Significado do Escapulário de Ouro para os Católicos

Escapulário de Ouro ❤️ significado, valor e como usar

Como formar um grupo jovem na igreja católica

Escapulário em ouro entre joias e acessórios ganha popularidade atualmente. No entanto, essa peça possui significado religioso católico forte, seguindo além da moda ou tendência.

Qual Significado de Presentear Alguém com Esse Sacramental da Igreja Católica?

Para católicos, escapulário de ouro corresponde à peça com significado forte. Representa proteção, fé e uma maneira de devoção para Nossa Senhora. A origem do nome escapulário é da palavra escápula. Trata-se do termo dos ossos com proximidade aos ombros, lugar em que fica a peça.

Escapulário vai unir 2 imagens pelo cordão. Era produzido inicialmente no tecido e barbante, entre mais materiais. Atualmente, os tipos mais comuns se caracterizam modelos em aço, prata, escapulário de ouro 18k e madrepérola.

Já em relação às imagens, as mais comuns no escapulário são de Sagrado Coração de Jesus e de Nossa Senhora, sem contar a que integra história da sua origem, portanto, Nossa Senhora do Carmo.

De acordo com a tradição, não deve ser comprado o escapulário, e sim ganhado. O escapulário deve ser posicionado no ombro, nunca ser removido. Daí a relevância de o metal ser resistente e de qualidade.

O escapulário em ouro é de fato um presente eterno. Trata-se de opção maravilhosa para presentar os católicos. Já que significa o quanto se importa com o outro, e também com a proteção dele.

Escapulário tem origem de forma religiosa, no entanto, como é cada vez mais tendência, há hoje vários modelos de escapulários com pedras, materiais, e símbolos diversos, sendo de fato, um acessório unissex.

Sacramental Escapulário de Ouro 18k
Escapulário de Ouro Jesus Cristo e São Jorge

Tem que Benzer o Escapulário de Ouro Antes de Presentear?

Segundo normas que são pré-estabelecidas por meio da Igreja Católica, aquele primeiro escapulário para uso do católico deve ser de fato imposto sobre um sacerdote.

Irá o padre fazer oração e então colocar no pescoço do fiel o referido escapulário. Apenas após o objeto tiver gasto ou arrebentar, o católico mesmo vai poder substituir com escapulário novo.

Diz a tradição que se romper o escapulário, é porque o católico foi livrado de uma situação perigosa. Existe promessa ainda feita pela Nossa Senhora, ou seja, todos os que morressem utilizando tal objeto de devoção, livrados seriam do inferno.

Escapulário de Ouro Masculino e Escapulário de Ouro Feminino

Escapulário de ouro 18k se destaca bastante utilizado pelo homem católico, que desejam também joia ao uso no dia a dia, a aliar bom gosto e fé.

São disponíveis alternativas excelentes de escapulários masculinos de ouro, por exemplo, escapulários de ouro branco com detalhes, e modelos em ouro amarelo com malha discreta.

Na realidade, há grande procura de escapulário como modelo de corrente masculina, sendo peça elegante. Já para as mulheres, de fato, ouro representa uma das joias mais desejadas pela mulher, com variedade grande nestes itens também, peças valiosas.

Opções de escapulário de ouro amarelo 18k, de ouro branco, e mais modelos para simbolizar a devoção e trazer beleza para o pescoço.

Como usar Escapulário de Ouro masculino e feminino
Escapulário de Ouro masculino e feminino

O que Diz a Igreja Católica Sobre o Escapulário de Ouro

Segundo o Catecismo da Igreja Católica, um escapulário é classificado como sacramental. Um sacramental é um sinal sagrado instituído pela Igreja para santificação.

Escapulários, como rosários, medalhas sagradas, e crucifixos, são sacramentais da Igreja Católica Apostólica Romana. E sacramentais apontam para um caminho que leva ao Cristo.

Mais frequente ao usar a palavra escapulário, as pessoas pensam sobre um escapulário na sua forma mais reconhecível, um colar pequeno construído a partir de 2 pedaços de pano de lã.

Escapulários, no entanto, originaram do hábito de ordens monásticas e começaram como um avental de trabalho. A partir do avental se desenvolveu uma vestimenta monástica especial para ser usada por ordens religiosas específicas.

O escapulário, em sua forma original, foi muitas vezes referido como jugum Christi, ou jugo de Cristo, e foi até usado na hora de dormir. Um escapulário usado desta forma é uma peça grande de tecido que cobre a pessoa de ombro a ombro e desce até tornozelos, com uma abertura no centro para a cabeça.

Durante o início da Idade Média, os leigos começaram a associá-los com várias ordens monásticas e formaram Confrarias, oblatos seculares que receberiam o escapulário para usar na morte, como sinal de grande honra.

Eventualmente, esta tradição transformou nos escapulários sacramentais pequenos de hoje que são usados diariamente sob ou sobre roupa regular como um sinal aberto de devoção.

Os 4 escapulários mais antigos originaram das 4 confrarias, os carmelitas, servitas, trinitários, e mercederianos. Hoje há muitos mais tipos de escapulários, e nem todos deles associados com uma confraria particular.

Entre para o grupo de whatsapp dos jovens católicos

O escapulário original e mais comum é Escapulário Marrom de Nossa Senhora do Monte Carmelo. Dado por Nossa Senhora para frade carmelita, São Simão Stock, com promessas especiais para quem usa, o escapulário marrom é um sinal de devoção e consagração pessoal para Aventurada Virgem Maria, se colocando sob o manto de proteção dela.

