Biografia completa de São João da Cruz, saiba seus milagres, orações e história de vida
Biografia completa de São João da Cruz, saiba seus milagres, orações e história de vida

São João da Cruz é protetor do que, veja sua oração e história

O dia de São João da Cruz é 14 de dezembro. São João da Cruz foi canonizado em 27 de dezembro de 1726, e beatificado em 25 de janeiro de 1675.

Nascido em 1542, João foi criado na Espanha por uma mãe viúva que mal podia sustentar seus filhos. Em idade jovem, ele trabalhou em um hospital e desenvolveu um grande amor pelos pobres e doentes.

Por vezes, João da Cruz sentia que estava na presença de Jesus quando estava cuidando dos pacientes. Mas João desejava se tornar ainda mais próximo de Deus.

Como Foi a Vida Dentro e Fora da Igreja Católica

Ele se tornou um frade carmelita quando tinha quase 20 anos de idade de fato.

João da Cruz estava desapontado que os carmelitas não mais viviam pela estrita Regra de que eram conhecidos, e considerou aderir a uma ordem de clausura mais austera.

Mas Teresa de Ávila, uma freira carmelita que se tornou santa famosa e doutora da Igreja, disse para João que tinha recebido permissão para começar conventos com base na Regra original.

Ela pediu para João se juntar neste trabalho. As reformas de Teresa e João encontraram raiva e resistência.

Eles se chamavam de carmelitas “descalços” para deixar claras as diferenças entre eles e outros carmelitas que se opuseram para sua Regra mais rígida.

Alguns frades não gostaram das mudanças que João sugeriu. Eles prenderam São João da Cruz em uma cela escura e suja.

E foi naquelas condições terríveis que João escreveu algumas de suas mais belas poesias e orações.

Através destes 9 meses desligado, João se tornou um místico, uma pessoa que profundamente vivencia a presença espiritual de Deus em sua vida.

Ele escreveu de “noite escura da alma”, uma expressão ainda usada hoje para descrever as dúvidas e desafios das pessoas em sua fé.

João escapou de sua pequena cela de prisão e retornou ao seu trabalho de reformar e fundação de novos monastérios.

Mesmo embora João morresse há muito tempo, em 1591, seus escritos espirituais e poesia são ainda lidos atualmente pelas pessoas que desejam crescer na sua relação com o Senhor.

Uma das frases mais famosas de João é, “Na noite da vida, nós seremos julgados em amor apenas”. Ele foi canonizado em 1726 e foi declarado um doutor da Igreja em 1926.

Importância de São João da Cruz

João conseguiu escapar da prisão em 1578, após o que retomou o trabalho de fundar e dirigir Comunidades Carmelitas Descalços.

Ao longo do curso de uma década ele expôs seus ensinamentos espirituais em obras como A Ascensão do Monte Carmelo, O Cântico Espiritual, e A Chama Viva do Amor, assim como “A Noite Escura da Alma.

Mas a intriga dentro da ordem eventualmente custou a ele sua posição de liderança, e seus últimos anos foram marcados pela doença, além de maus-tratos.

São João da Cruz morreu nas primeiras horas de 14 de dezembro de 1591, 9 anos após a morte de Santa Teresa de Ávila em outubro de 1582.

Suspeita, maus-tratos, e humilhação tinham caracterizado muito de sua época na vida religiosa.

Mas estas provações são entendidas como tendo trazido ele mais próximo de Deus por quebrar sua dependência em coisas deste mundo.

Consequentemente, suas escritas enfatizam a necessidade de amar a Deus sobre todas as coisas, sendo retido por nada, e da mesma forma retendo nada.

Apenas próximo do final da vida dele, teve superior monástico de São João reconhecido sua sabedoria e santidade.

Embora sua reputação tivesse sofrido injustiça por anos, esta situação se reverteu logo após a morte dele.

Foi beatificado em 1675, canonizado em 1726, e nomeado doutor da Igreja no século 20 pelo Papa Pio XI, sobre a vida de São João da Cruz.

Em uma carta marcando o 400° aniversário da morte de São João, o Papa João Paulo II, que tinha escrito uma tese de doutorado nas escritas do santo, recomendou o estudo do místico espanhol.

A quem chamou de mestre na fé e testemunha para Deus vivo na realidade, em como era São João da Cruz.

Assuntos católicos relacionados

Frases de São João da Cruz

– O mais leve movimento de uma alma animada de puro amor é mais proveitoso à Igreja do que todas as demais obras reunidas.
– Não se contentar com o que diz o confessor é orgulho e falta de fé.
– Meus são os Céus e minha é a Terra, meus são os homens, e os justos são meus; e meus os pecadores. Os Anjos são meus, e a Mãe de Deus, todas as coisas são minhas. O próprio Deus é meu e para mim, pois Cristo é meu e tudo para mim.
– A mosca que pousa no mel não pode voar; a alma que fica presa ao sabor do prazer sente-se impedida em sua liberdade e contemplação.

– Por causa de prazeres passageiros, sofrem-se grandes tormentos eternos.

Siga o Jovens Católicos Oficial no Instagram Acessando Aqui!

Isso a gente recomenda:


Sobre Rodrigo de Sá

Carioca, nascido e criado no Rio de Janeiro. Católico Apostólico Romano desde sempre. Sou devoto de São Bento e ativo em movimentos da Igreja Católica desde a adolescência, fundei o site Jovens Católicos em 2016 com objetivo de mostrar tudo o que envolve as maravilhas da fé católica. Entre em Nossa Comunidade no Whatsapp Clicando Aqui!

Você pode curtir isso!

O papel de Santa Inês na Bíblia: Protetora dos inocentes e símbolo da pureza divina

Santa Inês e seu papel na bíblia, a protetora dos inocentes

O papel de Santa Inês na Bíblia Sagrada da Igreja Católica: Protetora dos inocentes e símbolo da pureza divina. Veja Aqui!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Medalhas de Nossa Senhora das Graças - Loja Jovens Católicos - Banner Pop-up