Surgia a Pastoral Familiar da exigência de atuar a Igreja com famílias, por causa de profundas, amplas, e rápidas transformações da cultura e sociedade, colocando em questão tal instituição que é cerne para sociedade.
De fato, sempre foi a família de importância gigante à Igreja, já que por meio da família que o homem inicia a própria vida, compõe sua base.
De 26 de setembro para 25 de outubro, em 1980, aconteceu o sínodo dos bispos em Roma, acerca da função da família cristã no planeta atual, a resultar em Exortação Apostólica FamiliarisConsortio do Papa São João Paulo II.
Tendo de base nessa encíclica, foi publicado por CNBB, documento 65, portanto, A Pastoral Familiar no Brasil, servindo de subsídio a implantar Pastoral Familiar pelas paróquias. A missão da Pastoral Familiar é ser acolhedora, misericordiosa, defensora dos valores cristãos e da vida, integrada, formadora das igrejas domésticas e comunidades de amor, valorizadora de sacramento do matrimônio.
É direcionada a todas as famílias e pessoas, para auxílio e serviço, famílias desestruturadas, bem constituídas, famílias na situação da miséria, futuras famílias, discriminadas, distanciadas da vida da Igreja, de mães e pais solteiros, de migrantes, pessoas divorciadas, sem família, viúvos, e para qualquer situação familiar que precise de acolhimento, auxílio.
Serviço e Missão da Pastoral Familiar
Pastoral Familiar representa serviço que acontece na Igreja e junto à Igreja, organizadamente, de modo planejado, por meio dos agentes específicos, com foco em apoio da família da perspectiva de realidade encontrada, com metodologia própria, assim podendo viver e existir maneira digna, fixar relacionamentos e compor gerações novas segundo plano do Senhor.
De fato, abrange as famílias todas, independente do tipo de situação familiar, focando em promover inclusão, sem contar resgatar dignidade e valores do indivíduo.
Poderá a Pastoral Familiar favorecer para que seja a família local de realização dos seres humanos, da santificação em experiência de maternidade, paternidade e filiação e da contínua educação e permanente de fé. Portanto, a família deve ser auxiliada pela intensa Pastoral Familiar e também vigorosa.
É missão evangelizadora da Pastoral de defender e promover indivíduo nas etapas todas e circunstâncias da vida, e ainda defesa de valor cristão ao matrimônio e relações familiares e pessoais.
Assim, para tal, é necessária a promoção de articulações na Igreja e fora, na defesa da vida nas suas etapas todas e também orientar e dinamizar ações favorecendo a família.
São 4 principais metas da Pastoral Familiar:
- Tornar a família comunidade cristã.
- Tornar a família santuário de vida.
- Resgate à família do seu valor justo da célula vital e primeira da sociedade.
- Fazer da família Igreja doméstica e missionária.
Sendo os objetivos, acolher a família toda da realidade encontrada, formar qualificados agentes, laços familiares devem ser santificados, promoção da missão em família, apoio da família em seu papel educador, articular trabalho conjuntamente a mais pastorais e movimentos eclesiais, valorizar datas civis e tempos litúrgicos, determinar articulações ainda com forças fora da Igreja.
E para atingir propostos objetivos, houve instituição de Comissão Nacional da Pastoral Familiar, CNPF, formada por bispo presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Vida e Família, assessor nacional, bispos conselheiros, assessores e casais representantes da Pastoral Familiar em 17 Regionais da CNBB e por representantes nacionais de movimentos eclesiais, serviços familiares e institutos, casal coordenador e por bispos.
Como Ser Voluntário da Pastoral Familiar?
Qualquer indivíduo pode participar da pastoral na diocese ou paróquia dele, sendo suficiente a verificação das várias pastorais que existem na comunidade de fé, e notar quais os dons que têm, dispondo-os a serviço de Deus.
Oração da Família – São João Paulo II
Ó Deus, de que procede toda paternidade no céu e na terra, pai, que és Amor e Vida, faz que cada família humana sobre a terra se converta, por meio de Teu Filho, Jesus Cristo “nascido de Mulher”, e mediante o Espírito Santo, fonte de caridade divina, em verdadeiro santuário da vida e do amor para as gerações que se renovam.
Faz que Tua graça guie os pensamentos e as obras dos esposos para o bem de suas famílias e de todas as famílias do mundo. Faz que as jovens gerações encontrem na família um forte apoio para humanidade, seu crescimento, na verdade, e no amor.
Faz que o amor, reafirmado pela graça do sacramento do matrimônio, revele-se mais forte que qualquer debilidade e qualquer crise, pelas quais às vezes passam nossas famílias.
Faz, finalmente, pedimos a Ti por intercessão da Sagrada Família de Nazaré, que a Igreja em todas as nações da Terra possa cumprir frutiferamente sua missão na família e por meio da família. Tu que és a Vida, a Verdade e o Amor, na unidade do Espírito Santo. Amém!
Assuntos católicos relacionados
- Significado da CNBB para Igreja católica
- Missão da Pastoral da Juventude dentro e fora da igreja
- Importância da Pastoral do Dízimo para Igreja
- O que é a PASCOM e qual sua importância nas paróquias
- Trabalho do ECC, Encontro de Casais com Cristo, e sua importância
- Ação do Padre Julio Lancellotti com a Pastoral do Povo de Rua
- Importância para os jovens da Pastoral do Esporte
Frases da Pastoral Familiar
- A família é uma comunidade íntima de vida e de amor, querida pelo próprio Deus.
- Deus que chamou os esposos “ao” Matrimônio, continua chamá-los “no” Matrimônio.
Recomendado pelos Jovens Católicos:
- Siga o perfil dos Jovens Católicos Oficial no Instagram
- Conheça a loja oficial da Juventude Católica do Brasil
- Aprenda, passo a passo, como formar um grupo de jovens católicos na igreja