Sacramentais Igreja Católica

Sacramentais Igreja Católica ❤️ significado e importância

Banner dos Santos Terços Católicos

É marcada a vida do cristão pelas celebrações que são capazes de direcionar à santidade. Ao nascer, os pais vão celebrar o batismo, importante por desejo de salvação, em que é regenerado o recém-nascido como filho do Pai. Mas onde entra a verdadeira importância dos Sacramentais Igreja Católica?

Assim, o cristão incorporado para Igreja, segue em trajetória de salvação através de celebrar os outros sacramentos, estes constituindo meios e sinais com que se fortalece e exprime a fé.

E opera-se santificação, presta-se culto para Deus, e deste modo, favorece a confirmar, fomentar, e manifestar eclesial comunhão.

Chegando à idade em torno de 7 anos, de discrição, pode o cristão fazer celebração do sacramento da Eucaristia, mais perfeitamente vinculando-se com Igreja.

Atinge-se com celebração de Santíssima Eucaristia, auge e fonte do culto inteiro da vida cristã, sendo constituída e realizada unidade do povo do Pai.

Pelo passar da vida, por inerentes pecados com natureza não perfeita dos homens, o sacramento de penitência é celebrado.

Onde fiéis fazem confissão dos próprios pecados e ao se arrepender com desejo de correção, recebem reconciliação com vida santa, e o perdão.

Assim, o momento da vida chega em que o cristão que percebe chamado precisa decidir algo de importância, escolhendo ser constituído sagrado ministro, consagrado sacerdote.

Ou a preferir celebração de pacto do matrimônio, em que homem e mulher formam entre si íntimo consórcio para vida inteira.

A Igreja é presente ainda em horas da fraqueza do corpo, apresentando unção dos enfermos para cristãos.

Sacramentais Igreja Católica como sal abençoado, crucifixo, água benta...
Alguns dos Sacramentais Igreja Católica Apostólica Romana

Em que a Igreja encomenda para o Senhor, glorificado e sofredor, fiéis doentes de forma perigosa, ao alívio e salvação dos mesmos. Trata-se desses momentos da vida de cristão em que há celebração dos sacramentos.

De modo a serem santificadas as outras circunstâncias da vida do cristão, foram instituídos também pela Igreja Católica os sacramentais.

São sinais sagrados obtidos por oração da Igreja, e os seus efeitos em especial da ordem espiritual.

Sacramentais têm instituição à santificação de Igreja, portanto, do povo do Pai, das circunstâncias bem diversas da vida do cristão, assim como da utilização das coisas que são úteis para o homem.

Benefícios e Efeitos dos Sacramentais Igreja Católica

O mais popular em relação aos sacramentais se caracteriza a água benta, remetendo para sacramento do batismo. Existem os sacramentais ainda presentes em celebração litúrgica, de exemplo santos óleos, altar, cálice.

Pelos particulares objetos, é possível citar de exemplo o escapulário e crucifixo.

Estes objetos pequenos, sinais e gestos oferecem lembrança de vida, de morte e de ressurreição do Jesus Cristo, apresentando manifestação da fé constante.

É contado pelo Evangelho com que assombro, na busca por Jesus no túmulo e percebendo vazio, as mulheres foram questionadas, “Por que procurais entre os mortos aquele que está vivo?”, Lucas 24,5.

São as palavras do Papa João Paulo II, “Graças a uma genuína descoberta do sentido dos ritos e à sua adequada valorização, as celebrações litúrgicas, sobretudo as sacramentais, serão capazes de exprimir cada vez melhor a verdade plena acerca do nascimento, da vida, do sofrimento e da morte, ajudando a viver essas realidades como participação no ministério pascal de Cristo morto e ressuscitado”.

Ao passo que sacramentos têm celebração como sinais da graça eficientes, com instituição pelo Cristo e também confiados para Igreja.

Por meios dos quais é direcionado o cristão à vida na santidade, sacramentais se caracterizam cotidianos sinais de Jesus Cristo presente verdadeiramente a situar o fiel como integrante de vida divina.

A assegurar, nos instantes todos, ânimo espiritual exigido para poder plenamente realizar o significado real do sofrer, viver, e do morrer por Jesus.

Quais os Melhores Sacramentais Igreja Católica para Ter em Casa?

– Escapulário – Sacramentais

Bentinho do Carmo ou escapulário se caracteriza sinal externo da devoção mariana, consistindo em consagrar Santíssima Virgem Maria, através de inscrição em Ordem Carmelita, desejando sua maternal proteção.

Sacramental Escapulário
Escapulário da Igreja Católica é considerado um poderoso Sacramental

Escapulário do Carmo se mostra um sacramental. Em dizer do Vaticano II, segue, “um sinal sagrado, segundo o modelo dos sacramentos, por intermédio do qual significam efeitos, sobretudo espirituais, que se obtêm pela intercessão da Igreja”, SC 60.

– Água Benta – Sacramentais

Água benta possui significado duplo para lembrar sobre o próprio batismo e ainda simbolizar limpeza espiritual.

Banner Terço de São Bento Original

É inclusive utilizada nos exorcismos, pois o diabo não suporta água benta, já que é impuro totalmente, imundo à eternidade toda.

E evoca a água fluindo do lado de Jesus, o símbolo de batismo, e remete o dia que o diabo foi derrotado, ou seja, crucificação de Jesus para que as pessoas fossem redimidas do pecado e oferecimento da salvação.

Água Benta é um Sacramental da Igreja
Água Benta é mais um Importante Sacramental da Igreja

O costume antigo correspondia a fixar os recipientes contendo água benta nas paredes de casa, podendo ser copos de louça simples.