Escapulário de Ouro benzido
Tem que Benzer o Escapulário de Ouro Antes de Presentear

2 Tipos de Escapulários Católicos

Há 2 tipos de escapulários, o monástico e o devocional, embora ambas as formas possam simplesmente ser referidas como escapulário.

Como um objeto de piedade popular, serve para lembrar quem usa de seu compromisso para viver uma vida cristã.

O escapulário monástico apareceu primeiro, talvez tão cedo quanto o século 7 na Ordem de São Bento. É um pedaço de pano suspenso na frente e nas costas a partir dos ombros de quem usa, muitas vezes alcançando os joelhos. E pode variar em formato, cor, tamanho e estilo.

Escapulários monásticos originaram como aventais usados por monges medievais, e foram mais tarde estendidos aos hábitos para membros de organizações religiosas, ordens ou confrarias. Os escapulários monásticos agora formam parte do hábito de monges e freiras em muitas ordens cristãs.

O escapulário devocional é um item muito menor e evoluiu do escapulário monástico.

Estes podem também ser utilizados por pessoas que não são membros de uma ordem monástica. O escapulário devocional normalmente consiste de 2 peças pequenas, geralmente retangulares, de tecido, madeira, ou papel laminado, algumas polegadas em tamanho, que pode suportar imagens religiosas ou texto.

Estes são unidos por 2 faixas de tecido e o usuário coloca um quadrado no peito, apoia as faixas uma em cada ombro, e deixa o segundo quadrado cair nas costas. Em muitos casos, ambas as formas de escapulário aparecem com um conjunto de promessas para os fiéis que usam. Algumas das promessas são enraizadas na tradição.

Você pode curtir isso:

Regras para Usar o Escapulário

Um escapulário pequeno deve consistir de 2 quadrados de tecido de lã, ligados por 2 fios, de qualquer material, assim o segmento que fica no peito e o outro nas costas. Se a pessoa preferir, pode usar mais que um escapulário de uma vez, contanto que cada escapulário seja completo.

Uma vez que tem o escapulário, é importante abençoá-lo por um padre e se necessário, se tornar investido na confraria associada a ele, uma benção adicional que pode ser concedida por um padre autorizado. E ao ter o escapulário abençoado, deve ser usado toda vez, para compartilhar nas indulgências e privilégios, do escapulário particular.

Deve remover o escapulário por qualquer período de tempo, não está mais elegível para suas bênçãos associadas, no entanto, tão logo usar o escapulário, está reinvestido em suas indulgências.

Se o escapulário se desgastar, pode substituir com um novo escapulário, já que as indulgências são investidas na devoção de quem usa, não o objeto.

Embora a oração de investimento de escapulário inicial é recitada apenas uma vez, e é vinculada ao usuário, cada novo escapulário que substitua um usado ou perdido, pode ser abençoado por um padre.

Regulamentos – Escapulário Católico

Há regulamentos específicos para usar um escapulário, incluindo o investimento, a benção do escapulário por um padre, e se aplicável, inscrição em uma confraria, que deve ser feito por um padre com a autoridade para se inscrever.

O investimento pode ser tão simples quanto a recitação do padre de orações apropriadas e aplicáveis, junto com uma bênção. Esta bênção é exigida apenas para o primeiro escapulário de alguém. Escapulários devem ser feitos de lã e devem ser usados constantemente, embora possam ser removidos por períodos curtos de tempo.

Escapulários gastos ou danificados devem ser enterrados ou queimados, como com qualquer sacramental, e escapulários subsequentes precisam ser abençoados novamente. De maneira alternativa, é também aceitável usar uma medalha de escapulário, que deve ser abençoada junto com o escapulário de lã que está substituindo.

A medalha deve ter as imagens de Jesus e o Sagrado Coração Dele de um lado, e a Mãe Abençoada do outro. Talvez o escapulário mais popular seja aquele de Nossa Senhora do Monte Carmelo, ou Escapulário Marrom.

Usar Escapulário Marrom expressa devoção para Mãe de Deus, confiança na sua intercessão, submissão para maternidade espiritual dela, e um desejo para imitar sua fidelidade. Em retorno, quem usa pode esperar, na fé, receber privilégios e promessas associados com o uso do escapulário.

Tipos de Escapulários

  • Escapulário de Nossa Senhora de Monte Carmelo (Escapulário Marrom)
  • Escapulário da Conversão (Escapulário Verde)
  • Escapulário da Imaculada Conceição (Escapulário Azul)
  • Escapulário da Paixão (Escapulário Vermelho)
  • Escapulário do Sagrado Coração de Jesus
  • Escapulário de Nossa Senhora do Resgate
  • Escapulário de Nossa Senhora do Carmo
  • Escapulário de São Miguel Arcanjo
  • Escapulário de São José
  • Escapulário de Cinco Dobras
  • Medalhas Escapulares

Medalhas Escapulares

Uma pessoa que é investida no Escapulário Marrom pode substituir com uma medalha de escapulário. Segundo o Santo Ofício, a partir de 16 de dezembro de 1910, uma medalha de escapulário é uma substituição aceitável para o escapulário de tecido de lã tradicional, e pode substituir múltiplos escapulários se for abençoado com cada benção individual de vários escapulários para qual está sendo substituído.

Uma medalha de escapulário deve consistir da imagem do Sagrado Coração de Jesus de um lado e uma representação da Virgem Maria Abençoada, geralmente Nossa Senhora de Monte Carmelo, do outro.

Como com todos os escapulários, uma medalha de escapulário deve ser usada toda vez para receber indulgências associadas a ela.

Isso a gente recomenda:


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pop-up Como formar um grupo jovem católico