por outro autor usando seu nome.

Assume-se aqui que os livros bíblicos que levam o nome dele são obra dele, mantendo como a tradição antiga da Igreja.

Paulo escreveu mais livros da Bíblia do que qualquer outro autor. Não surpresa, então, sua escrita tem influência tremenda sobre a Igreja, não apenas na época dele, mas em cada geração sucedendo que ouviu, leu e meditou sobre as Escrituras que ele escreveu.

Missionário e Mártir

As Escrituras não dizem sobre a morte de São Paulo. Mas uma tradição confiável e antiga relata que ele foi martirizado sob o imperador romano Nero, provavelmente em algum momento após o verão do ano 64, talvez na mesma perseguição dos cristãos, quando São Pedro foi crucificado.

Paulo foi decapitado e então enterrado na Via Ostiensis em um lugar agora marcado pela basílica de São Paulo, fora dos muros de Roma.

Ao longo dos tempos, a imagem tradicional de São Paulo foi exibida, ele segurando um livro aberto das Escrituras e uma espada.

Estes símbolos lembram as pessoas não apenas do trabalho corajoso dele em plantar igrejas, mas também seu papel incrível em oferecer a Igreja com, como ele uma vez chamou, “a espada do Espírito, que é a espada de Deus” (Efésios 6:17).

No Ano de São Paulo, as pessoas se lembram dele com gratidão, e pegam essa “espada” mais uma vez para a batalha espiritual que ainda se trava.

Por que Paulo É Referido como Um Apóstolo Quando Ele Claramente Não Era Um dos 12?

A Enciclopédia Católica define “apóstolo” como “um que é enviado, despachado, em outras palavras, que é confiado com uma missão, ou melhor, uma missão estrangeira. E tem, porém, um senso forte do que a palavra mensageiro e significa tanto quanto um delegado.”.

São Paulo foi claramente enviado por Jesus, encarregado de uma missão.

Nas palavras do Senhor, Paulo se tornou “um instrumento escolhido por mim para levar meu nome perante os gentios, reis e filhos de Israel” (Atos 9:15).

Paulo se refere como um apóstolo muitas vezes no Novo Testamento, e até defende seu apostolado em sua primeira epístola para Coríntios (1 Coríntios 9:1-2).

4 Orações Transformadoras de Vida do Paulo

Estas orações são transformadoras quando as pessoas rezam regularmente e levam para o coração.

E relacionam para o mais alto bem dos fiéis, o conhecimento relacional, pessoal, experiencial de Deus, que pode apenas dar aos católicos por meio do Espírito Dele que habita nos fiéis. São:

  • Efésios 1:17-19.
  • Efésios 3:16-19.
  • Filipenses 1:9-11.
  • Colossenses 1:9.

Efésios 1:17-19:
Para que o Deus de nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai da glória, vos dê em seu conhecimento o espírito de sabedoria e de revelação; Tendo iluminados os olhos do vosso entendimento, para que saibais qual seja a esperança da sua vocação, e quais as riquezas da glória da sua herança nos santos; E qual a sobre excelente grandeza do seu poder sobre nós, os que cremos, segundo a operação da força do seu poder.

Oração para São Paulo Apóstolo

Ó glorioso São Paulo, que de perseguidor do cristianismo, vos tornastes um ardente Apóstolo do zelo, e que para fazer conhecido o Salvador Jesus Cristo até os confins do mundo sofreste com alegria prisões, açoites, apedrejamentos, naufrágios e perseguições de todo tipo, e no final derramou o teu sangue até a última gota, obtenha para nós a graça de receber, como favores da Divina Misericórdia, enfermidades, tribulações, e infortúnios da vida presente, para que as vicissitudes deste nosso exílio não nos tornem frios em serviço de Deus, mas nos tornem sempre mais fiéis e mais fervorosos.
Rogai por nós, São Paulo Apóstolo,
Para que sejamos dignos das promessas de Cristo. Amém.
Rezemos
Ó Deus, que ensinastes a multidão dos gentios pela pregação do bem-aventurado Apóstolo Paulo: concedei-nos, nós vos rogamos, que guardamos a memória dele sagrada, possamos senrir o poder da intercessão dele diante de Vós. Por Cristo Nosso Senhor. Amém.

Siga a gente no Instagram @JovensCatolicosOficial


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pop-up Como formar um grupo jovem católico