Santo Antônio, Antônio de Pádua, 1195-1231, um frade franciscano, foi um notável teólogo e pregador. Ele se tornou o primeiro professor de teologia na ordem franciscana e é referido como “Doutor da Igreja”.
Antônio foi canonizado menos do que um ano após a morte, por causa dos muitos milagres atribuídos a ele. É popularmente conhecido como santo padroeiro das coisas perdidas.
Antônio de Pádua nasceu Fernando de Boullion, Ferdinand Bulhom, em Lisboa, Portugal em 15 de agosto de 1195 em uma família socialmente proeminente e rica.
O pai dele, Martin de Boullion era um descendente de Godfrey de Bouillon, comandante da Primeira Cruzada.
Ele trabalhou como um oficial de receitas e foi cavaleiro da corte do Rei Afonso II. Sua mãe, TheresaTavejra, era descendente de Froila I, o quarto rei de Astúrias.
O Papa tinha reconhecido Portugal como uma nação independente por menos de 20 anos na época do nascimento de Antônio.
As cruzadas foram uma parte importante da história inicial de Portugal e vida religiosa era fortemente incentivada. O rei e a rainha construíram catedrais e mosteiros ao redor do país, que desempenharia um papel influente na vida posterior de Antônio.
Antônio foi educado na Escola da Catedral de Santa Maria próximo da casa dele. Os seus professores sugeriram que ele se tornasse um cavaleiro na corte do rei, mas seu pai se opôs.
Ele falava que seu filho não era forte suficiente para se tornar um cavaleiro e pensava que ele estava melhor para atividades intelectuais.
Ele queria que Antônio o ajudasse a administrar propriedade da família e se tornar um nobre. Para desgosto do seu pai, Antônio decidiu se juntar aos Cônegos Regulares de Santo Agostinho aos 15 anos de idade.
Ele entrou para convento de São Vicente de Lisboa em 1210. Durante os 2 primeiros anos dele no convento, foi visitado frequentemente pela família e amigos.
Antônio sentiu que estas visitas o distraíam da oração e pediu para ser transferido para Mosteiro de Santa Cruz em Coimbra, então a capital de Portugal.
Santo Antônio Ingressou na Ordem Franciscana
Antônio passou 8 anos estudando teologia em Coimbra, e foi ordenado padre por volta de 1219 ou 1220. Durante esta época, ele fez amizade com vários frades do mosteiro de Olivares. Estes homens pertenciam aos Frades Menores e seguiam Francisco de Assis.
Francisco aspirava ser um nobre cavaleiro, mas desistiu de seus sonhos para seguir Cristo. Ele construiu uma ordem de frades em Assis, Itália, por volta de 1211 e viajou muito, pregando aos não crentes.
Segundo MadelinePecoraNugent em Saint Anthony, WordsofFire, Life of Light, “pela pregação simples, estilo de vida austero e exemplo santo, Francisco e seus seguidores foram evangelizando a população em campos, mercados e praças públicas”.
Seu modo de vida foi aprovado pelo Papa Inocêncio II por volta de 1209 ou 1210. Em 1220, os primeiros frades franciscanos tinham sido martirizados.
5 frades foram para Marrocos como capelães aos soldados de sultão. Quando eles chegaram e começaram a pregar sobre Cristo, o sultão ficou furioso pelo o que ele tinha ouvido.
Ele ordenou a eles pararem de pregar e deixar Marrocos várias vezes, mas os frades recusaram. No final, o sultão ordenou que todos os 5 fossem torturados e mortos.
Seus restos mortais foram levados para o Mosteiro de Santa Cruz em Coimbra onde Antônio estava vivendo.
Ele ficou tão comovido pela história deles e martírio que ele decidiu se juntar aos Frades Menores. E acreditava que era seu chamado para se tornar um mártir também.
Foi um pedido incomum desejar deixar os Cônegos de Santo Agostinho e superiores dele na Santa Cruz estavam relutantes para deixa-lo ir.
Eles tinham dificuldade em entender como o filho de um nobre dedicaria a vida para pobreza, mesmo embora isso seja exatamente o que São Francisco fez.
Antônio recebeu permissão para partir e se juntou ao Convento de Olivares. Ele recebeu o nome de Antônio por causa de Santo Antônio do Egito que fundou os primeiros mosteiros cristãos com base na ideia de renunciar ao mundo por Cristo.
Logo depois de entrar para os frades, Antônio queria ir para Marrocos para continuar a missão dos 5 frades mártires.
E recebeu permissão e navegou para Marrocos em dezembro de 1220. Ao chegar, ele adoeceu gravemente e teve que retornar para casa.
No entanto, a caminho de Portugal, seu navio foi desviado do curso durante uma forte tempestade e Antônio desembarcou na Sicília.
Um Novo Chamado
Antônio se recuperou em um mosteiro franciscano em Messina. Foi lá que ele soube que uma reunião geral de frades seria realizada em Assis, em 30 de maio de 1221.
Por uma semana, os frades de toda Europa se reuniram para rezar juntos e ouvir São Francisco e Frei Elias, o novo ministro geral da ordem, falar.
Após o encontro, Antônio foi destinado para uma ermida em Monte Paolo, perto de Forli, onde celebrou missa para os irmãos leigos.
Antônio viveu uma vida de solidão até que seu dom para pregação foi descoberto por acidente.
Ele acompanhou o Padre Provincial a uma cerimônia de ordenação em Forli. O pregador agendado não apareceu e ninguém se voluntariou para este papel, até que Padre Provincial pediu para Antônio falar sobre o que viesse à mente dele.
E teve um desempenho incrível, demonstrando a profundidade do conhecimento dele das escrituras e falando de maneira eloquente e com paixão. Era esta chance, oportunidade que mudou o chamado de Antônio.
