Romaria Católica o que É, Significado, Origem, Objetivos, o que Acontece em uma Romaria, Diferença de Romaria para Procissão, Romaria e Peregrinação É a Mesma Coisa, Quais as Maiores Romarias do Brasil

Romaria Católica ❤️ o que é, significado, para que serve

Medalhas de São Bento Originais

Romaria é religiosa peregrinação realizada pelas razões religiosas para um local sagrado, santuário, em que os fiéis seguem para pedir as especiais graças, agradecer a Deus, e cumprir as promessas.

O termo se caracteriza referência a Roma, portanto, sede da Igreja Católica Apostólica Romana, e devido a este motivo, é utilizado para classificação em especial de peregrinações católicas. Na história toda católica, constituíram as peregrinações sempre expressões de fervor religioso intenso.

Datam as iniciais peregrinações do cristianismo do século IV, com destino para Terra Santa. Após, iniciaram a se estender para lugares em que santos estavam enterrados, mártires, apóstolos, ou mesmo para lugares marcados pelas aparições em relação à Virgem Maria Santíssima.

Qual o Sentido Bíblico da Peregrinação?

Não é encontrada a palavra “romaria” na Bíblia, mas a palavra “peregrinação”. Uma atitude bíblica é a peregrinação. Vê-se o povo, no Livro do Êxodo, que caminha, então peregrina, com destino para Terra Prometida. Assim, caminhada de louvor, de esperança, de libertação, em presença de Deus, Nm9, 17-18.

Há no Livro dos Salmos, cânticos entoados por povo de Deus, ao passo que peregrinava para Jerusalém. Maria e José, no Novo Testamento, para Jerusalém peregrinavam a cada ano, em Festa da Páscoa, Lc 2,41. São expressões, as peregrinações, do povo de Deus, caminhando munido de fé, então motivado por encontro com Deus.

Objetivos da Romaria Católica

São oferecidos para os cristãos pela romaria, momentos de diálogo mais próximo com o Senhor, uma chance de rezar pelo que precisa a humanidade inteira.

Fiéis participando das romarias retornam mais alegres, mais amáveis, com maior disposição para auxiliar irmãos, para confraternização com estes, para viver solidariedade e também estar disposto para evangelizar.

Romaria da Igreja Católica em 2023
Saiba o que é Romaria Católica

Diferença de Romaria, Procissão, e Peregrinação

Vem do latim procedere, o termo procissão, quer dizer “para ir adiante”, caminhar, avançar. Procissão representa cortejo religioso feito em marcha solene através de vias públicas das vilas e cidades, a carregar imagem sacra e a entoar cânticos e orações.

Tem relação a palavra romaria com expressão “todos os caminhos levam a Roma”. Apareceu na ocasião que era comum empreenderem os fiéis as jornadas longas para sede da Igreja Católica, fixa na capital antiga do Império Romano, para visitação dos túmulos de São Paulo, São Pedro, e cemitérios em que estavam os santos mártires.

Tornou-se hábito ainda cortejo a conduzir para as catacumbas o corpo de mártires. Féretro se mostra ato de piedade cristã. São as procissões expressões da fé de significado importante. Constando de modo básico do deslocar de celebrante e auxiliares dele, ou da assembleia de fiéis toda, de um ponto a outro.

Representa o povo de Deus de fato a caminho do Reino dos Céus. Peregrinações e romarias se caracterizam jornadas feitas pelas razões religiosas para lugar sagrado e milagroso ou santuário, em que seguem os indivíduos para as graças especiais pedir, agradecer favores recebidos e cumprir promessas.

Entre para o grupo de whatsapp dos jovens católicos

Ocorrem peregrinações de modo espontâneo, não há cortejo. Peregrinos possuem como destino um local predeterminado, em que ficarão por tempo que desejam. Aquele participando da procissão alusiva para santo faz isso pela devoção. Equivale a homenagem prestada à veneração, portanto, um louvor.

Reverências realizadas para imagens ou então relíquias que os representam, somente ao reconhecimento correspondem, de forma justa e reta, que eles tiveram na vida terrena. Adoração acontece apenas para Deus.

Você pode curtir isso

Romaria de Nossa Senhora Aparecida

Ocorreu em 12 de outubro de 1977, em honra de Nossa Senhora Aparecida, a primeira romaria, que se tornou em poucos anos, evento enorme religioso, a reunir milhares de devotos e peregrinos da Padroeira do Brasil.

Na atualidade, é capaz de reunir mais de 70 mil fiéis, participando da missa antes da romaria, e na sequência, caminham durante em torno de 4 km, para chegada ao Santuário de Nossa Senhora Aparecida.

Pelo trajeto, muitas pessoas caminham descalças, são vestidas de anjos as crianças, há fiéis carregando velas, imagens de Nossa Senhora, flores.

Chegando à Avenida Sagrado Coração de Maria, em que o Santuário está, acompanham a missa os fiéis, depois podem comer no lugar, e pela tarde adquirir artigos religiosos, assim como as missas da tarde acompanhar.

Divino Pai Eterno

Romaria do Divino Pai Eterno corresponde à expressão genuína da religiosidade dos fiéis. Começou em torno de 1840, com Ana Rosa e Constantino Xavier, um casal, que ao trabalhar na lavoura encontrou medalhão de barro com 8 cm aproximadamente, e havia estampa da Santíssima Trindade, portanto, Pai, Filho e Espírito Santo, a coroar Nossa Senhora.

Os 2 beijaram esta imagem, e para casa a levaram, colocando no altar e iniciaram a oração em família do terço, e posteriormente, com os vizinhos também. Atualmente, a Romaria do Divino Pai Eterno, que ali começou, no simples gesto de devoção e fé para Deus Pai, se mostra o evento maior de religião do Centro-Oeste, segundo do país, e de fato a maior festa dedicada para Divino Pai Eterno do mundo.

Nossa Senhora de Nazaré

Círio de Nazaré ocorre há mais de 2 séculos no Pará. Trata-se de uma das maiores celebrações religiosas do planeta e ocorre em Belém, em outubro. A cada ano, são em torno de 2 milhões de católicos atraídos para Pará, que vão participar de vários eventos em homenagem à Nossa Senhora Virgem de Nazaré.

Uma manifestação religiosa de grandiosidade, passando a ser considerada por UNESCO, Patrimônio Cultural da Humanidade. Durando muitos dias, a festa possui mais de uma dezena de romarias, e proporção gigante.

Siga o Perfil Oficial do Jovens Católicos no Instagram Acessando Aqui!


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pop-up Como formar um grupo jovem católico