A Jornada Mundial da Juventude, JMJ, é um evento para os jovens organizado pela Igreja Católica. A próxima JMJ 2019 será realizada no Panamá.
JMJ foi iniciada pelo Papa João Paulo II em 1985. Seu conceito foi influenciado pelo Movimento Oásis que tem existido na Polônia desde os anos 1960, onde durante os acampamentos de verão, os jovens adultos católicos em 13 dias de acampamento celebraram um “dia de comunidade”.
Para esta primeira celebração de JMJ em 1986, os bispos foram convidados a agendar um evento de juventude anual a ser realizado a cada Domingo de Ramos em suas dioceses.
É celebrado em nível diocesano anualmente, e em nível internacional a cada 2 a 3 anos em diferentes locais.
A missa de encerramento de JMJ 1995 nas Filipinas determinou um recorde mundial para o maior número de pessoas reunidas para um único evento religioso com 5 milhões de participantes, um recorde vencido quando 6 milhões participaram de uma missa celebrada pelo Papa Francisco nas Filipinas, 20 anos mais tarde em 2015.
Processo Tradicional da JMJ 2019
JMJ é comumente celebrada em uma forma similar a muitos eventos. O tema tradicional mais enfatizado e conhecido é a unidade e presença de várias culturas diferentes.
As bandeiras e outras declarações nacionais são mostradas entre, principalmente pessoas jovens para mostrar seu comparecimento nos eventos e proclamar seus próprios temas do Catolicismo.
O mesmo é geralmente feito através de salmos e cantos de outras músicas nacionais envolvendo um tema católico.
Ao longo do curso de eventos principais ocorrendo, os objetos nacionais são comercializados como souvenirs a outras pessoas de diferentes países do mundo.
Uma unidade de admissão entre as pessoas é também comum, com todas as culturas diferentes se unindo para apreciar uma a outra.
Outras tradições amplamente reconhecidas incluem a aparição pública do Papa, começando com sua chegada ao redor da cidade no papamóvel, e então com sua missa final realizada no evento.
Um festival em Sydney, 2008, registrou uma distância estimada de caminhada de 10 km, já que as estradas e outros sistemas de transporte público estavam fechados.
O Papa Bento XVI criticou a tendência a ver JMJ como um tipo de festival de rock. Ele salientou que o evento não deve ser considerado uma “variante da cultura jovem moderna”, mas como a realização de um “caminho longo interior e exterior”.
Desde o ano de 2002, JMJ tem sido realizada a cada 3 anos. Após o evento de 2011, a próxima JMJ foi agendada um ano antes que o usual, em 2013, no Rio de Janeiro, Brasil, para evitar qualquer conflito com a Copa do Mundo de 2014 sendo realizada em 12 diferentes cidades pelo Brasil e Olimpíadas de 2016 sendo realizada no Rio de Janeiro.
Em relação a 2019, na Missa de Encerramento para JMJ 2016 em Cracóvia, uma das frases do Papa Francisco teve como anuncio que a cidade do Panamá será lugar para JMJ 2019.
Origem da Jornada Mundial da Juventude – JMJ 2019
Diante da JMJ 2019 muitos se perguntam sobre a origem. Entre os anos de 1983 e 1984, na ocasião do 1950° aniversário da Ressurreição de Jesus, houve realização do Ano Santo da Redenção, em Roma.
E no programa ocorreu inserção do Jubileu Internacional da Juventude com proximidade do Domingo de Ramos, na ocasião foram acolhidos 300 mil jovens de várias partes do planeta, pelas aproximadamente 6 mil famílias romanas.
E assim, o Papa João Paulo II concedeu uma cruz em madeira ao simbolismo para jovens “como símbolo de amor de Cristo pela humanidade, e anunciem a todos que somente na morte e ressurreição de Cristo podemos encontrar a salvação e redenção”.
A partir daí, a peregrina cruz, tem participação nas vigílias internacionais e fez visita em dezenas de nações nos continentes todos, nas Jornadas totais.