Em que o morador da casa tocava na água benta anteriormente a fazer Sinal da Cruz, a acolher deste modo, bênção de Deus.

E era comum que tais simples recipientes, no entanto, dignos, ficassem fixados próximos às portas, para que as pessoas recorressem a estes na saída e retorno para casa.

Ou no quarto da família, de convite a manter-se puro sempre e perto de Deus. Água benta permanecia também sempre próxima quando queria afastar de forma especial, influências do maligno.

– Crucifixo – É um dos Sacramentais Igreja Católica mais importantes

Aos católicos, a cruz, como local de sacrifício de Jesus, trata-se do princípio da salvação da humanidade.

Assim, de acordo com o Catecismo Católico, em parágrafo de numeração 617, a Igreja venera a cruz a professar na mesma sua esperança, portanto, “Salve, ó Cruz, única esperança”.

Segundo prior de Ordem da Santa Cruz, católico não deve utilizar a cruz de amuleto, supersticiosamente, porém, como um sinal da própria adesão para discipulado de Jesus.

É entendida a cruz como ponte ao bem, caminho certo, que vai ligar o homem com Deus. Por meio de sacrifício, os pecados são deixados para trás, o próprio destino é aceito, e assim, vive-se na paz.

Como na Bíblia está escrito, Lucas 9:23, “Se alguém quer me seguir, esqueça os seus próprios interesses, carregue cada dia a sua cruz e me acompanhe”.

Crucifixo é simplesmente a Cruz de Cristo. Através da intersecção de 2 retas, a cruz, além dos significados sociais e religiosos, faz representação de 2 opostos lados.

Quando se fala em Cristianismo, trata-se da relação entre vida e morte, mundo terreno e mundo espiritual, redenção e condenação.

A Oração do Sinal da Cruz, “Pelo sinal da Santa Cruz, livrai-nos Deus, nosso Senhor, dos nossos inimigos. Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.”.

Esta oração, junto com o sinal da cruz, é empregada por católicos de modo freqüente. E trata-se de uma profissão da fé, acima de tudo.

Você pode curtir isso:

– Medalha de São Bento – Sacramentais

A Medalha de São Bento é popular por representar medalha poderosa contendo imagem e Cruz de São Bento, apresentando oração usada pelo São Bento nos exorcismos Católicos.

Sacramental Medalha de São Bento
Medalha de São Bento é um Sacramental usada em orações para afastar todo mal

Com uso desta medalha, é carregada oração poderosa repleta de proteção e significado, sem contar sinal de disciplina beneditina e fé.

E é contada pela tradição católica que lugar em que é feita a oração da Medalha de São Bento não é afligido por qualquer mal.

– Sal Abençoado – Sacramentais

É costume antigo também manter recipiente de sal abençoado e pequeno em casa. É necessário pedir para pároco, embora atualmente vários padres não sejam mais familiarizados com tal ação.

O sal abençoado, de fato, representa atualmente sacramental por vezes negligenciado. Mesmo assim, representa arma poderosa em combate ao mal, segundo texto utilizado em sua bênção, como apontado por Ritual Romano.

É descrito o sal abençoado de símbolo da saúde ao corpo e mente dos que o usam, já que possui sentido de livramento de impureza, e proteção contra ataques malignos.

É exortado pelo próprio Cristo, em Evangelho, para ser sal da terra e luz do mundo.

Como São Classificados

Sacramentos da Igreja são 7. Quando se fala em Sacramentais, estes são vários, e teólogos classificam estes nos 6 grupos que são:

  • Orans. De modo básico, trata-se das orações que geralmente são rezadas na Igreja publicamente, como Ladainhas e Pai Nosso.
  • Tinctus. Utilização da água benta e algumas unções aplicadas em administração de determinados Sacramentos e que não são pertencentes a sua essência.
  • Edens. Faz indicação do uso de pão bento ou mais alimentos que são santificados por bênção do sacerdote.
  • Confessus. Ao rezar Confiteor, publicamente ou de modo individual, ao pedido do perdão para Nosso Senhor pelas falhas e pecados, que não são mais lembradas. É considerado que Deus, já nessa ação, cumula as pessoas de graças.
  • Dans. Doações ou esmolas, corporais ou espirituais, assim como atos de misericórdia com prescrição por Igreja. Acima de esmolas possíveis de dar, se encontra o bem espiritual que se pode fazer para o próximo. Essa ação é um Sacramental, e são adquiridos também vários méritos por caridade fraterna e por mais virtudes que acompanham a mesma.
  • Benedicens. Bênçãos dadas por Bispos, sacerdotes, Papa. Bênção de reis, virgens ou abades, e no geral, as bênçãos todas sobre coisa santa; exorcismos.

Alguns objetos bentos de devoção, de exemplo velas, escapulários e medalhas, são considerados ainda Sacramentais.

Quais São os Efeitos dos Sacramentais da Igreja dentro e fora da sua casa

Efeitos que Sacramentais produzem ou podem produzir de forma digna recebidos são vários. No geral:

  • Conquistam graças atuais, com eficiência especial, por intervenção de Igreja.
  • Os pecados veniais são perdoados através de via de impetração, ao passo que, por virtude de orações da Igreja, e por obras boas que fazem praticar, excitam as pessoas para sentimento da contrição e atos da caridade.
  • Por vezes, vão perdoar a pena temporal toda de pecados passados, na virtude de indulgências que acompanham geralmente utilização de Sacramentais.
  • Conquistam para pessoas as graças temporais, se para a salvação, convenientes. Como exemplo, restauração da saúde do corpo, proteção em perigosa viagem, mais.

Isso a gente recomenda:


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Grupo do Jovens Católicos no Whatsapp