procrastinação é pecado

Procrastinação ❤️ o que é, significado, é pecado para Igreja

Medalhas de São Bento Originais

Os animais não procrastinam. Eles estão aqui e agora totalmente. Adiar algo é exclusivamente humano. E envolve uma consciência, saber o que deve estar fazendo e não fazendo. Assim isso faz da procrastinação um pecado, procrastinação é pecado? Pode ser se for uma questão de falhar a responder o que Deus pede.

Como católicos, as pessoas precisam cuidar dos negócios. É o motivo de a preguiça ser um dos 7 pecados capitais. Deve-se relaxar por vezes, mas a preguiça é uma questão de jogar tempo fora e negligenciar a cumprir os deveres dados por Deus.

Pode também usar a preguiça para procrastinar com Deus. Segundo o Catecismo da Igreja Católica, a preguiça espiritual é uma das formas que as pessoas podem pecar contra o amor de Deus.

E fazem isso através da indiferença, negligência, ingratidão (muita preguiça para ser grato a Deus), e mornidão (não considerando que deve responder ao amor divino).

Em alguns casos, a procrastinação é sobre falhar a ter um coração de servo quando alguém tem que ficar pedindo para o outro para fazer algo que é da responsabilidade desse outro.

A preguiça nem sempre é o problema. Muitas vezes as pessoas sentem culpa por adiar as coisas enquanto muito ocupadas. É sobre priorizar e discernir o que é mais importante para ser feito.

Procrastinação significado na bíblia sagrada
Qual a diferença entre procrastinação e preguiça

Diferença Entre Procrastinação e Preguiça

Quando as pessoas pensam sobre procrastinação, pensam sobre preguiça. E podem até imaginar, “o que a Bíblia diz sobre a preguiça?”.

Mas a verdade é que são 2 coisas muito diferentes. A preguiça significa que está simplesmente não disposto a trabalhar ou usar energia. Já a procrastinação não significa que não está disposto, significa que está deixando algo para depois.

Por vezes, se procrastina porque está sobrecarregado pela tarefa. Mas fazer nada geralmente piora as coisas. Tomar o primeiro passo e começar com uma pequena parte ao menos para iniciar.

O que o Jovem Católico Deixa de Fazer por Procrastinar?

Procrastinação pode ser um pouco insidiosa porque é possível optar por entrar nela quase sem perceber. A decisão está sempre ali, no entanto.

É tão simples quanto clicar para abrir uma nova guia e procurar por um site que sabe que pode levar para um buraco ou sentar-se para assistir apenas um episódio, quando sabe que tem trabalho para fazer.

Porém, a procrastinação pode ser uma experiência menos imediata. Pode levar formas menos óbvias, como deixar certas tarefas em segundo plano por períodos prolongados.

Preencher o tempo com tarefas necessárias, mas sem importância, ao invés fazer a prioridade alta. Esperar para estar com humor “certo” ou esperar pelo tempo “certo” antes de fazer o trabalho em mãos.

São algumas formas quase inconscientes que as pessoas escolhem procrastinar. Quase, porque ao menos há sempre essa pequena escolha para não fazer o que deve estar fazendo. Reconhecer estes momentos e estas escolhas é o primeiro passo para eliminar.

Como jovem cristão católico faz para vencer a Procrastinação
Dicas para o católico superar procrastinação

Dicas para Superar Procrastinação

  • Dar o primeiro passo. Dar o primeiro passo lógico, mesmo se não tiver todos os detalhes trabalhados mentalmente.
  • Ser realista. Superestimar o número de tarefas que pode fazer apontaria um problema. Classificar o que pode e não pode fazer e então começar.
  • Obter ajuda. Talvez seja muito para si próprio lidar. Assim, se for o caso, obter ajuda.
  • Escrever listas. Isso ajuda por várias razões. Visualmente mostra o que precisa fazer, ajuda a priorizar, oferece uma recompensa concreta por riscar fora as coisas feitas, ajuda a reconhecer o quanto pode fazer em um dia, os itens restantes permanecem ali, então há ainda um plano para fazê-los.
  • Reduzir os padrões. Algumas pessoas desejam que as coisas sejam feitas imediatamente ou ser capaz de terminar tudo de uma vez ou sequer começam. Por exemplo, a menos que possa escrever por 2 horas, não vai começar. Ou, não ter tempo para limpar o quarto inteiro, assim não vai começar até ter mais tempo. Apenas fazer o melhor com o tempo que tiver.
  • Não deixar o medo da falha paralisar. Muitas vezes pessoas são vistas esperando uma resposta negativa de alguém ou pensando que não podem fazer algo bem, assim arrastam os pés e não abordam a tarefa ou pessoa. Nem mesmo tentar garante o fracasso e isso vai estar sobre os ombros. O trabalho é fazer o melhor esforço. Então, o resultado está fora das próprias mãos.
  • Começar o dia com oração. Pedir a Deus pela direção e motivação que precisa.
  • Pedir ao anjo da guarda por ajuda.
  • Examinar a própria consciência toda noite. Avaliar o dia na visão do que sente que Deus estava pedindo para fazer e ir à confissão regularmente para receber as graças que precisa.
  • Pedir orações para Mãe Santíssima e santos. Eles foram humanos que uma vez viveram em um mundo cheio de tarefas para serem feitas.
  • Ir para adoração. Isso limpa a mente, reduz ansiedade causada por procrastinação e ajuda a fazer do resto da vida mais administrável.

