Nossa Senhora de Copacabana é a Santa padroeira da Bolívia. Ela é venerada na Bolívia durante o dia de festa de 2 de fevereiro, o dia da Purificação de Maria, ou festa da Virgen de laCandelaria. Ela é também venerada em 5 de agosto com sua própria liturgia e celebração popular.
Copacabana é uma cidade boliviana localizada em uma península na margem sudeste do Lago Titicaca. Fica perto de Isladel Sol e Isla de la Luna, ilhas sagradas para aimarás e quéchuas.
Imagem da Virgem
Francisco Tito Yupanqui, um escultor amador, decidiu criar uma imagem da Madona, acreditando que influenciaria o povo local. Usando barro, Francisco criou a imagem da Virgem. A escultura foi colocada ao lado do altar pelo Padre, chamado Antonio de Almedio.
Depois que Padre Antonio deixou Copacabana, um novo Padre, Antonio Montoro, assumiu. Infeliz com o aspecto grosseiro e desproporcional da escultura, ele ordenou retira-la do altar e ser colocada em canto da sacristia.
Francisco Tito foi humilhado por este revés. Aconselhado pelos parentes, foi para Potosi, que tinha excelentes professores de escultura de imagem sagrada. Com esta habilidade, ele resolveu criar uma imagem melhorada de Candelária.
Ele olhou pelas igrejas de Potosi por uma imagem da Virgem que poderia servir como um modelo, finalmente encontrando a melhor no Convento de Santo Domingo para a Virgem do Rosário. Ele estudou atentamente para lembrar antes de começar sua nova peça e celebrou uma missa em honra da Santíssima Trindade como bênção divina pela obra dele.
A partir de seu início, a imagem ganhou uma reputação por ser um milagre. O corpo da imagem é esculpido em madeira de agave e é laminado a ouro. As roupas são de uma princesa inca. A forma é coberta com mantos e vestidos luxuosos, e usa uma peruca de cabelo longo, natural.
A imagem mede um pouco mais de 1.21 m. E segura uma criança em posição peculiar, como se prestes a cair. A mão direita dela, ela segura uma cesta e um bastão, presente e lembrança da visita em 1669 do vice-rei do Peru.
A imagem original nunca deixa o santuário; uma cópia é usada para procissões. Aqueles deixando o santuário caminham de costas com a intenção de não virar as costas para a Virgem.
História de Nossa Senhora de Copacabana
No ano de 1581, um jovem índio, Francisco Yupanqui, desejava ardentemente que sua cidade fosse dedicada para Nossa Senhora. Em segredo, ele começou a construir uma estátua da Virgem e Criança para ser apresentada à aldeia.
Por mais de 1 ano, ele trabalhou dia e noite. Quando ele chamou os habitantes da cidade para ver o resultado, eles riram dele com escárnio, já que Francisco não conhecia sobre arte, e a estátua dele provava isso.
Destemido, mas ardendo com o desejo de completar a tarefa, o jovem seguiu para visitar todas as grandes cidades da Bolívia para estudar com mestres que decoravam igrejas e monastérios.
Finalmente, após meses de decepções e sucessos, ele finalizou seu trabalho de amor, Nossa Senhora de Copacabana, uma Virgem com todas as características da raça dele, nos braços dela uma criança não diferente do que os milhares de bebês índios que Francisco tinha conhecido tão bem.
Ele chamou seus professores e outros artistas, e eles ficaram surpresos; ele tinha criado uma obra de arte verdadeira; mas para ele foi um trabalho de amor, representando a “Mãezinha” dele, a Virgem que poderia salvar sua cidade natal, Copacabana.
Ele apressou-se com seu precioso fardo para sua casa; mas conforme chegou, ele encontrou uma delegação de cidadãos, que tinha vindo para leva-lo embora com seu pedaço de gesso. Mas a Virgem, Nossa Senhora de Copacabana, sorriu para Francisco; quando a caixa foi aberta, a atitude hostil mudou; quando eles viram o amor que tinha sido flagrado no rosto da Madona, eles receberam Francisco e seu querido fardo para a cidade.
Houve logo muitos milagres atribuídos para devoção à nova estátua de Nossa Senhora de Copacabana. O calor do amor envolveu Copacabana, e logo uma igreja foi construída para a Mãe e Criança dela.
Joias de devotos de longe e próximos despejavam-se no santuário para enfeitar Nossa Senhora de Copacabana; peregrinos distantes vinham dia após dia.
Francisco entrou no monastério onde ele morreu um homem santo e feliz. Muitas lendas cresciam em torno da estátua dele; é dito que se olhar para ela e acha-la bonita, isso é sinal de que o fiel está em favor dela; se não, a alma é feia.
Muitas curas e milagres foram atribuídos para esta Virgem, a maior, a da fé, ela fica como monumento da fé de Francisco Yupanqui e para fé de milhões de índios que vieram após ele; de pobres e ricos, poderosos e humildes, que reverenciaram este simples pedaço de barro que lembra a eles de sua “Mamita”, a pequena Mãe de todos.
A Santíssima Virgem Maria é a Santa padroeira da Bolívia, e o Santuário de Nossa Senhora de Copacabana é um dos mais antigos nas Américas.
Basílica de Nossa Senhora de Copacabana
A Basílica de Nossa Senhora de Copacabana é um santuário colonial espanhol do século 17, que abriga a imagem da Virgem de Copacabana.
É localizada na cidade de Copacabana, Bolívia, às margens do Lago Titicaca próximo da região de Altiplano. Nossa Senhora de Copacabana é a Santa padroeira da Bolívia.
