Crer em vidente é pecado

Vidente 🏅 acreditar ou consultar é pecado

Medalhas de São Bento Originais

Enquanto as pessoas possam ter a curiosidade passageira do que acontecerá no futuro, ancoram as próprias vidas no Senhor, confiando no amor e cuidado Dele. Tentar descobrir o futuro através de leitura da mão, cartas de tarô ou alguma outra forma de adivinhação, ou tentar controlar o futuro através de magia negra, feitiçaria, bruxaria, vidente, viola o primeiro mandamento.

Os católicos sabem que o primeiro mandamento diz, “Eu sou o Senhor teu Deus. Não terás outros deuses diante de mim”. Quando perguntado qual era o maior mandamento, nosso Senhor Jesus Cristo, repetindo o preceito encontrado em Deuteronômio disse, “Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu pensamento.”, Mateus 22:37.

Enquanto Deus pode escolher revelar o futuro para profetas Dele ou santos, os católicos como indivíduos devem sempre ter confiança na providência divina Dele. São Paulo lembra que, “E sabemos que todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito.”, Romanos 8:28.

Acreditar em vidente é pecado para Igreja Católica
Acreditar em vidente ou clarividência é pecado

O que Diz a Bíblia Sagrada Sobre Vidente e Clarividência?

A Sagrada Escritura tem muitas condenações sobre estas atividades: no Antigo Testamento, “Não deixem viver a feiticeira.”, Êxodo 22:18, “Quem oferecer sacrifício a qualquer outro deus, e não unicamente ao Senhor, será destruído.”, Êxodo 22:20.

“Os homens ou mulheres que, entre vocês, forem médiuns ou consultarem os espíritos, terão que ser executados. Serão apedrejados, pois merecem a morte.”, Levítico 20:27, e, “Entre ti não se achará quem faça passar pelo fogo a seu filho ou a sua filha, nem adivinhador, nem prognosticador, nem agoureiro, nem feiticeiro; nem encantador, nem quem consulte a um espírito adivinhador, nem mágico, nem quem consulte os mortos; pois todo aquele que faz tal coisa é abominação ao Senhor; e por estas abominações o Senhor teu Deus os lança fora de diante de ti.”, Deuteronômio 18:10-12.

O Novo Testamento também aborda esta questão, São Paulo condenou feitiçaria, Gálatas 5:19. No livro do Apocalipse, Jesus declarou, “Mas quanto aos tímidos, e aos incrédulos, e aos abomináveis, e aos homicidas, e aos que se prostituem, e aos feiticeiros, e aos idólatras e a todos os mentirosos, a sua parte será no lago que arde com fogo e enxofre; o que é a segunda morte.”, Apocalipse 21:8.

Você pode curtir isso:

O que diz o Catecismo da Igreja Católica

Aderindo à revelação da Sagrada Escritura, a Igreja condenou formalmente ao longo dos séculos as bruxas e feitiçaria, e julgou adivinhação, vidente, leitura de carta de tarô, e coisas semelhantes como pecaminosas.

O Didaquê (O Ensinamento dos 12 Apóstolos) alertou, “Você não deve praticar magia”. O Conselho de Ancyra impôs uma penitência de 5 anos sobre alguém que consultou um mágico.

Os primeiros cânones irlandeses penalizavam com excomunhão qualquer pessoa por se envolver com feitiçaria até que o perdão fosse pedido e penitência realizada.

Papa Gregório XV declarou que pessoas que tinham feito um pacto com o diabo ou praticado magia negra que causou morte de outro devem ser presas e condenadas à morte pelo tribunal secular.

Entre para o grupo de whatsapp dos jovens católicos

O Catecismo da Igreja Católica ao discutir o primeiro mandamento repete a condenação da adivinhação.

“Todas as formas de adivinhação devem ser rejeitadas: recurso a Satanás ou demônios, conjuração dos mortos, ou outras práticas falsamente supostas a revelar o futuro. Consultar horóscopos, astrologia, leitura da mão, interpretação de presságios e sortes, fenômeno de clarividência, e recurso para médiuns escondem um desejo de poder sobre o tempo, história, e em última análise, outros seres humanos, assim como desejo de conciliar poderes ocultos. Eles contradizem a honra, respeito, e temor amoroso que devemos somente a Deus”.

Qualquer prática que usa poderes ocultos, seja para infligir dano ou para manifestar algum bem, são condenadas como contrárias à religião verdadeira.

Estas práticas são geralmente consideradas pecados mortais. Qualquer invocação do diabo claramente seria considerada pecado mortal.

Acredita-se, como São João escreveu, que “Deus é amor”, 1 João 4:16. “Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.”, João 3:16.

“Nele estava a vida, e a vida era a luz dos homens. E a luz resplandece nas trevas, e as trevas não a compreenderam.”, João 1:4-5. “Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim.”, João 14:6.

Invocar Satanás ou qualquer outro poder, entrar na escuridão, o oculto, por qualquer assistência, ou tentar usurpar poderes que pertencem apenas a Deus é um desafio para autoridade do Deus Todo-Poderoso. Cometer tais atos é afastar-se de Deus e colocar a própria alma em perigo.

Confiar em Cristo, Não em Vidente, Médiuns e Feiticeiros, Diz Papa em Audiência

Papa Francisco repreendeu as pessoas que se consideram cristãs praticantes, mas que recorrem à adivinhação, leituras psíquicas e cartas de tarô. A fé verdadeira significa abandonar-se para Deus, “que faz conhecido não através de práticas ocultas, mas através da revelação e com amor gratuito”, disse o Papa durante sua audiência geral semanal.

Partindo de suas observações preparadas, o Papa chamou os cristãos que buscam garantia dos praticantes de magia. “Como é possível, se você acredita em Jesus Cristo, ir para um feiticeiro, um adivinho, estes tipos de pessoas?”, ele perguntou.

“Magia não é cristã! Estas coisas que são feitas para prever o futuro ou muitas coisas, ou mudar situações na vida, não são cristãs. A graça de Cristo pode trazer tudo a você! Reze e confie no Senhor.”.

Isso a gente recomenda:


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pop-up Como formar um grupo jovem católico