Importância da Caridade do Cristão Católico

Caridade ❤️ significado bíblico e a importância de pratica-la

Como formar um grupo jovem na igreja católica

Os católicos são ensinados sobre trabalho de caridade através dos evangelhos e de várias práticas como evangelismo. Tomás de Aquino estima a caridade como “a mais excelente das virtudes”.

O que a caridade significa no contexto da Fé Católica e qual o motivo de o trabalho da caridade ser importante para os católicos? “Portanto, quando você der esmola, não anuncie isso com trombetas, como fazem os hipócritas nas sinagogas e nas ruas, a fim de serem honrados pelos outros. Eu garanto que eles já receberam sua plena recompensa.”, Mateus 6:2.

O que é Caridade?

“Agora, pois, permanecem a fé, a esperança e o amor, estes três, mas o maior destes é o amor.”, 1 Coríntios 13:13. A maioria das pessoas pensa sobre a caridade simplesmente como um ato benevolente de doação. A definição mais geral da caridade, porém, significa muito mais do que isso.

Caridade em seu sentido mais puro significa amor e abrange o amor das pessoas por Deus e amor ao próximo. Tomás de Aquino disse, “o hábito da caridade estende não apenas ao amor de Deus, mas também o amor pelo próximo”. Estes 2 tipos de amor são intimamente ligados um ao outro.

A teologia cristã defende a caridade como a maior das 3 virtudes teológicas, que inclui fé e esperança. Segundo a teologia moral, caridade é uma virtude divinamente infundida que deixa as pessoas focarem a vontade para amar Deus sobre todas as coisas por causa Dele e de amar o homem por causa de Deus.

Significado da Caridade e importância para os Cristãos Católicos
Caridade é um ato de doação pelo próximo

“Revesti-vos, pois, como eleitos de Deus, santos e amados, de entranhas de misericórdia, de benignidade, humildade, mansidão, longanimidade; Suportando-vos uns aos outros, e perdoando-vos uns aos outros, se alguém tiver queixa contra outro; assim como Cristo vos perdoou, assim fazei vós também. E, sobre tudo isto, revesti-vos de amor, que é o vínculo da perfeição.”, Colossenses 3:12-14.

A caridade é a perfeição última do espírito humano desde que é um reflexo e uma glorificação da natureza de Deus. E une todas as virtudes em perfeita harmonia. E também purifica e eleva o amor humano para perfeição do amor de Deus.

Importância da Caridade para os Cristãos Católicos

“Em tudo o que fiz, mostrei-lhes que mediante trabalho árduo devemos ajudar os fracos, lembrando as palavras do próprio Senhor Jesus, que disse: Há maior felicidade em dar do que em receber”, Atos 20:35. Como membros da Fé Católica, cada um é encorajado a praticar a caridade de diferentes maneiras.

Desde a era apostólica, cristãos foram ensinados a não apenas dar, mas para dar a partir do coração para todos em necessidade, independente de sua raça ou religião, porque “Cristo é tudo em todos”. “Nessa nova vida já não há diferença entre grego e judeu, circunciso e incircunciso, bárbaro e cita, escravo e livre, mas Cristo é tudo e está em todos.”, Colossenses 3:11.

Embora muitas religiões do mundo apoiem o trabalho de caridade, é especialmente enfatizado na fé cristã e é uma mensagem central nos evangelhos. Por exemplo, em Colossenses 3:11 as pessoas são instruídas a amar o próximo, porque eles são filhos de Deus.

Os fiéis todos são parte da mesma família humana e compartilham a mesma natureza, necessidades e dignidade. Por causa do parentesco e unidade das pessoas como povo de Deus, devem ter compaixão e entendimento um do outro. A caridade ensina a ter amor como de Cristo pelo próximo.

Este tipo de amor é incondicional e por Ele, cada um é capaz de alcançar o irmão e irmã e ajudar a aliviar qualquer necessidade espiritual, física, mental, moral que possam ter.

Caridade é também sobre mordomia. Um mordomo é alguém que tem a tarefa de cuidar dos objetos de valor da outra pessoa.

O mordomo é responsável perante o proprietário por como administra a propriedade que ele supervisiona. Como seguidores de Cristo, as pessoas são mordomos das próprias vidas.

São responsáveis por quão bem vivem e como gerenciam as bênçãos, recursos, capacidades e dons que têm. O fiel deve assim compartilhar o que tem com outros membros da família de Cristo através do trabalho de caridade.

Como Desenvolver a Virtude da Caridade?

A caridade é integral para a fé dos católicos, assim como desenvolver a caridade? Aqui estão maneiras práticas para viver esta virtude no cotidiano:

  • Tratar os outros com amor.
  • Apoiar instituições de caridade.
  • Voluntariar na paróquia.

A maneira mais simples para expressar a caridade é falar, agir e pensar com amor. O católico deve manter em mente que a caridade é sobre amor e como diz em 1 Coríntios 13:4-7, “O amor é paciente, o amor é bondoso. Não inveja, não se vangloria, não se orgulha. Não maltrata, não procura seus interesses, não se ira facilmente, não guarda rancor. O amor não se alegra com a injustiça, mas se alegra com a verdade. Tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta.”.

Com esse trecho da Bíblia em mente, é importante se lembrar de sempre tratar os outros com compaixão. Quando se tem amor no coração e mente, é fácil colocar em primeiro lugar as necessidades dos outros. Agir sem auto interesse e sempre com objetivo de ajudar os outros.

Há muitas instituições de caridade que consideram sua missão ajudar as pessoas que precisam e estes grupos geralmente vivem com doações das pessoas que compartilham as ideias.

