Água Benzida da Igreja Católica

Água Benzida ❤️ para que serve, poder, como e onde usar, posso beber, oração

Material para catequese infantil da igreja católica

A água benzida lembra os fiéis do próprio Batismo e união com Cristo. Ao entrar na igreja, é comum mergulhar os dedos na fonte de água benzida e então fazer o sinal da cruz. Mas qual o motivo de fazer isso? Por que católicos usam essa água na sua adoração e sua vida devocional?

Considerar a direção do Senhor para Moisés em Números 5:17, “Então apanhará um pouco de água sagrada num jarro de barro e colocará na água um pouco do pó do chão do tabernáculo.”.

A Igreja Católica ensina que Cristo instituiu 7 “sacramentos”, meios pelos quais a graça é conferida.

Mas, além disso, a Igreja reconhece outros auxílios para devoção, como medalhas, rosários, escapulários e estátuas, todos chamados de “sacramentais”.

Ações (como sinal da cruz) podem ser sacramentais, também. A água benta, como aqueles outros auxílios para piedade, é um “sacramental da igreja Católica”.

Quando mergulha o dedo na fonte de água benta na entrada da igreja e faz o sinal da cruz, está tocando a testa (mente), os ombros e coração com um sacramental. Se esta simples ação for realizada na fé, ela concede graça ao fiel.

Onde Ela aparece nas Escrituras Sagradas

Nas Escrituras, os sacerdotes israelitas costumavam purificar as pessoas e lugares por aspergi-los com água (ver Levítico 14:49-52, e Números 19-18). Da mesma forma, em Números 5, Deus chama o povo Dele para usar água benzida em uma bênção.

Sacerdotes israelitas usavam água ritualmente, para lavar suas mãos antes e após oferecer sacrifícios. E o grande Templo em Jerusalém tinha fontes nas entradas, em que fiéis podiam se limpar antes de entrar.
Água Benzida na Liturgia

Na missa, o padre lava as mãos dele no começo da Liturgia da Eucaristia, conforme ele se prepara para oferecer o pão e vinho que serão consagrados e vão se tornar o Corpo e Sangue de Cristo.

Água Benzida no Santo Batismo

Em Mateus 28:19, Jesus instruiu os discípulos Dele, “Portanto, vão e façam discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo”. No Sacramento do Batismo, a água benzida é a substância material usada por Deus para efetuar a remissão dos pecados.

De Onde Ela Vem?

A água pura é santificada quando é abençoada por um padre. Na Vigília Pascal, a água é abençoada para batismo daqueles sendo recebidos na Igreja naquela noite.

No passado, esta água benzida era retirada para uso pelo ano litúrgico. Agora, o costume é usar água fresca para batismos fora da época de Páscoa.

Uma vez abençoada, a água benzida é reservada em recipiente acessível para fiéis. A maioria das igrejas tem pequenas fontes na entrada da igreja; algumas igrejas agora têm grandes fontes batismais que ficam no vestíbulo ou na entrada da igreja.

Banner Chaveiro da Medalha de São Miguel Arcanjo

O fiel, ao entrar na igreja, mergulha os dedos na fonte e faz o sinal da cruz, como preparação para liturgia.

A água benzida lembra do batismo do fiel e da união com Cristo. A imagem da “lavagem” lembra as pessoas para considerar o que precisam para purificar e perdão pelos próprios pecados.

Você pode curtir isso:

Posso Beber a Água Benzida Católica?

Não há base bíblica que diz que beber água benzida seja um pecado. Na realidade, como um sacramental poderoso, pode ser usada para abençoar praticamente qualquer coisa. Como tal, tudo bem beber água benzida contanto que veio de uma fonte higiênica.

Além disso, não é inédito que católicos bebam água benzida. Historicamente, peregrinos e devotos bebem água de fontes sagradas.

Cristãos ortodoxos são também conhecidos a beber água benzida como maneira de se abençoar.

Lembrar-se que Deus não vai se importar se o fiel bebe, borrifa ou se banha em água benzida. O ato em si não importa. Não é uma competição onde quem usa água benzida recebe mais bênçãos. O que importa é quão forte a crença em Deus é.

Assim, beber ou aspergir água benzida apenas não é suficiente. Deve ser associado com uma forte fé em Deus. Afinal, é a graça Dele que faz da água sagrada. Caso contrário, é apenas água comum.

Então, não pensar que a água benzida vai magicamente lavar os problemas. Se fizer isso, já é superstição, algo que não é encorajado pela Igreja.

Embora seja uma parte importante da maioria dos ritos católicos, a água benta é apenas um canal pelo qual a bênção de Deus flui.

Quaisquer que sejam os poderes que possa ter, vem de Deus. Sem a fé, não vai sentir qualquer efeito não importa quanto de água beber.

Oração de Bênção da Água

Senhor Deus Todo-Poderoso, fonte e origem de toda a vida, abençoai esta água que vamos usar confiantes para implorar o perdão dos nossos pecados e alcançar a proteção da vossa graça contra toda doença e cilada do inimigo.
Concedei, ó Deus, que, por vossa misericórdia, jorrem sempre para nós as águas da salvação para que possamos nos aproximar de Vós com o coração puro e evitar todo perigo do corpo e da alma. Por Cristo Nosso Senhor. Amém.

Siga o Jovens Católicos Oficial no Instagram Acessando Aqui!


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Grupo do Jovens Católicos no Whatsapp