Dizimo e Oferta

Dízimo e Oferta ❤️ diferença, significado de cada um

Medalhas de São Bento Originais

Os católicos são convidados pela Igreja a ofertarem o dízimo, mesmo os jovens que recebem o chamado a fazer a própria doação. A dúvida de várias pessoas é que na condição de já ser dizimista, ou se é pedido o dízimo pela Igreja Católica, qual a razão de recolher ainda a doação na hora de apresentar as Ofertas na Missa.

O ato de ser dizimista representa comprometida contribuição junto à comunidade que necessita acontecer de forma periódica, geralmente, uma vez mensalmente, segundo condições do fiel.

Trata-se do exercício da partilha e doação, quando o cristão aparece disponível ao cuidado de dimensões social, religiosa, missionária.

No caso da Oferta, trata-se de algo dado além de dízimo, a entrega descompromissada que se pode fazer para toda Igreja, sem de modo necessário apresentar periodicidade, quando se fala em dizimo e oferta.

A Oferta, além de contribuição financeira, pode ainda ser realizada através da doação dos materiais, alimentos, roupa, e mais.

Uma doação a mais que se pode de modo espontâneo fazer a ajudar certa igreja, e mesmo irmãos que mais precisam, frequentadores da comunidade.

Ofertas e a Coleta na Missa

Ofertório se caracteriza propício momento para os fiéis poderem demonstrar o próprio comprometimento e participação, já que são apresentados os frutos do próprio trabalho.

O povo, antigamente, levava o vinho e pão da sua casa. Atualmente, uma das formas para apresentação dos frutos do trabalho se caracteriza tal oferta em dinheiro.

Assim, há oportunidade da união da oferta de si, sacrifício de si para oferta, e sacrifício de Jesus que dá para pessoas corpo e sangue, em estudo sobre dízimo e oferta.

Onde o Dízimo está no Novo e Velho Testamento da Bíblia

São várias passagens da Bíblia que falam do Dízimo, em palavra de dizimo e oferta. Pela Sua Palavra, Deus convida a todos, para confiar Nele, o Senhor de tudo.

Dizimo e Oferta no novo testamento
Onde está Dizimo e Oferta na Bíblia Católica

Para ser agradecido, pois Ele é a fonte do bem. Para colaboração com Ele em instaurar sociedade nova, onde exista comunhão e partilha dos bens, e em que não existam necessitados.

Em alguns textos, em palavra de dizimo e oferta, se pode notar tal divina proposta. Como exemplos, são citadas aqui algumas passagens bíblicas, em estudo sobre dizimo e oferta.

Inicialmente, nota-se que patriarcas de Israel entendiam como reconhecer dons de Deus e se mostravam gratos, a oferecer-Lhe décima parte em relação a tudo que tinham:
– “Abraão deu ao Senhor a décima parte de tudo”, Gen. 14,20.

Banner Terço de São Bento Original

E Jacó falou:
– “Eu te darei a décima parte de tudo o que me deres”, Gen. 28,22.

Pelo profeta Malaquias, é reclamado por Javé a oferta de dízimo do povo, e propõe ousadamente a fazer experiência de dízimo, sendo sinal da confiança em graças que apenas ele, Javé, pode conferir. Javé diz:
– “Vocês perguntam: Em que te enganamos? No dízimo e na contribuição. Vocês estão ameaçados de maldição, e mesmo assim estão me enganando, vocês e a nação inteira! Tragam o dízimo completo para o cofre do Templo, para que haja alimento em meu Templo. Façam essa experiência comigo. Vocês hão de ver, então, que abrirei as comportas do céu, e derramarei sobre vocês as minhas bênçãos de fartura”, Ml 3,8-10.

Quantidade de Oferecimento do Dízimo

É dever ofertar para Deus o que indicar o próprio coração, e o que for falado pela consciência. É escrito pelo Apóstolo Paulo:
– “Dê cada um conforme o impulso de seu coração, sem tristeza nem constrangimento. Deus ama a quem dá com alegria”, 2 Cor 9,7.

Deus deseja que as pessoas ofertem o dízimo com liberdade e alegria. Mesmo que o termo dízimo signifique a décima parte, ou a quantidade de dez por cento, cada indivíduo de forma livre deve apontar.

Dizimo na bíblia
Dizimo e Oferta são atos de fé que Deus sempre proverá.

Isso de acordo com impulsos do próprio coração, sem constrangimento e sem tristeza, o percentual dos seus ganhos que deve ser destinado para dízimo a seguir para comunidade que participa.

Mas, a experiência tem apontado que as pessoas que com confiança em promessas divinas, escolheram por dízimo integral.

Ou seja, por ofertar 10% da totalidade do que ganham, não tiveram arrependimento de fazê-lo e nem perceberam ausência nos próprios orçamentos.

Do contrário, a sensação é de ser mais abençoado que anteriormente, quando a contribuição se resumia inferior de modo proporcional.

Existem vários dizimistas que testemunham isso, que quanto mais é oferecido do dízimo, mais ganha-se.

Porque o dízimo se caracteriza ação de fé em Deus, Ele não deixa na mão as pessoas que confiam Nele. De todo modo, cada dizimista deve sentir a liberdade fronte a Deus para estabelecer percentual que vai contribuir.

Dizimista não deve ter preocupação com o que sai do bolso, se é bastante ou pouco dinheiro, porém, o que sai do próprio coração, se é muito amor ou pouco para comunidade e Deus.

Vale lembrar que o ato de ofertar e ser dizimista faz parte das atitudes de um Católico Orante com fé.

Isso a gente recomenda:


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Grupo do Jovens Católicos no Whatsapp