Logo após a introdução da imagem da Virgem em Copacabana, 3 frades da Ordem de Santo Agostinho assumiram a administração do santuário original na Ilha do Sol, estabelecendo um monastério e mantendo um registro detalhado dos milagres da Virgem.
O santuário foi construído no sopé de uma pequena colina íngreme em uma localização antes conhecida como Templo do Sol, uma área sagrada para Inca, e permanece como um dos 2 principais locais sagrados para o povo indígena e católicos igualmente; o outro lugar sendo Virgem de Urkupiña próximo de Cochabamba, Bolívia.
A capela original foi construída em 1583, seguindo a conclusão da estátua original da padroeira por Francisco Yupanqui, em 1576. O atual edifício foi construído entre 1669 e 1679 pelo arquiteto espanhol Francisco Jiménez de Siguenza substituindo a antiga igreja.
E seria então oficialmente elevado à categoria de Basílica em 1940, como permanece até hoje.
Nérdio
O topo da colina com vista para Lago Titicaca foi dedicado como um “calvário” ou réplica do Calvário e é encimado pelas Estações das Sete Dores de Maria e um altar com uma representação da crucificação de Jesus.
É um importante centro de adoração em toda região durante a Semana Santa, especialmente na Sexta-Feira Santa e Domingo de Páscoa.
Assalto de Abril de 2013
Na madrugada da segunda-feira, em 22 de abril de 2013, a Basílica de Nossa Senhora de Copacabana foi assaltada e a imagem da Virgem de Copacabana foi despojada de seus acessórios de ouro e prata. Os relatórios iniciais indicam que 28 itens, incluindo a escultura do Menino Jesus, foram removidos da Virgem de Copacabana por ladrões que entraram no local usando uma escada roubada de uma estação de telecomunicação próxima.
Milagres e Graças
Do momento que a imagem foi para o altar, a intercessão da Virgem Maria iniciou a graças derramar, assim para os clamores do povo atender. Desta forma, mesmo representando escultura de Nossa Senhora da Candelária, passava a ser denominada de forma carinhosa, Nossa Senhora de Copacabana.
Iniciam a partir disso os muitos relatos de milagres e graças ocorridos por intercessão de Nossa Senhora de Copacabana. Posteriormente, em lugar da capela, o maior santuário foi construído da Bolívia, portanto, Santuário de Nossa Senhora de Copacabana, em que a estátua original está, e tem 1 metro de altura.
Nossa Senhora de Copacabana, em 2 de agosto de 1925, foi proclamada padroeira da Bolívia.
Assuntos católicos relacionados
- Guido Schaffer, biografia completa do santo surfista
- Padre Marcelo Rossi 2023, como Ele está nos dias de hoje
- Madre Teresa de Calcutá o que defendia, mensagens, ensinamentos
- Cristo Redentor no Rio de Janeiro, história, valor do ingresso, como chegar
- Santuário de Nossa Senhora de Fátima no Recreio, Rio de Janeiro
- Conheça o Mosteiro de São Bento no Rio de Janeiro
No Brasil
Se espalhava a fama milagrosa da Virgem pela América. Devido a isso, trouxeram os comerciantes uma cópia da imagem à cidade do Rio de Janeiro. Foi construída a capela, logo, com dedicação para Nossa Senhora de Copacabana, entre rocha separando Praia de Copacabana da Praia de Ipanema.
E em mesmo local, no ano de 1746, foi construída igreja maior devido a um ato de agradecimento partindo do Bispo D. Antônio do Desterro. Que então recebeu especial graça da Nossa Senhora de Copacabana, em tempestade terrível marítima. A origem daí também da denominação, Praia de Copacabana.
A festa de Nossa Senhora de Copacabana é em 2 de fevereiro na Bolívia, portanto, dia da Purificação de Maria, como também festa da Virgem da Candelária. É venerada ainda em 5 de agosto, havendo sua festa popular e liturgia própria.
Oração para Nossa Senhora de Copacabana
Ó Virgem, Senhora de Copacabana, que por misteriosos desígnios de Deus viestes de longínquas terras e tomar posse deste recanto brasileiro, para aqui gerar um bairro que levasse no nome a vossa invocação e a tornasse conhecida no mundo inteiro; protegei os destinos deste povo que é vosso. Repeti, se preciso for, os milagres que vos tornaram famosa em outras eras.
De nossa parte tudo faremos, pelo vosso exemplo, para que neste vosso bairro seja santificado o nome de Deus, se instale o seu reinado e sejam cumpridas as suas leis. Virgem do Lago, padroeira dos navegantes e padroeira de Copacabana, protegei-nos em todos os perigos da vida e levai-nos ao porto de salvamento eterno.
Velai noite e dia pelo povo deste bairro, que é vosso. Fazei deste bairro, sempre mais, o bairro de Nossa Senhora de Copacabana, e sede vós também, de novo, Nossa Senhora do Bairro de Copacabana. Padroeira. Rainha e Mãe de Copacabana, rogai por nós!
Paróquias Nossa Senhora de Copacabana no Brasil
A Paróquia Nossa Senhora de Copacabana é igreja moderna com revestido interior, incluindo tapeçaria e iconografia que impressionam. Fica na Rua Hilário de Gouvêia, 36, Copacabana, Rio de Janeiro, Rio de Janeiro.
Recomendado pelos Jovens Católicos:
- Siga o perfil dos Jovens Católicos Oficial no Instagram
- Conheça a loja oficial da Juventude Católica do Brasil
- Aprenda, passo a passo, como formar um grupo de jovens católicos na igreja