Dízimo é uma dádiva muito importante para a Igreja. Ainda, pode por vezes ser um tema delicado. Afinal, pode ser desconfortável, e talvez até confuso, quando percebe que tem que dar uma porção do dinheiro suado regularmente. Nesse artigo vamos falar sobre a atitude de ser dizimista 2023, quais vantagens, o que diz a bíblia sagrada…
O que é Dízimo e Dizimista 2023?
A palavra dízimo vem de uma palavra antiga inglesa “uma décima parte”. No primeiro livro da Bíblia, são lidas as palavras de Jacó: “Esta pedra que erigi como coluna sagrada será a casa de Deus. De tudo oque você me der, sem falta lhe devolverei a décima parte.”.
E também, em Levítico 27:30-32: “Todos os dízimos da terra – seja dos cereais, seja das frutas – pertencem ao Senhor; são consagrados ao Senhor. Se um homem desejar resgatar parte do seu dízimo, terá que acrescentar um quinto ao seu valor. O dízimo dos seus rebanhos, um de cada dez animais que passem debaixo da vara do pastor, será consagrado ao Senhor.”.
Tradicionalmente, dá-se 10 por cento da própria renda para a Igreja. Não há uma porcentagem específica da própria riqueza que as pessoas são obrigadas a dar.
O Catecismo da Igreja Católica afirma no parágrafo 2449 que a Igreja fala sobre dízimo como uma questão da Antiga Aliança. Assim, não está vinculando as pessoas na Nova Aliança. Porém, são ainda chamadas para viver pelo amor.
Se não é uma questão de colocar alimento na mesa, então 10% é uma boa porcentagem para dízimo. O que é importante é que os católicos ofereçam o que são capazes e ofereçam do coração.
Isso lembra os fiéis que tudo que têm é dado de Deus. No final da vida, serão chamados a prestar contas de como gastaram o próprio tesouro.
Você pode curtir isso:
- Pastoral do Dízimo, o que é, qual importância, CNBB…
- Qual a diferença do dízimo para oferta? Veja!
- Como organizar a vida financeira se baseando na palavra de Deus
- Como organizar amigo secreto entre os jovens católicos da sua igreja
- Caridade significado bíblico e importância para o católico
12 Vantagens para Ser Dizimista em 2023 na sua Paróquia
Além do fato que o católico está seguindo a vontade de Deus e oferecendo para Igreja os recursos que precisa para realizar a obra de Jesus Cristo na Terra, aqueles que adotam o dízimo relatam que esta abordagem traz muitos benefícios.
A satisfação que vem de compartilhar com gratidão as bênçãos é tremenda, ao ser dizimista.
São as 12 vantagens de ser dizimista na paróquia em 2023:
- Quando analisa bem os gastos e planeja priorizar Deus no orçamento, rapidamente começa a perceber a diferença entre o que precisa e o que deseja.
- Começa a eliminar a confusão interminável de desejos materiais da própria vida e começa a apreciar mais plenamente as muitas bênçãos que já tem.
- Percebe que comercialismo funciona para convencer as pessoas que nunca têm o suficiente das coisas corretas, mesmo embora Deus já abençoou cada um com tudo que precisa.
- Deixa de ser “consumido pelo consumismo” e “possuído pelas próprias posses” e começa a diminuir o ritmo e priorizar não apenas como gasta o dinheiro, mas também como gasta o tempo.
- Uma vez que parar de tentar satisfazer a si com posses materiais e gasto, pode mesmo perceber que gosta de prazeres simples de maneira mais plena, especialmente tempo para aprofundar a relação com Deus, com pessoas amadas e com a comunidade.
- Aqueles que dão o dízimo muitas vezes notam que a prática traz mais alegria, mais paz, mais contentamento e mais equilíbrio para suas vidas.
- A doação glorifica a Deus. E não apenas atende as necessidades dos outros, mas também faz com que destinatários deem graças. (2 Coríntios 9:12-13)
- Doação fortalece a própria fé. Doação sacrificial cria uma dependência maior em Deus e leva as pessoas para um relacionamento mais íntimo com Ele. É a fé em ação.
- Dízimo desenvolve caráter. O caráter dos fiéis se torna centrado em Deus. (Filipenses 2:3-4; 1 Timóteo 6:18-19)
- Alegre, não relutante. “Cada um contribua segundo propôs no seu coração; não com tristeza, ou por necessidade; porque Deus ama ao que dá com alegria.” (2 Coríntios 9:7)
- Quanto ao Senhor, não aos homens. Jesus disse que as pessoas não têm recompensa quando dão esmola para serem percebidos e honrados pelos homens (Mateus 6:1-4). Os fiéis não devem dar pelo que os outros vão pensar, mas porque isso honra ao Senhor.
- Motivados por amor. “E ainda que distribuísse toda a minha fortuna para sustento dos pobres, e ainda que entregasse o meu corpo para ser queimado, e não tivesse amor, nada disso me aproveitaria.”. (1 Coríntios 13:3). A doação bíblica é uma manifestação de sinceridade do amor por Deus e outros. (2 Coríntios 8:8)
Dízimo e Paróquia em 2023
Primeiro, começar com a igreja local. O Catecismo Católico diz no parágrafo 2179, “Uma paróquia é uma comunidade definida de fiéis cristãos estabelecida de forma estável na igreja particular… é o lugar onde todos os fiéis podem se reunir para a celebração de domingo da Eucaristia. A paróquia inicia o povo cristão na expressão ordinária da vida litúrgica… ensina a doutrina de salvação de Cristo; pratica a caridade do Senhor em boas obras e amor fraterno”.
Se cada paroquiano dizimasse para sua paróquia, há uma boa chance que as paróquias não estariam sofrendo financeiramente. Não é que todo o dízimo precise ir para a paróquia.
Se gostaria de oferecer uma porção do dízimo para outros, considerar coisas que acredita e que estão fazendo autenticamente a obra de Deus. Procurar por organizações que tiveram impacto significativo na própria vida espiritual.
Siga Jovens Católicos no Instagram Acessando Aqui!