Qual significado da sagrada família para os membros da Igreja Católica

O que Representa a Sagrada Família ❤️ para os Católicos do Mundo

Banner dos Santos Terços Católicos

Geralmente a Festa da Sagrada Família tem celebração no domingo seguinte ao Natal, no ano de 2023, será dia 31 de dezembro. MetropolitanMuseumofArt em Nova York abriga um belo tríptico da Sagrada Família chamado de MérodeAltarpiece, pintado por Robert Campin.

Esta obra-prima artística captura quem é o cristão ao examinar a vida da Sagrada Família e eventos extraordinários ao redor da vida deles e chamado de Deus. Tendo um vislumbre daquele lar de Nazaré, onde Cristo criança cresceu em idade e sabedoria para os anos adultos Dele, é possível ver como a Sagrada Família informa a vida familiar no terceiro milênio.

Nas histórias bíblicas de Jesus, Maria e José, vê-se um exemplo de vida virtuosa deles.

Eles Seguem a Orientação de Deus

As Escrituras retratam o início da vida da Sagrada Família conforme Deus os chama para uma missão especial. Com o anjo Gabriel, os fiéis saúdam Maria e aprendem do chamado dela para se tornar Mãe de Deus.

A introdução para São José consiste dele decidindo a se divorciar de Maria em silêncio, acreditando que ela trouxe a ele e família desonra e vergonha.

Mas um anjo convida José a mudar sua opinião e levar Maria para casa dele, para se tornar o guardião de Maria e Jesus, o marido de Maria e pai adotivo de Jesus.

Naquela casa em Nazaré, vê-se um casal que mostra uma abertura para permitir Deus a orientar a vida deles juntos.

Maria com certeza tinha outros planos para a vida dela; como muitos acreditam, ela fez voto de virgindade muito jovem, portanto, tornar-se uma mãe física era algo que ela não esperava.

Porém, ela ouviu o convite de Deus, e sabia que os planos Dele eram melhores para vida dela; assim, ela deu o “sim” dela para Deus.

São José abre seu coração para o mensageiro enviado por Deus e leva Maria para casa dele. Esta não seria a primeira ou última vez que São José seguiu a orientação de Deus na vida dele, conforme ele protegeu a Sagrada Família.

Depois do nascimento de Jesus em Belém, eles seguem a orientação do anjo para fugir para Egito em busca de segurança e esperam ali até outra mensagem angélica os conduzindo de volta para casa.

A Sagrada Família é um grande exemplo para as famílias em qualquer lugar para sempre ser aberto à vontade de Deus e para sempre ouvir ao que Deus fala.

Ele pode falar a vontade Dele na oração ou através de outra pessoa. Pela oração dos fiéis e discernimento, podem também seguir a orientação de Deus para a própria vida.

Aprenda como formar um grupo jovem na igreja católica

Você pode Curtir isso:

Professor da Virtude

O lar deve ser o lugar principal da catequese. Infelizmente, muitas famílias hoje permitem que a Igreja cumpra este papel, sozinha. A casa de Nazaré, além da sinagoga local, teria sido o lugar de instrução para Cristo Criança.

A Sagrada Família ensinou Jesus a como ler, e no início do ministério público Dele, Jesus leria a partir do pergaminho e declararia a passagem a ser cumprida nos ouvidos deles (Lucas 4:21).

Maria e José teriam ensinado o Cristo Criança a como rezar, especialmente o Shemá, e anos depois, Jesus ensinaria os discípulos Dele a como rezar com o Pai Nosso.

José teria passado seu ofício ao filho, que mais tarde morreria na madeira de uma cruz. Jesus tinha grande preocupação pelos pobres e marginalizados.

No lar de Nazaré, Ele aprendeu a generosidade e bondade. O lar de Nazaré lembra os fiéis que famílias têm a responsabilidade de ensinar seus filhos a Fé e modelar as virtudes.

Jesus tinha os pais mais excelentes; Maria sem pecado e José é descrito como um homem justo e prudente. Pais hoje podem aprender a partir de José e Maria sobre como ensinar seus filhos.

Devoção dos Católicos para Sagrada Família

A devoção para Sagrada Família de Nazaré surge em tempos quando a família se torna enfraquecida, por causa de pressões políticas e sociais.

No período medieval, Jean Gerson, teólogo do Concílio de Constança (1414-18), encorajou a devoção para Sagrada Família, e Papa Leão XIII disse que imitação da Sagrada Família seria como um meio de revitalizar e fortalecer a vida da família.

No terceiro milênio a instituição da família uma vez mais sofre ataques politicamente e socialmente. Talvez agora seja a hora para cada um bater na porta da casa da Sagrada Família em Nazaré e deixar de ser um espectador espiando para tornar-se hóspede na casa deles.

Deles se aprenderá muitas virtudes para vida familiar cristã, e através da inspiração deles, pratica-las na própria casa e entre as próprias famílias católicas.

Oração da Sagrada Família

Ó Jesus, Verbo feito carne, salvador do mundo, a Tua vida é para nós um exemplo de total dedicação ao Teu Pai e à obra que Ele confiou a Ti. Ajude-nos a viver plenamente a nossa consagração religiosa, para dedicar-nos completamente para Tua missão salvífica ao povo de Deus.
Maria, Mãe de Deus, obtenha para nós a graça da união íntima com Teu Divino Filho e Nele e através Dele com o Pai e Espírito Santo.
São José, guardião da Sagrada Família, ensine-nos a viver uma vida de oração, trabalho, e abnegação, que nós possamos nos tornar os mais dóceis instrumentos da vontade de Deus.
Jesus, Maria, José, inspire-nos a viver nossa vida de comunidade, que nós possamos ser um sinal para os outros que Cristo veio, que nossa esperança é centrada Nele, e que nós buscamos a glória da ressurreição.
Ó Sagrada Família, abençoe e proteja todas as famílias do mundo; proteja sua união, fidelidade, integridade e dignidade. Capacite-os a viver segundo a lei de Deus que possam cumprir sua sublime vocação. Possam suas vidas ser reflexo das Tuas e possam aproveitar da Tua presença para sempre no céu. Amém.

O que o Papa Francisco Fala Sobre a Sagrada Família?

O Papa Francisco falou em 26 de dezembro de 2021:
“Queridos irmãos e irmãs, buongiorno! Hoje nós celebramos a Festa da Sagrada Família de Nazaré. Deus escolheu uma família humilde e simples para vir ao nosso meio. Contemplemos maravilhados a beleza deste mistério, também destacando 2 aspectos concretos para nossas famílias. O primeiro: a família é a história da qual nós originamos. O segundo aspecto: nós aprendemos como ser uma família, a cada dia”.

Siga o Jovens Católicos Oficial no Instagram Acessando Aqui!


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Grupo do Jovens Católicos no Whatsapp