Quando São Francisco soube do desempenho de Antônio, ele o nomeou primeiro professor de teologia dos frades e ordenou que viajasse por toda Itália pregando para ordem.
São Francisco tinha reservas sobre educar os frades, porque ele temia que perderiam sua humildade.
Segundo Nicolaus Dal-Gal em The CatholicEncyclopedia: Saint Anthony ofPadua, São Francisco enviou uma carta para Antônio dizendo: “É um prazer que você ensine teologia para os irmãos, desde que, como prescreve a Regra, o espírito da oração e devoção não pode ser extinto”.
Milagres de Santo Antônio
Quando Francisco de Assis morreu em 3 de outubro de 1226, Antônio retornou para Itália. Ele foi então eleito Ministro Provincial de Romagna-Emilia.
No entanto, ele renunciou sua posição no encontro geral de franciscanos em 30 de maio de 1230, assim poderia continuar a pregar.
E retornou para o convento de Pádua que ele tinha fundado em 1227. O mesmo ano que também recebeu oportunidade de pregar ao Papa Gregório IX, que ficou tão comovido pelo que ouviu que chamou Antônio de “Arca da Aliança”.
Antônio também pregou diariamente em Pádua durante Quaresma de 1231 e dezenas de milhares de pessoas se reuniram na cidade para ouvi-lo.
Ele estava pregando fora de Pádua quando ficou doente. Foi mais tarde descoberto que sofria de hidropisia, onde a água é retida nos tecidos do corpo, mas não se sabe a causa desta condição.
Antônio sabia que ele estava gravemente doente e pediu para ser levado de volta para Pádua. No entanto, ele não chegou ao seu destino final.
Ao invés, ele morreu em Arcella em 13 de junho de 1231, no mosteiro das Clarissas, aos 35 anos.
Ele foi canonizado por Papa Gregório IX em 30 de maio de 1232 na Catedral de Spoleto. Em 1946, Papa Pio XII nomeou Antônio de Pádua o “Doutor da Igreja” por seu conhecimento da escritura e dom de pregar.
Enquanto Antônio é muitas vezes chamado de “operador de milagres”, apenas um dos 56 milagres registrados para sua canonização ocorreu durante a vida dele. A fama dele veio mais do impacto de suas pregações do que dos atos milagrosos.
Em 1263, quando suas relíquias foram transferidas para uma igreja em Pádua com seu nome, a lenda diz que seu cofre foi aberto e o corpo dele se decompôs, exceto pela sua língua, que estava ainda intacta.
Hoje, Antônio, filho de um fidalgo e professor de frades, é conhecido como santo padroeiro dos analfabetos e pobres, o que encontra as coisas perdidas, e o santo dos pequenos pedidos, para quem tem a dúvida, Santo Antônio é protetor de que? Terça-feira se tornou conhecida como dia de Santo Antônio, porque esse foi o dia de seu cortejo fúnebre em Pádua.
Dia de Santo Antônio? A sua festa é celebrada em 13 de junho. Existem 2 imagens popularmente associadas com Santo Antônio. Em uma imagem ele está segurando a criança Jesus em seu braço. Isso é baseado em uma história que o jovem Jesus apareceu para Antônio em 1231 como uma aparição.
A segunda imagem é de Santo Antônio segurando um lírio. Há uma história que em seu dia de festa em 1680 alguém colocou um lírio cortado nas mãos da estátua dele em uma igreja na Áustria. Em vez de morrer, o lírio deu 2 novas flores no ano seguinte. O lírio é um símbolo de pureza e inocência.
Padres Populares da Igreja Católica:
- Padre Adriano Zandoná quem é, livros, frases, história de vida, músicas…
- Padre Paulo Ricardo quem é, formação, livros, terço, homilia, cursos…
- Padre Zezinho quem é, história de vida, trajetória no catolicismo, livros, músicas…
- Padre Chrystian Shankar quem é, história, missas e homilias, frases, histórias com sua mãe…
- Padre Reginaldo Manzotti quem é, livros, músicas, programas, entrevistas, ele é exorcista…
- Padre Léo quem foi, pregação, frases, homilias engraçadas, beatificação, relação com a RCC…
Por que Santo Antônio É Considerado Também um Santo Casamenteiro?
Santo Antônio é conhecido em Portugal, Espanha e Brasil, como um santo casamenteiro, porque existem lendas dele reconciliando casais.
Santo Antônio Oração, Instrumento de Justiça e Paz
Santo Antônio, durante tua vida imitou São Francisco de Assis no amor dele pela pobreza evangélica e pobres.
Enquanto desejou pouco para ti, tu estava constantemente atento para necessidades dos pobres e pequenos do mundo.
Tu compartilhou o que tinha com eles e exigiu justiça para eles. Nós pedimos agora, em teu nome, que não sejamos excessivamente desejosos de riqueza ou posses.
Que possamos compartilhar o que temos com outros menos afortunados. Faça-nos sempre instrumentos e vozes para paz e justiça no nosso mundo. Amém.
Oração para Encontrar o que Está Perdido
Desde tua morte, Santo Antônio, o Senhor realizou inúmeras maravilhas e respondeu às orações de inúmeras pessoas, por causa da tua oração de amor por elas.
Aqueles que vivenciaram o poder da oração oferecida através de ti, contaram como Deus se agradou em ajuda-los em sua necessidade, restaurando paz de espírito, curando os doentes, ou encontrando o que estava perdido, material ou espiritual.
Agora na nossa necessidade, nós pedimos para tu rezar por cada um de nós, para que possamos continuar a compartilhar o cuidado amoroso e proteção de Deus e através de ti, sermos atraídos para vida eterna. Amém.
Siga a gente no Instagram @JovensCatolicosOficial