Como fazer promessa para Deus é uma declaração dizendo a Deus ou outra pessoa que fará ou não algo.
É importante que a lei moral seja seguida em qualquer evento, a seção “Vida em Cristo” do Catecismo da Igreja Católica, CCC, tem detalhamentos, mas os fiéis não são obrigados a manter promessas privadas para Deus que admitem mais de uma escolha autenticamente moral, particularmente se há fatores de estresse envolvidos de fato.
Uma promessa feita para Deus é equivalentemente um voto, e vinculada em consciência, segundo gravidade da promessa e intenção de obrigar-se sob pena de pecado. Promessas feitas para pessoas devem ser mantidas, e obrigam na justiça ou caridade, com maior ou menor gravidade, dependendo da capacidade de alguém para cumprir a promessa e o dano causado ao outro por não manter a palavra.
Como fazer Promessa e Votos
Como fazer promessa? Em muitas circunstâncias, o cristão é chamado a fazer promessas para Deus.
O Batismo e Confirmação, Matrimônio e Ordens Sagradas sempre envolvem promessas. Por devoção pessoal, o cristão pode também prometer a Deus esta ação, aquela oração, esmola, peregrinação e assim em diante.
Fidelidade para promessas feitas para Deus é um sinal de respeito devido à majestade divina e do amor para Deus fiel.
Um voto é uma promessa deliberada e gratuita feita para Deus em relação a um bem possível e melhor, que deve ser cumprido em razão da virtude da religião.
Um voto é um ato de devoção em que o cristão dedica a si para Deus ou promete a Ele alguma boa ação. Por cumprir os seus votos, ele entrega a Deus o que foi prometido e consagrado a Ele.
Atos dos Apóstolos mostra São Paulo preocupado a cumprir os votos que ele fez. A Igreja reconhece um valor exemplar nos votos para praticar os conselhos evangélicos.
A Mãe Igreja se alegra por ter nela muitos homens e mulheres que buscam mais de perto o despojamento do Salvador e manifestam com mais clareza, por assumir a pobreza com liberdade das crianças de Deus, e renunciando sua própria vontade, eles se submetem a homem por amor de Deus, indo assim além do que é de preceito em matéria de perfeição, de modo a conformar-se mais plenamente com Cristo obediente.
A Igreja pode, em certos casos, e por razões proporcionadas, dispensar dos votos e promessas.
Promessa na Bíblia Sagrada
Em Deuteronômio 1, “Sustenta-me, Ó Senhor, de acordo com as Tuas promessas…”, leva uma certa quantidade de ousadia mesmo para pedir a Deus para manter as promessas Dele, muito menos para reconhecer que Ele fez algo para as pessoas.
Muito do contentamento e descontentamento decorre do cumprimento ou rompimento das promessas.
Um juramento ou promessa é uma declaração que as pessoas vão manter uma promessa. Um voto é uma promessa solene, muitas vezes feita a Deus, pensada para enfatizar a seriedade da promessa, a intenção para cumpri-la.
Um contrato é um acordo que algo será feito ou entregue de maneira específica, geralmente em momento específico. Muitas vidas são cheias de promessas quebradas.
Assim, juramentos e contratos normalmente têm alguma penalidade específica legal ou remédio, se o ato prometido não for cumprido. Alguns indivíduos dependem das pessoas para manter as suas promessas.
Uma promessa é uma maneira de organizar o futuro. O passado já aconteceu. As pessoas não conseguem muda-lo. Mentir sobre o que aconteceu no passado é um mal que pode ser verificado contra os fatos. Mas o futuro ainda não aconteceu.
Agora as pessoas podem ser crentes que afirmam que confiam em Deus que não têm que “fazer” algo. Deixam apenas o que acontecer ser “vontade de Deus”.
E se desculpam dizendo que seguem “a vontade de Deus” onde quer que leve. Mas esta tese apenas contorna o significado total do que é para ser humano: ser capaz de atuar e tomar responsabilidade pelas próprias ações.
Na fórmula confessional, as pessoas firmemente “prometem” reparar os pecados. Sem esta promessa, as coisas estão paralisadas moralmente e sacramental.
Se uma promessa é quebrada, as pessoas não devem usar isso como desculpa para quebrar cada outra promessa.
Mas se enxergar-se constantemente quebrando promessas, solenes e comuns, estão se aproximando da condição do “amor livre”, o amor que liga a nada, a não ser a si mesmo.
Você pode Curtir isso:
- Santos da Igreja Católica mais populares em Portugal
- Porque devo benzer as imagens de Santos Católicos antes de colocar em casa
- Santos da Igreja Católica mais populares no Brasil
- Calendário completo com dia dos Santos Católicos
- Conheça São Drogo, o padroeiro das pessoas feias
Quais os Santos que os Católicos Mais Fazem Promessas no Brasil?
Promessa se mostra Ato de Religião, em que algum bem é oferecido a Deus ou para santos, promessa para santo, com foco em receber graças e favores. No Brasil, portanto, são os santos conhecidos por milagres:
- Nossa Senhora das Dores.
- Nossa Senhora Aparecida
- São Brás.
- Santa Edwiges.
- Santa Luzia.
- São Francisco de Assis.
- Nossa Senhora de Guadalupe.
- São Bento.
- Nossa Senhora de Lourdes.
- São Jorge.
- Santo Antônio.
- Santa Cecília.
- São Benedito.
- São Tomás de Aquino.
- São Marcos.
- São João Batista.
- Santa Rita de Cássia.
- Santo Expedito.
- São Judas Tadeu.
Foto de Saint John’s Seminary na Unsplash
Recomendado pelos Jovens Católicos:
- Siga o Perfil Oficial dos Jovens Católicos no Instagram Acessando Aqui!
- Conheça a loja oficial dos jovens católicos. Além de nos ajudar nessa obra de evangelização você adquire os mais lindos e descolados produtos católicos. Acesse a Loja Católica Aqui!
- Adquira nosso E-book (Livro Digital) de “Como Formar um Grupo Jovem Católico Completo”. Comprando esse livro digital, além de nos ajudar na obra de evangelização dos Jovens Católicos, você aprende como fundar, gerir e desenvolver um Grupo Jovem Católico na sua Paróquia. Clique Aqui e Adquira o Seu!