A próxima Jornada Mundial da Juventude, JMJ 2027, vai acontecer na Coréia do Sul, Papa Francisco anunciou na conclusão da missa final da JMJ 2023 em Lisboa, Portugal.
O Papa disse seguindo a missa de conclusão de 6 de agosto da JMJ, “A próxima Jornada Mundial da Juventude será na Ásia”, imediatamente antes de recitar a oração do Angelus. O anúncio foi recebido com vivas e aplausos.
Os católicos da Coréia do Sul presentes na JMJ responderam com felicidade ao anúncio. A jovem Ju Kim, de 25 anos, da cidade de Busan, disse que é “surpreendente” e “uma honra” que o país dela vai ser o anfitrião da próxima JMJ.
Ela falou, “É tão incrível, porque a Coréia é separada em norte e sul, assim, é um momento importante para nosso país”.
GiuliannaPeccini, uma missionária italiana trabalhando na Coréia por 25 anos, falou para CNA, ser “um grande presente para todos nós”, acrescentando que JMJ 2027 na Coréia do Sul vai trazer “uma renovação da nossa fé”. Mais de 1000 coreanos católicos participaram da JMJ 2023 em Lisboa.
Catolicismo na Coréia do Sul para JMJ 2027
Papa Francisco celebrou a missa para um estimado de 1.5 milhões de participantes em Tejo Park em Lisboa, concluindo o festival da juventude de 6 dias, e sua viagem de 5 dias para Portugal.
JMJ é observada em dioceses locais, mas normalmente a cada 2 a 3 anos há uma celebração internacional de uma semana, geralmente feita em julho ou agosto, atraindo centenas de milhares de pessoas.
A Coréia do Sul tem quase 6 milhões de católicos, 11% da população total, segundo estatísticas de 2022 da conferência dos bispos católicos do país.
Uma pesquisa de 2020 da revista de pesquisa coreana, rastreando as mudanças demográficas religiosas recentes no país, descobriu que agora em torno de 50% dos sul-coreanos são não religiosos, enquanto 32% são cristãos, e 16% são budistas.
Papa Francisco visitou a Coréia do Sul em 2014. Durante a viagem de 5 dias, ele beatificou 124 coreanos mártires e participou do sexto Dia da Juventude Asiática.
Como Se Preparar para JMJ 2027 Na Coréia do Sul?
A linguagem principal falada na Coréia do Sul é o coreano. E o inglês é usado na Coréia do Sul como segunda linguagem. Um ponto importante para esta viagem é levar dinheiro suficiente. Normalmente 500 dólares é suficiente para gastar na peregrinação, porém isso varia de pessoa para pessoa.
O organizador de tour pode ajudar a determinar quanto dinheiro na média deve gastar por dia. Ter em mente quantas lembranças planeja comprar, por exemplo. O custo de vida é bastante alto na Coréia do Sul, porém, é possível viajar para lá mesmo com orçamento pequeno.
Vale lembrar a atenção sempre com documentos, passaporte, vacinas e tudo mais. Informar-se na paróquia sobre o grupo jovem e a organização deles para a JMJ 2027 em relação aos pacotes de viagem, grupos de viagem e tudo mais.
Passagem de Avião e Hospedagem
Este certamente vai ser um dos maiores gastos para a viagem à Coréia do Sul, a menos que esteja vindo de país vizinho, como Japão ou China.
No entanto, algumas dicas para pagar um pouco menos na passagem de avião:
- Comprar as passagens alguns meses antes. Reservar tempo para comparar preços por companhia aérea. Não hesitar de usar sites de comparação de preço para isso. Se o voo faz uma ou mais escalas, é provável que será mais barato.
- Em julho e agosto, os preços sobem durante esta época.
- Pegar o voo no meio da semana ao invés de final de semana.
Há várias opções de hospedagem na Coréia do Sul, AirBnB, hotel, e mais. Há algo para todos, além disso, não se esquecer de planejar antes para encontrar e reservar a acomodação.
Você pode curtir isso:
- Saiba como foi experiência de participar da JMJ 2023 em Lisboa
- Como ganhar e juntar dinheiro para ir aos eventos católicos da JMJ
- Jornada Mundial da Juventude, qual sua missão e seus objetivos
- Programação do Santuário de Aparecida para o feriado de 12 de outubro
- DNJ 2023 o que é, significado, data, programação completa
- Dia de São Francisco de Assis, saiba porque devo benzer meu animal de estimação
- Dia Mundial da Juventude 2023, saiba o papel do jovem católico na sociedade atual
- Programação completa de eventos da Canção Nova para 2023
Planejar e Fazer Checklist
Um checklist vai ajudar a organizar e permitir que o cérebro jogue a pesada lista de tarefas no papel.
Então, pegar uma caneta e papel e começar a escrever, em coluna bem organizada, as coisas que precisa fazer para se preparar para JMJ 2027.
Provavelmente, neste papel, terá uma lista que parece como:
- Voos e hospedagem.
- Passaporte, visto, documentos de viagem.
- Roteiro, serviço de celular, e outras logísticas.
- Coisas para fazer, lugares para se alimentar, e o que visitar.
- Etc.
Uma vez que fez a lista do que precisa fazer antes, durante e possivelmente depois da vigem, então pode começar a circular o que é prioridade.
Dali, pegar a lista e transforma-la em plano de ação. Uma vez que tem uma ideia clara do que fazer, começar a marcar as tarefas uma a uma. Pode faze-las em ordem, ou por prioridade.
Tarefas prioritárias, por exemplo, podem incluir:
- Obter o passaporte ou qualquer visto em ordem.
- Fazer pesquisa ampla online pelo país de destino em questão.
- Preparar todos os documentos importantes da viagem que pode precisar e reservar com antecedência para economizar dinheiro.
Apenas começar a fazer! Não procrastinar a preparação para viagem ao exterior.
Siga o Perfil Oficial do Jovens Católicos no Instagram Acessando Aqui!