O amor de Deus reina nos corações de todos os santos, mas há um que tem a alegria de ser o santo padroeiro dos apaixonados, São Valentim.
Segundo uma tradição, São Valentim arriscou sua vida para casar casais de maneira cristã durante a época de perseguição.
Ele finalmente deu sua vida em martírio, que é a manifestação máxima de amor.
O amor deste santo sacerdote por Jesus Cristo e por defender o Sacramento do Matrimônio inspira os católicos para elevar o amor humano para alturas do amor divino para o qual foram criados.
Cristãos devem tirar vantagem desta festa para recuperar o significado cristão de amor e casamento na luz de Cristo.
São Valentim é o santo padroeiro do amor. Os fiéis dizem que Deus trabalhou através da vida dele para realizar milagres e ensinar as pessoas a como reconhecer e vivenciar amor verdadeiro.
Este santo famoso, um médico italiano que mais tarde se tornou um padre, inspirou a criação do feriado de Dia dos Namorados.
Ele foi enviado para prisão para fazer casamentos para casais durante uma época quando casamentos novos eram proibidos na Roma antiga.
Antes que fosse morto por recusar a renunciar a fé dele, enviou um bilhete amoroso para uma criança que ele estava ajudando a ensinar, a filha de seu carcereiro, e este bilhete eventualmente levou à tradição de enviar cartões de Dia dos Namorados. Sua data de nascimento é desconhecida, e morreu em 270 AnnoDomini na Itália.
O dia de festa desse Santo Católico é 14 de fevereiro. É santo padroeiro do amor, casamentos, noivados, jovens, saudações, viajantes, apicultores, pessoas com epilepsia, e várias igrejas.
História de vida de São Valentim
São Valentim era um padre católico que tinha também trabalhado como médico. Ele vivia na Itália, durante o terceiro século AnnoDomini e serviu como padre em Roma. Historiadores não sabem muito sobre a vida inicial de Valentim.
Eles pegam a história desse Santo após ele ter começado a trabalhar como padre.
Valentim se tornou famoso por casar os que estavam apaixonados, mas não podiam legalmente ser casados em Roma durante o reinado do Imperador Claudio II, que proibiu casamentos.
Claudio queria recrutar muitos homens para serem soldados em seu exército e pensava que casamento seria um obstáculo para recrutar novos soldados.
Ele também desejava evitar que seus soldados existentes se casassem, porque pensava que casamento os distrairia de seu trabalho. Quando Imperador Claudio descobriu que Valentim estava realizando casamentos, ele o enviou para prisão.
Valentim usou este tempo na prisão para continuar a buscar pessoas com amor que ele disse que Jesus Cristo deu a ele pelos outros.
Ele fez amizade com seu carcereiro, Asterious, que ficou tão impressionado com a sabedoria de Valentim que pediu para ele ajudar sua filha, Julia, com as lições dela.
Julia era cega e precisava de alguém para ler o material para ela aprender. Valentim ficou amigo de Julia através do seu trabalho com ela, na visita dela na prisão.
Imperador Claudio também passou a gostar de São Valentim. Ele ofereceu perdoar Valentim e libertá-lo, se renunciasse sua fé cristã e concordasse em adorar os deuses romanos.
Não apenas Valentim recusou a deixar sua fé, ele também encorajou Imperador Claudio para colocar a confiança em Cristo.
As escolhas de fé de São Valentim custaram a ele a vida. Imperador Claudio estava tão furioso com a resposta de Valentim que o sentenciou à morte.
Antes que fosse morto, Ele escreveu uma última nota para encorajar Julia a permanecer próxima de Jesus e agradece-la por ser sua amiga.
Ele assinou a nota, “do seu Valentim”. Esta nota inspirou as pessoas a começar a escrever suas próprias mensagens de amor para pessoas no dia de festa de Valentim, 14 de fevereiro, que é celebrado no mesmo dia em que Valentim foi martirizado.
Valentim foi espancado, apedrejado, e decapitado em 14 de fevereiro de 270.O povo que lembrou seu serviço de amor para muitos casais jovens começou a celebrar a vida dele, e ele passou a ser considerado santo, por meio de quem Deus trabalhou para ajudar pessoas de maneiras milagrosas.
Em 496, Papa Gelásio designou 14 de fevereiro como dia de festa oficial de Valentim.
Você pode Curtir isso:
- Monsenhor Jonas Abib da Canção Nova
- Oração poderosa de Nossa Senhora da Cabeça
- Oração de Santa Rita de Cássia
- Bento XVI, o médico da Igreja Católica
- Orações de São Sebastião
- Oração de Nossa Senhora de Lourdes
- Programa Manhã de Luz Padre Alex Nogueira
- Oração poderosa de Santo Antônio
- Oração e Milagres de São José
- Importância e significado do Anel de Namoro
- Importância e significado do Anel de Casamento
- 15 dicas para pedir em namoro aquela garota especial
- 12 coisas que você precisa saber antes de namorar um católico
Milagres Famosos
O milagre mais famoso atribuído para São Valentim envolveu o bilhete de despedida que ele enviou para Julia.
Os fiéis dizem que Deus milagrosamente curou Julia da sua cegueira, assim ela poderia pessoalmente ler o bilhete de Valentim, ao invés de apenas ter alguém para ler isso.
Pelos anos todos desde que Valentim morreu, as pessoas rezaram para ele para interceder diante de Deus sobre suas vidas românticas.
Vários casais relataram vivenciar melhorias milagrosas em seus relacionamentos com namorado, namorada, e cônjuges depois de rezar pela ajuda de São Valentim.
Oração Poderosa para São Valentim
Ó glorioso advogado e protetor, São Valentim, olhe com piedade para nossas necessidades, escute nossos pedidos, atenda nossas orações, alivie pela tua intercessão, as misérias sob as quais trabalhamos, e obtenha para nós a bênção divina, que nós possamos ser dignos para juntar-nos a ti em louvar o Todo-Poderoso por toda eternidade: pelos méritos do Senhor Jesus Cristo. Amém.
Oração de São Valentim para reconciliação no amor
Pai Celestial, obrigado pelo dom belo de amor que Tu deste para humanidade e cada um de nós. Obrigado por nos abençoar a cada dia com Teu amor. Sem Teu amor por nós, nós não poderíamos ser quem somos. Nós precisamos do Teu amor a cada dia. É como alimento para nossas almas.
Por favor, continue a permitir que sintamos Teu amor nas nossas vidas. Senhor, nós nos damos para Ti para aperfeiçoar este dom do amor em nós. Nós queremos dividi-lo com outros. Senhor, por favor, nos ensine a amar e fazer dos nossos corações como o Teu. Em nome de Jesus, nós rezamos. Amém.
Siga o Jovens Católicos Oficial no Instagram Acessando Aqui!