Foi proclamado 1985, o Ano Internacional da Juventude. E João Paulo II teve chance da repetição da experiência do ano antecedente, a promover encontro novo, que ele denominou de trezentos e cinqüenta jovens, mais uma vez em Domingo de Ramos.
Ali, o Papa determinou de modo oficial a Jornada Mundial da Juventude, sendo a idéia inicial de ter comemoração de forma anual somente uma semana anteriormente à Páscoa.
Mas, a instituição oficial da Jornada Mundial da Juventude por Papa João Paulo II apenas aconteceria na data 20 de dezembro de 1985, e a primeira JMJ aconteceria em 1986, Domingo de Ramos.
A partir disso, passou a ser planejada a cada 2 anos, de regra geral. E cada evento é planejado nas várias cidades do planeta.
E então, o responsável por organizar e coordenar as JMJ, o departamento do Vaticano, se caracteriza o Pontifício Conselho para os Leigos, em que “Seção Juventude” foi gerado a esta finalidade no ano de 1985.
Papa João Paulo II
João Paulo II, que nasceu em 1920 e faleceu em 2005, serviu como Papa da Igreja Católica e soberano da Cidade do Vaticano de 1978 a 2005. Ele é chamado de Santo João Paulo o Grande por alguns católicos.
Ele foi um dos líderes mundiais mais viajados na história, visitando 129 países durante seu pontificado. Como parte de sua ênfase especial na chamada universal para santidade, ele beatificou 1340 pessoas e canonizou 483 santos, mais do que a contagem combinada de seus antecessores durante os 5 séculos anteriores.
Um objetivo chave do papado de João Paulo foi transformar e reposicionar a Igreja Católica. Seu desejo era “colocar sua Igreja no coração de uma nova aliança religiosa que uniria judeus, muçulmanos e cristãos em uma armada grande religiosa”.
Quando ele se tornou Papa em 1978 aos 58 anos de idade, João Paulo II era um ávido homem do esporte. Ele era extremamente saudável e ativo, andando nos jardins do Vaticano, treinando peso, nadando e caminhando nas montanhas. Ele era apaixonado por futebol.
E foi considerado um conservador na doutrina e questões relacionadas à reprodução sexual humana e ordenação das mulheres.
Enquanto ele estava visitando os Estados Unidos em 1977, o ano antes de se tornar Papa, ele disse: “Toda vida humana, dos momentos da concepção e através dos estágios todos subseqüentes, é sagrada”.
Após mais de 25 anos como Papa, 2 tentativas de assassinato, uma que o feriu gravemente, e temores de câncer, a saúde física de João Paulo declinou.
Em 2001, ele foi diagnosticado sofrendo de doença de Parkinson. Apesar da dificuldade em falar mais do que algumas sentenças de uma vez, problema em escutar, e osteoartrose severa, ele continuou a fazer tour pelo mundo embora raramente caminhando em público.
Como Papa, João Paulo II escreveu 14 encíclicas papais e ensinou sobre sexualidade no que é referido como “Teologia do Corpo”. Alguns elementos chaves de sua estratégia para “reposicionar a Igreja Católica” foram encíclicas como Ecclesia de Eucharistia, Reconciliatio et paenitentia, e Redemptoris Mater.
As Pré-Jornadas antes da JMJ 2019
O público anseia pela JMJ 2019, mas a Pré-Jornada abrange os eventos anteriores todos para uma Jornada Mundial da Juventude, sendo o foco de preparar espiritualmente para o evento.
– Inicialmente, as peregrinações do Ícone de Nossa Senhora e da Cruz, que são símbolos das jornadas, por arquidioceses e dioceses da nação, a atender às áreas todas até alcançar a cidade-sede em últimos dias anteriormente à semana da Jornada Mundial da Juventude.
No país, para a JMJ-Rio2013, tais peregrinações apresentaram a denominação “Bote Fé Brasil”.
