A Netflix apresenta “Dois Papas”, um drama suntuosamente fotografado com Anthony Hopkins como Papa Bento e Jonathan Pryce como o então Cardeal Jorge Bergoglio, o futuro Papa Francisco.
Enquanto baseado em eventos reais da renúncia de Bento e eleição de Francisco, o filme centra em torno da conversa fictícia entre Bento e Bergoglio que ocorre dentro e fora dos Jardins do Vaticano.
Dois Papas Netflix foi dirigido pelo cineasta brasileiro Fernando Meirelles, então conhecido pelo seu filme de 2002, denominado “Cidade de Deus”, e “The Constant Gardener” de 2005.
Anthony McCarten, roteirista por trás dos sucessos recentes “Darkest Hour”, “The Theory of Everything”, e “Bohemian Rhapsody”, escreveu o roteiro inspirado pelo livro não fictício dele, “O Papa”, e peça de teatro de mesmo nome.
Criado católico, McCarten foi levado com a ideia de 2 papas vivendo no Vaticano ao mesmo tempo, enquanto na Praça de São Pedro assistindo o Papa Francisco.
McCarten falou com Orange County Catholic nas semanas que antecederam o lançamento de Dois Papas, sobre o motivo que ele queria contar essa história.
“Por que Bento, o papa mais tradicional da era moderna, fez a coisa mais não tradicional imaginável?”, McCarten pergunta retoricamente.
Bento citou o avanço da idade e saúde precária, “geralmente um trunfo para um papa, nisso que reencena, para todos verem, o próprio sofrimento de Cristo na cruz”, McCarten diz.
Uma pessoa apenas precisa assistir novamente às filmagens do Papa São João Paulo II moribundo em suas aparições finais sendo incapaz de falar.
“Esta (história) conta sobre os 2 papas, ambos possuidores de uma autoridade tremenda e inalienável; uma dupla estranha cujos destinos convergiram e se influenciaram profundamente”, diz McCarten.
“Vamos considerar Francisco primeiro, ou como nós primeiro encontramos ele, o Cardeal Bergoglio. Ele é um homem com um toque comum. Um homem natural do povo. Uma vez teve uma namorada. Trabalhou como um segurança em um clube de tango. Um ardente fã de futebol”.
No lado oposto, há Bento, “um alemão intelectual, suspeito de humor. Um teólogo recluso que não tem experiência em campo. Não poderia distinguir Arsenal de Real Madrid. Pelo que sabemos, nunca disse uma palavra romântica para outra alma”.
Enquanto isso é muito uma leitura popular de ambos os homens, muitos que descobriram a fé ou reverteram a ela sob Bento, podem ter problema com esse retrato de Bento XVI.
“Eu não sou um homem que constantemente pensa em piadas”, Bento uma vez admitiu.
Assista o trailer oficial do filme Dois Papas da NetFlix
“Mas eu penso que é muito importante ser capaz de ver o lado de humor da vida e sua dimensão alegre. Para não levar tudo muito tragicamente”.
O espectro dos escândalos e um Vaticano em crise pairam sobre os eventos em Dois Papas. McCarten vê o momento atual como crucial, para a Igreja e para o mundo.
“É um momento fascinante na vida de uma instituição cuja chama agora queimou dois mil anos”, ele diz.
“Como lida com estes desafios vai em grande parte decidir seu futuro nas décadas pela frente”. O filme foi filmado na Argentina, Uruguai, Espanha e Itália.
Enquanto reúne um número de filmes que apresentaram Francisco como um personagem, como documentário “Pope Francis: A Man of His Word”, e outra produção Netflix, “Call Me Francis”, é o primeiro a retratar o Papa Bento em um filme narrativo.
As primeiras críticas do filme Dois Papas dos canais seculares, que estrearam em Telluride Film Festival em setembro, são positivas.
Elogio particular é colocado nos pontos fortes de Hopkins e Pryce.
Dois Papas é um filme de 2019, e de gênero biográfico, drama, e comédia.
Assuntos católicos relacionados
- 100 frases do Papa Francisco sobre a vida
- Frases de São João Paulo II para os jovens católicos do mundo
- Frases do Papa Francisco sobre gratidão e amor a Deus
- Frases do Papa Francisco que vão te edificar em Cristo
- Mensagens do Papa Francisco para todos os jovens católicos do Brasil
Dada a importância dos 2 Papas em si, o papado na Igreja Católica no começo do século 21, o diálogo continuado entre a tradição e alcance pastoral, as questões do que a Igreja Católica deve ser e será, Dois Papas certamente vale assistir, e assistir novamente.
Será interessante após o lançamento do filme, nos cinemas primeiro e então na Netflix, fazer dele mais imediatamente disponível pelo mundo inteiro.
Para ouvir os comentários daqueles que favorecem as percepções do Papa Bento e João Paulo II da igreja, comparado com aqueles que tendem, com entusiasmo, a favorecer o Papa Francisco e seu alcance de evangelização.
As diferenças entre os 2 papas ficam então esclarecidas logo no filme Dois Papas, de fato.
Mas conforme eles conversam, com as tensões fortes iniciais, conforme eles se conhecem, ouvem as histórias um do outro, preparam o caminho para a renúncia de Bento e suas conseqüências.
Assim há um apelo mais no encontro de mentes e corações, o que é muito interessante de assistir em Dois Papas Netflix.
Alguns artigos sobre o filme indicam que é principalmente uma conversa entre os 2 papas, seus encontros em 2005.
E a visita do Cardeal Bergoglio ao Vaticano em 2012 para persuadir o Papa que ele deve renunciar como arcebispo de Buenos Aires.
Enquanto isso está no centro do filme, há muito mais.
Isso a gente recomenda:
- Compre os sacramentais católicos mais irados na loja oficial jovens católicos!
- Saiba como criar, estruturar e desenvolver um Grupo Jovem Católico passo a passo!