Primeira Comunhão Significado e Importância para os Católicos, com Quantos Anos de Catequese Precisa para Primeira Comunhão, Quando É Feita a Primeira Comunhão, o que É Preciso para Fazer, Primeira Comunhão Tem Padrinhos, Mensagem, Qual a Idade Ideal, o Certo É Primeira Comunhão ou Primeira Eucaristia

Primeira Comunhão ❤️ Significado e importância para católicos

Medalhas de São Bento Originais

A Primeira Comunhão é um dos 7 sacramentos da Igreja Católica. Enquanto recebendo a Eucaristia seja um sacramento a cada vez que é recebida na vida, os católicos celebram a primeira vez que isso acontece como parte de uma cerimônia especial e parte memorável e importante das suas vidas.

Primeira Eucaristia ou Primeira Comunhão se caracteriza ato religioso da fé católica em que se celebra a primeira vez que as crianças cristãs receberão o Corpo e Sangue de Jesus, portanto, sob a forma de pão e vinho.

Papa São Pio X, no fim do decreto, determina normas sobre a questão, “A idade da discrição tanto para a Confissão quanto para a Comunhão é aquela em que a criança começa a raciocinar, isto é, pelos 7 anos, às vezes mais, às vezes menos”.

Primeira Comunhão entre os 9 e 10 anos é dada, havendo prévia preparação, ou seja, a catequese, que geralmente corresponde a 2 ou 3 anos, 1 vez a cada semana.

O que o Catecismo Diz Sobre a Primeira Comunhão?

O Catecismo é sempre um grande lugar para começar quando aprendendo sobre algo na fé católica, e o Catecismo tem a dizer sobre a Primeira Comunhão, CCC 1244:
Primeira Santa Comunhão. Tendo se tornado um filho de Deus vestido com as vestes, o neófito é admitido ‘à ceia das bodas do Cordeiro’ e recebe o alimento da nova vida, o corpo e sangue de Cristo. As Igrejas Pascais mantêm uma viva consciência da unidade da iniciação cristã por dar a Sagrada Comunhão para todos os novos batizados e confirmados, mesmo crianças pequenas, recordando as palavras do Senhor: ‘Deixem as crianças virem a mim, não as impeçam’. A Igreja Latina, que reserva admissão para Sagrada Comunhão aos que atingiram a idade da razão, expressa orientação do Batismo para Eucaristia fazendo com que a criança recém-batizada seja levada ao altar para oração do Pai Nosso.

Então, como se pode ver, a Igreja Oriental e a Igreja Latina administram a Primeira Comunhão de maneira diferente. A Primeira Comunhão é um sacramento, mas sem entender o que é um sacramento, não pode realmente entender o significado da Primeira Comunhão. A definição de um sacramento, um sinal exterior instituído por Cristo e confiado à Igreja para dar graça.

Em relação à preparação para Primeira Eucaristia, deve ser oferecida a catequese eucarística para criança na idade específica, sendo dever dos padrinhos e pais procurar tal serviço de comunidade aos afilhados e filhos.

Banner Chaveiro da Medalha de São Miguel Arcanjo

De fato, a catequese eucarística, Primeira Comunhão e participação semanal posterior na mesa do Senhor se resumem direitos dos pequenos batizados. Há ainda catequeses elaboradas para adultos que querem completar iniciação, ou na fé cristã serem iniciados.

Prevê-se nesse caso processo catecumental, pelo qual o indivíduo que vai ser iniciado dos sacramentos todos, ele participa, de Iniciação Cristã, em Vigília Pascal.

Os interessados em informações de cursos de preparação, agendamento e documentos devem contatar a paróquia.

Primeira Eucaristia Significado e Importância para os Católicos
Primeira Eucaristia Significado e Importância para o catolicismo

Você pode curtir isso:

Preparação das Crianças para Primeira Eucaristia

Um dos 3 sacramentos que começam a vida cristã, o Sacramento da Eucaristia. Com Batismo e Crisma, dispõe o católico na comunhão plena de vida com Cristo e missão Dele.

Para despertar este sentimento nas crianças, o que é necessário? Muitos têm dúvidas sobre como preparar os pequenos à Primeira Comunhão, se tem necessidade dos padrinhos, por exemplo. Dicas importantes aqui:

  • De fato, os primeiros catequistas para a criança são os pais dela. Em casa, as crianças descobrirão a relevância da fé, e vontade para que esta fé seja alimentada ao participar ativamente na vida da Igreja. Catequistas ajudam os pais em educação religiosa dos pequenos.
  • Na realidade, quanto mais viver a dimensão da presença do amor do Senhor na mesa da casa, mais aprenderão as crianças esta dimensão sagrada do amor, então que se faz pão em altar da Igreja Católica.
  • Portanto, na catequese, os pequenos devem ser envolvidos em celebração da missa, assim criando amor às coisas do Senhor e casa de Deus.
  • Não existe necessidade de ter padrinhos para Primeira Comunhão. Padrinhos, nos Sacramentos da Iniciação Cristã, são necessários em Batismo e Crisma, como as pessoas que auxiliarão as crianças para viver fé e dar testemunho de Cristo. Nisso os padrinhos auxiliam, eles sendo ainda testemunhas de fé ao coração dos pequenos.
  • A boa preparação à Primeira Comunhão da criança fica em nelas despertar amor profundo para Cristo e Igreja, de modo que possam comungar a vida toda com idêntica alegria e emoção do dia da Primeira Comunhão, sem perder significado do Primeiro Amor, portanto.

Exigências para Primeira Comunhão

Há algumas coisas que são exigidas antes de receber comunhão, e isso realmente se aplicaria para toda vez que alguém recebe a Eucaristia, não apenas a primeira vez:

  • Deve ser católico batizado que preparou para o sacramento da Primeira Comunhão.
  • Deve estar em estado de graça. Isso quer dizer que não tem atualmente qualquer pecado mortal na alma. Se alguém cometeu um pecado mortal, pode ser perdoado através do sacramento da reconciliação, e então mais uma vez está no estado de graça. É o motivo de crianças receberem o sacramento da reconciliação antes do sacramento da Primeira Comunhão.
  • Deve jejuar ao menos 1 hora antes de receber a comunhão. Isso significa não comer nada por ao menos 1 hora antes da comunhão. Novamente, esta regra se aplica para toda vez que alguém recebe a comunhão.

Siga o Perfil Oficial do Jovens Católicos no Instagram Acessando Aqui!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Grupo do Jovens Católicos no Whatsapp