No final, não é sobre riscar itens da lista e ver quanto se pode fazer em um dia.

É sobre fazer as coisas que Deus pede para cada um. Por vezes, Ele pode estar dizendo para parar de trabalhar e ir dormir, ou desligar a TV e interagir com a família. Ou, ele poderia mesmo estar dizendo para parar de tentar fazer tanto.

Procrastinação na Bíblia Sagrada

Procrastinação significado bíblico é o ato de atrasar intencionalmente a realização de algo que deveria ser feito, e em algumas pessoas, uma maneira habitual de lidar com qualquer tarefa.

Enquanto a palavra em si não seja encontrada na Bíblia, se pode encontrar alguns princípios para ajudar a guiar.

Por vezes, a procrastinação é resultado de preguiça, a Bíblia tem muito a dizer sobre isso.

A Bíblia elogia o trabalho duro e indústria (Provérbios 12:24; 13:4) e alerta contra preguiça e negligência (Provérbios 15:19; 18:9).

Banner Terço de São Bento Original

Uma cura para procrastinação é mais diligência, independente da tarefa.

Os cristãos devem ser extremamente motivados a serem diligentes no trabalho, já que estão servindo a Deus, em última análise. “Tudo o que fizerem, façam de todo o coração, como para o Senhor, e não para os homens”, Colossenses 3:23.

Ao colocar o coração no trabalho, como esse versículo diz para fazer, provavelmente encontrará dificuldade para procrastinar tanto.

A Bíblia diz que quando se trata de algumas coisas, as pessoas nunca devem atrasar. Jesus ensinou a reconciliar com um irmão ofendido, isso deve ser feito imediatamente ao lembrar da situação (Mateus 5:23-24).

Ele também disse para “resolver questões rapidamente” com os adversários (versículo 25).

No entanto, por mais desagradável que seja buscar paz com um inimigo, deve evitar protelar. Similarmente, os fiéis são instruídos, “Quando vocês ficarem irados, não pequem. Apaziguem a sua ira antes que o sol se ponha”, Efésios 4:26.

Lidar apropriadamente com a raiva é uma questão de grande importância, e não deve deixar para amanha, que vai dar ao diabo um ponto de apoio (versículo 27).

Convite ao Banquete

Cristãos não devem procrastinar quando se trata de compartilhar o evangelho com os perdidos. Não há tempo para desperdiçar. Jesus comparou os esforços evangelísticos para um homem convidando pessoas para um grande banquete.

Ao enviar seus servos com convites, Ele disse, “Vão rapidamente nas ruas e becos da cidade e tragam os pobres, os aleijados, cegos e coxos” (Lucas 14:21).

As qualidades mais marcantes do convite são sua abertura, qualquer um e todos estavam convidados, e sua urgência, a chamada para festa deve ser feita rapidamente.
Algumas pessoas, ao ouvir o evangelho e sabendo sua necessidade espiritual, adiaram em fazer uma resposta.

É o tipo mais perigoso de procrastinação. A vida é curta, e as pessoas não sabem o que vai acontecer amanhã (Tiago 4:13-14).

A Bíblia de fato exorta as pessoas para ficar bem com Deus hoje. “Vede, irmãos, que nunca se ache em qualquer de vós um perverso coração de incredulidade, para se apartar do Deus vivo; antes exortai-vos uns aos outros todos os dias, durante o tempo que se chama Hoje, para que nenhum de vós se endureça pelo engano do pecado; enquanto se diz: Hoje, se ouvirdes a sua voz, não endureçais os vossos corações, como na provocação;”, Hebreus 3:12-13, 15.

Procrastinar e adiar o acerto com Deus é endurecer o próprio coração.

Jesus poderia retornar a qualquer momento; as pessoas não sabem quando (Lucas 12:40). O Senhor ilustrou a importância de estar preparado para vinda Dele em Mateus 25:1-13.

Nesta parábola, 10 virgens esperam a chegada do noivo e início da festa de casamento. 5 das virgens estavam preparadas, na realidade, para chegada dele; 5 não tentaram se preparar até que era muito tarde, e elas foram deixadas para trás. Jesus chama as virgens despreparadas de “insensatas”; uma razão que estavam despreparadas pode ter sido que procrastinaram.

Assim, na questão da vida espiritual, não se deve procrastinar. Não é sábio também atrasar a cura de uma relação partida ou lidar com raiva.

E desde que o serviço para Deus motiva assim tudo que faz, não há razão para procrastinar. Em resumo, a procrastinação é um hábito ruim que pode ter efeitos eternos.

Acho que você pode curtir isso:

Oração do Espírito Santo para Vencer Procrastinação

Vinde, Ó Espírito Santo!
Ilumine minha mente para saber seus comandos;
Fortaleça meu coração contra as ciladas do inimigo;
Inflama minha vontade…
Eu tenho escutado tua voz, e não desejo me endurecer e resistir,
Dizendo “mais tarde…, amanhã”.
Nunca coepi! Agora eu começo! Caso não haja amanhã para mim.
Ó Espírito da verdade e sabedoria, Espírito do entendimento e conselho, Espírito da alegria e paz! Eu quero o que tu desejas. Eu quero porque tu queres, eu quero, no entanto, o que tu desejas, eu quero quando tu quiserdes.

Siga a gente no Instagram @JovensCatolicosOficial

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Terço de São Bento