Chaveiro da Espada de São Miguel Arcanjo da loja Jovens Católicos

É possível desenvolver o espírito caridoso apoiando estas organizações. Começar por rezar a Deus por orientação em encontrar as caridades que são adequadas para si.

As pessoas devem também considerar o que causa peso no coração. Não faltam pessoas e lugares que precisam da ajuda dos outros. Conforme busca por eles, é possível enxergar a própria vida e coração transformados pelo espírito da doação.

importância da Caridade em 2023
Como desenvolver a virtude da Caridade em 2023

Você pode Curtir isso:

Santos Católicos Mais Caridosos

A Igreja Católica considera as questões de justiça e como as paróquias chegam aos pobres, os marginalizados e aqueles que sofrem injustiça.

São apresentados aqui alguns dos santos que devotaram a própria vida em servir os outros e trazer justiça ao mundo:

  • São Damião.
  • São Martinho de Porres.
  • Santo Óscar Romero.
  • São Caetano.
  • São João Bosco.
  • Santa Josefina Bakhita.
  • São Vicente de Paulo.
  • São João Paulo II.
  • Santa Luísa de Marillac.

Santo Óscar Romero

O arcebispo salvadorenho era uma figura querida na América Latina por seu compromisso com a justiça social e combate à pobreza. Ele foi um crítico das atividades violentas das forças armadas do governo, grupos de direita e guerrilheiros de esquerda envolvidos no conflito civil de El Salvador.

Que se recusaram a apoiar a junta militar-civil de direita que substituiu o ditador deposto.

Ele defendeu os direitos humanos e foi indicado ao Prêmio Nobel da Paz de 1979. Ele focou na “opção preferencial pelos pobres” da Igreja e pediu pelo fim da opressão deles. E foi assassinado enquanto celebrando a missa; em 2015, o Papa Francisco o declarou mártir.

São Caetano

São Caetano é o santo padroeiro dos desempregados. O filho de um nobre, ele fundou um banco de caridade sem fins lucrativos elaborado para proteger os pobres da usura. Ele procurou salvar almas através de viver uma vida moral, estudos sagrados, pregando e cuidando dos doentes e pobres.

A oração para São Caetano pra quem procura emprego diz, em parte, “Pelas orações e exemplo santo de São Caetano, padroeiro de todos que procuram emprego, encoraje todos aqueles procurando por trabalho para perseverar e crescer na confiança mais profunda em seu cuidado infalível por eles. Aumente neles, Ó Senhor, os dons da ingenuidade, coragem e persistência”.

São João Bosco

Ele trabalhou com os filhos dos pobres na Itália, muitas vezes entretendo eles com truques de mágica. Enquanto visitando prisões, o padre via que vários garotos estavam presos. As condições eram deploráveis, e ele desejava ajudar outros meninos a ficar fora da prisão.

Ele os ajudou a encontrar trabalho e um lugar para viver. Em 1859, estabeleceu a Sociedade de São Francisco de Sales com 15 seminaristas e um adolescente.

O propósito deles era continuar o trabalho de caridade dele, ajudando garotos com sua formação de fé e ficar longe de problemas. Ele é padroeiro santo dos delinquentes juvenis, entre outros.

Papa Francisco Fala Sobre Caridade

Igreja Católica e a Caridade no mundo
Igreja Católica é a maior instituição de caridade do mundo

Durante a audiência geral do Papa Francisco, ele refletiu sobre a importância da participação dos bens espirituais da Igreja para crescer mais próximo de Deus como comunidade em caridade.

O Papa explicou, “A caridade é a maior riqueza da Igreja. Viver a Comunhão em caridade significa não buscar o próprio interesse, mas ao invés, ser capaz de compartilhar as alegrias e sofrimentos dos irmãos; ser capaz de carregar os fardos uns dos outros”.

Francisco direcionou as palavras para milhares de peregrinos na Praça de São Pedro. “Queridos irmãos e irmãs. Na nossa catequese contínua sobre o Credo, nós refletimos agora sobre a comunhão dos santos como uma comunhão não apenas de pessoas, mas também de bens espirituais”.

As pessoas crescem na comunhão com Deus e com outros membros do corpo Dele “através de compartilhar” nestes bens espirituais, notou o Papa, nomeando os Sacramentos, os carismas e caridade como 3 dos “tesouros” chaves encontrados na Igreja.

“Nos Sacramentos nós nos encontramos com Jesus e, através Dele, nós entramos para ser parte do povo santo de Deus”, o pontífice explicou. Ele continuou, “Todos os encontros com o Senhor têm um caráter missionário, é o motivo que Sacramentos são um convite para comunicar com outros, o que nós temos visto e ouvido, para levar outros para salvação que nós temos recebido”.

Oração para Caridade na Verdade

Pai, Tua verdade é feita conhecida no Teu Mundo. Guie-nos para buscar a verdade da pessoa humana. Ensine-nos o caminho para amar porque Tu és Amor.
Jesus, Tu personificas o Amor e a Verdade. Ajude-nos a reconhecer Tua face nos pobres. Permita-nos viver nossa vocação para trazer amor e justiça ao Teu povo.
Espírito Santo, Tu inspira-nos a transformar nosso mundo. Capacite-nos a buscar o bem comum para todas as pessoas. Dai-nos um espírito de solidariedade e tornai-nos uma família humana. Amém.

Siga o Jovens Católicos Oficial no Instagram Acessando Aqui!


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pop Up do melhor material para catequese infantil da igreja católica