– E em segundo lugar, “Dias nas Dioceses”, portanto, anteriores dias para evento em que os jovens estrangeiros permanecem nas demais cidades da nação anfitriã com foco a conhecer regionais culturas e rezar com tal comunidade.
A ideia sobre Dias nas Dioceses apareceu com JMJ de Paris, no ano de 1997, e possui caráter opcional em jornada, no entanto, contribui para evangelização de jovens. Para o Brasil, em função de JMJ-Rio2013, tais dias carregaram o nome de “Semana Missionária” por causa do viés da missão, em que o jovem faz contribuição em evangelização de juventude.
Assuntos católicos relacionados
- JMJ 2027 em Seul é lançada na Catedral de Myeongdong
- Aprenda como ganhar dinheiro para ir na próxima JMJ
- Saiba o que levar na mala quando for viajar para JMJ da igreja católica
- Saiba como foi a JMJ 2023 em Lisboa
- Saiba como foi a JMJ 2013 no Rio de Janeiro
Números da Jornada Mundial da Juventude – JMJ
Na seqüência as informações sobre a JMJ, um dia quando os adultos e jovens católicos entre as idades de 16 a 35 se reúnem para celebrar sua fé. De 22 a 27 de janeiro de 2019 acontecerá a JMJ 2019 que está agendada a ser realizada na Cidade do Panamá, Panamá.
Os participantes passam tempo visitando o país anfitrião, realizando serviço da comunidade, visitando dioceses, e participando em eventos festivais. A Missa Papal é realizada no domingo de encerramento do evento.
- 1986 – Roma, Itália
- 1987 – Buenos Aires, Argentina
- 1989 – Santiago de Compostela, Espanha
- 1991 – Czestochowa, Polônia
- 1993 – Denver, Colorado
- 14 a 16 de janeiro de 1995 – Manila, Filipinas. Foram 450.000 participantes, até 5 milhões participaram da missa. O Papa teve que usar um helicóptero para chegar ao palco.
- 21 a 24 de agosto de 1997 – Paris, França. Mais de 500.000 participantes. Mais de 1 milhão participou da missa em Longchamps Race Track. O Papa na missa: “há mais para vida do que filmes e música pop”.
- 15 a 20 de agosto de 2000 – Roma, Itália. Mais de 2 milhões de participantes. Apresentou concertos e serviços de oração.
- 23 a 28 de julho de 2002 – Toronto, Canadá. 800.000 participaram da missa dirigida pelo Papa.
- 16 a 21 de agosto de 2005 – Colônia, Alemanha. Foram 400.000 participantes.
- 15 a 20 de julho de 2008 – Sydney, Austrália. O Papa Bento XVI faz sua primeira viagem à Austrália para a Missa final na reunião. 500.000 participaram.
- 16 a 21 de agosto de 2011 – Madri, Espanha. De 1.400.000 a 2.000.000 de participantes.
- 23 a 28 de julho de 2013 – Rio de Janeiro, Brasil. 3 milhões participaram da Missa Final.
- 25 a 31 de julho de 2016 – Cracóvia, Polônia. 2.5 a 3 milhões participaram da Missa Final.
Onde fazer as inscrições para participar da JMJ 2019?
Para fazer a inscrição e participar da JMJ 2019 no Panamá, acesse esse link – https://www.jmj2019.com.br/inscricoes
JMJ 2019 Pacotes de viagem
Através desse link você consegue comprar Pacotes de viagem para JMJ 2019 no Panamá – https://www.jmj2019.com.br/pacotes-jmj-2019
Recomendado pelos Jovens Católicos:
- Siga o perfil dos Jovens Católicos no Instagram
- Conheça nossos produtos na loja oficial dos Jovens Católicos
- Conheça nosso E-book que ensina formar um grupo jovem na sua igreja
3 Comentários
Pingback: JMJ 2019 - Lançamento do Hino da Jornada Mundial da Juventude
Pingback: Corpus Christi e a Jornada Mundial da Juventude - JMJ 2013
Pingback: JMJ 2022 Lisboa - Tudo sobre Jornada Mundial da Juventude 2022 🥇