Acolha peregrinos católicos! a peregrinação combinada com hospitalidade segue o padrão das viagens de Cristo e companheiros Dele, incluindo a peregrinação anual para Jerusalém onde um homem local organizou a Páscoa que se tornou a Última Ceia.
“Sobretudo, amem-se sinceramente uns aos outros, porque o amor perdoa muitíssimos pecados. Sejam mutuamente hospitaleiros, sem reclamação. Cada um exerça o dom que recebeu para servir aos outros, administrando fielmente a graça de Deus em suas múltiplas formas.”, 1 Pedro 4:8-10.
Henri Nouwen, o Padre holandês e grande escritor espiritual do século 20 resume o que as pessoas buscam realizar quando ele escreve, “Se houver qualquer conceito que vale a pena restaurar para sua profundidade original e potencial evocativo, é o conceito da hospitalidade. É um dos termos mais ricos bíblicos que pode aprofundar e ampliar a nossa visão nas nossas relações com nossos semelhantes”.
É importante se esforçar para restaurar o conceito bíblico de hospitalidade nesta época quando parece que mais e mais pessoas escolhem ignorar o estranho e ignorar os benefícios que surgem do relacionamento correto com aqueles ao redor.
Hospitalidade – Acolha Peregrinos Católicos em Casa
Compartilhar uma refeição juntos é um dos aspectos centrais da hospitalidade, aplicável em todas as peregrinações. As peregrinações de um dia quase sempre terminam com um serviço de oração e uma refeição, e existe amor de ser capaz de fazer isso em relacionamento com as comunidades locais, onde puder estar, assim peregrinos podem refletir sobre e compartilhar os frutos de sua jornada, e membros de comunidade podem recebe-los em seu mundo.
Para peregrinações de vários dias, partir o pão pode acontecer de várias formas, normalmente, se peregrinos ficam com famílias anfitriãs, é pedido que os anfitriões recebam seus convidados em sua refeição noturna em casa.
Quando peregrinos são recebidos pela noite em uma paróquia ou outra organização, muitas vezes a hospitalidade relacional principal vem na forma de uma refeição organizada e, ou preparada por comunidade local e desfrutada com os peregrinos no final de seu dia de caminhada.
Acolha Peregrinos Ajuda nos Eventos Católicos como a JMJ?
O Papa Francisco fala que peregrinos são a parte mais importante dos santuários católicos. As pessoas que visitam os santuários católicos devem encontrar um lugar de calor e boas-vindas, assim como bons padres que gostam de estar com e ouvir os fiéis, comentou o Papa Francisco.
Ele falou, “É triste”, quando visitantes chegam e “não há uma pessoa ali que dá a eles uma palavra de boas-vindas e os recebe como peregrinos que fizeram uma viagem, muitas vezes longa, para chegar ao santuário”, e é ainda pior se encontram o lugar fechado.
Francisco disse, “Não pode acontecer que mais atenção seja dada para exigências financeiras e materiais, esquecendo que a parte mais importante é o peregrino. Eles são o que importa”.
O Papa falou para centenas de padres, religiosos e leigos que participaram do primeiro InternationalConventionofRectorsand Pastoral WorkerofShrines, promovido pelo Pontifício Conselho para Promoção da Nova Evangelização.
A convenção, realizada em Roma focou na maneira como santuários são “uma porta aberta para a nova evangelização”.
Peregrinações e visitas para santuários são uma parte chave das tradições populares, e Papa Francisco falou que o grupo mantendo esta piedade popular viva é muito importante. Ele falou, “É o sistema imunológico da Igreja. E nos protege de muitas coisas”.
Receber bem os grupos e visitantes é muito importante, ele comentou, assim certificar que se sintam “em casa, como um membro da família que foi esperado por um longo tempo e finalmente veio”.
Acolha Peregrinos Católicos em Casa como Indivíduo ou Família
Peregrinos católicos em peregrinações de vários dias vão começar e terminar cada dia em uma paróquia ao longo da rota. Normalmente, os anfitriões pegam os peregrinos que estão hospedando desta igreja e os conduzem para sua casa pela noite. Um mínimo de 2 peregrinos do mesmo gênero devem ser hospedados juntos.
- Na maior parte do tempo, peregrinos apenas ficam com cada família anfitriã por uma noite, então nesta noite, é pedido que anfitriões os convidem no jantar da família e ofereçam café da manhã, antes que os levem de volta para a paróquia para partir em momento agendado pela manhã.
- Os arranjos para dormir podem ser flexíveis; camas de hóspedes, sofás, futons, colchões de ar, berços e até mesmo uma parte do chão com muitos cobertores são todos arranjos úteis.
Você pode curtir isso
- Peregrinos da Igreja Católica, qual é a missão deles dentro e fora da igreja
- Melhores destinos religiosos católicos no Brasil para juventude
- Romaria católica o que é, significado, diferença para procissão
- Caridade, qual a importância e significado bíblico para o Cristão Católico
- Saiba onde vai ser a JMJ 2027 (Jornada Mundial da Juventude 2027) da igreja católica
Acolher como Paróquia ou Comunidade
Enquanto a atmosfera de lar ou de família está no centro da hospitalidade, é também proveitoso, e por vezes mais viável, para uma comunidade de paróquia exercitar hospitalidade coletivamente.
Um grupo de peregrinos pode ficar pela noite em um espaço da paróquia, que tenha quartos separados disponíveis para homens e mulheres.
Na maioria dos casos, isso exige membros da comunidade emprestando colchões, sacos de dormir, cobertor. Enquanto diferente do ambiente de casa, pode ser uma experiência de construção da comunidade para um grupo inteiro de peregrinos ficarem juntos em um espaço por uma noite ou 2 de sua peregrinação.
- Esta opção pode funcionar bem se não houver suficientes casas que sejam capazes de realmente hospedar peregrinos em seus lares em comunidade particular.
- Se uma paróquia acolhe peregrinos em um espaço comunitário, espera-se que a comunidade também trabalharia junto para oferecer a eles alimento e, ou café da manhã, idealmente com uma oportunidade de conhecer alguns membros da comunidade.
Foto de Peter Amende na Unsplash
Recomendado pelos Jovens Católicos:
- Perfil Oficial dos Jovens Católicos no Instagram
- Acesse a loja oficial dos Jovens Católicos
- Adquira nosso livro digital “Como Formar um Grupo Jovem Católico” do zero
me gustaria participar en jornada mundial de jovenes como podra hacer
francisquinho é um garoto que gosta de viver grandes aventuras ao lado de seus amigos, irmão sol e irmão lobo.