Existe Vida Fora da Terra para igreja católica

Existe vida extraterrestre ❤️ qual posição da igreja católica

Banner dos Santos Terços Católicos

Existe vida extraterrestre? O que a Igreja diz sobre alienígenas? As formas de vida extraterrestre existem? A igreja Católica não tem ensinamento oficial sobre existência de alienígenas e vida além do planeta Terra.

Porém, muitos teólogos da Igreja especularam sobre existência de vida inteligente em outro lugar no universo. Os católicos são livres para especular se existe vida extraterrestre inteligente alienígena fora e o que isso significaria teologicamente.

Igreja e Extraterrestres

A Igreja não tem ensinamento direto sobre extraterrestres, e assim os católicos são livres para especular. Mas, usando os princípios científicos e católicos, alguns dos parâmetros seguintes e distinções podem ser interessantes ou úteis.

Primeiramente, é importante definir extraterrestres. Se por este termo quer dizer “pessoas”, então é claro que há miríades de extraterrestres desde que anjos são pessoas. Cada um é uma pessoa humana, mas eles são pessoas angelicais.

E desde que é o ensinamento da Igreja que Deus faz uso dos anjos Dele para guiar toda criação Dele, então anjos estão em todos os lugares do universo, ajudando no governo de Deus de todas as coisas.

Se por extraterrestres quer diz vida biológica de algum tipo, de simples paramécios para formas de vida mais complexas, parece provável que há algum deste tipo de vida lá fora, especialmente formas menos complexas de vida.

Se, porém, quer dizer criaturas semelhantes aos humanos com corpos físicos e almas racionais, a probabilidade cai de forma significativa, mas não é zero.

Atualmente, alguns argumentam que há milhares ou até milhões de locais onde a vida semelhante à humana poderia emergir. Outros dizem que tais locais são extremamente raros. Ambos os lados usam estatísticas.

Você pode Curtir isso:

Existe vida extraterrestre? Pontos de Vista

Aqueles que pensam que há muitos planetas como a Terra capazes de sustentar formas de vida semelhantes à humana apontam para tamanho vasto do universo com bilhões de galáxias, cada uma com bilhões de estrelas e presumidamente muitos planetas.

Eles discutem que, estatisticamente, deve haver muitas estrelas com planetas como os que são conhecidos.

Outros, porém, apontam que para a Terra ser o que é, e para ser capaz de suportar o tipo de vida inteligente humana, não é apenas resultado de alguns fatores. É resultado de centenas, mesmo milhares de fatores.

O sol deve ser estável, e apenas o tipo certo de sol sem muita da radiação errada. O planeta deve ter uma órbita que seja mais próxima a um círculo do que uma elipse íngreme.

A Terra está a apenas 3 graus de um círculo perfeito, enquanto a maioria dos outros planetas têm elipses íngremes que trazem os planetas relativamente mais próximo ao sol e então os afastam.

A atmosfera deve ter apenas o tipo certo de gases. E deve ser um planeta vulcânico que gera aqueles gases e também gera o campo magnético que desvia os raios mais danosos do sol. A Terra também se beneficia de Júpiter e Saturno próximos, que capturam cometas e outros detritos espaciais.

A Terra também tem um bom equilíbrio de terra e água, e os continentes são distribuídos de maneira uniforme. Isso limita desertos e outros extremos do clima.

A Terra também tem uma rotação constante em um bom eixo que permite estações, distribuições adequadas de chuva, e uma relação quase perfeita com a lua, de modo que as marés sejam constantes e correntes oceânicas sejam auxiliadas.

A lista poderia ir em diante por longo tempo. Mas, a probabilidade estatística de todos estes mesmos tipos de coisas vindo juntos nisso ou uma combinação similar em planetas distantes é muito baixa.

Há apenas um tipo de perfeição dada por Deus para Terra que é difícil de replicar estatisticamente. Cientificamente, isso é chamado de Teoria da Terra Rara.

Tudo dito, não há problemas teológicos em afirmar que exista vida como a humana, inteligente, em outros planetas.

Entre para o grupo de whatsapp dos jovens católicos

Mas mesmo se houvesse, ainda existiria a pergunta, “Eles têm livre arbítrio? Eles têm consciência? Deus Se revelou para eles? Como? Eles pecaram e precisaram de redenção? Deus uniu-Se com raça deles ou família por tornar-Se um deles? Eles vão para o céu? Se sim, por que ninguém que teve uma visão do céu os viu lá?”.

De qualquer forma, as especulações são numerosas. Como para agora, Deus não revelou nada especificamente sobre vida em outro lugar. Evidentemente, Ele não acha que as pessoas precisam conhecer muito sobre isso. Assim, os fiéis fazem bem em apenas passar um pouco de tempo imaginando sobre isso.

Opinião do Papa Francisco – Existe Vida Extraterrestre?

Foi levado ao Papa Francisco a descoberta da NASA de um novo planeta, Kepler 452 B, que se assemelha à Terra em suas dimensões e características, perguntando se poderia haver seres pensantes em outro lugar no universo.

O Papa respondeu, “Honestamente, eu não saberia como responder.”, explicando que enquanto o conhecimento científico até agora excluiu a possibilidade de outros seres pensantes no universo, “até América ser descoberta, nós pensávamos que não existia, e ao invés, existia sim”.

“Mas em cada caso, eu acho que nós devemos nos apegar com o que os cientistas dizem para nós, ainda conscientes que o Criador é infinitamente maior do que nosso conhecimento”.

Francisco disse que uma coisa que ele tem certeza sobre o universo e o mundo em que as pessoas vivem é que “não é resultado do acaso ou caos”, mas ao invés, de inteligência divina. É o resultado, “do amor de Deus que nos ama, que nos criou, que nos desejou e nunca nos deixa sozinhos”, ele disse.

Veja o que Diz o Padre que É Astrofísico

E sobre a possibilidade de existir vida extraterrestre, e isto iria ser compatível com catolicismo? Em Tears in theRain, programa de TV espanhol, com Juan Manuel de Prada apresentador, Manuel Carreira que é astrofísico e padre jesuíta responde a essa pergunta de modo bem fundamentado e categórico.

Padre Manuel Carreira comentou, no programa de TV, o assunto da existência de vida extraterrestre.

O Padre falou que existe perigo de desejar afirmar de modo inteiramente não científico, que o que se vê é universo composto de infinidade dos universos, já que a base considerada é algo inteiramente absurdo e que tudo que pode acontecer matematicamente, deve ocorrer realmente.

Ele conta que observa muito isto em discussões acerca da vida extraterrestre . É questionado se existe possibilidade de mais um planeta existindo com vida inteligente.

Para o Padre, segundo leis físicas, é possível sim. Assim, é provável que exista, já que há muitos astros lá fora, e então há, se é provável.

O sacerdote assim apresenta exercício de pensamento que coloca em causa seriamente afirmações acerca da certeza sobre se existe vida extraterrestre.

E fala de experimento bem simples, perguntando se é possível de acordo com leis da física, ao deixar cair a caneta na mesa, a caneta ficar de pé sobre sua ponta, ele conclui que é possível segundo leis da física.

E se deixar cair 1 milhão de vezes, é provável que isto ocorra ao menos 1 vez? A resposta é não. E é certeza que irá ocorrer? Não. Então, não se pode misturar possível, verdadeiro, provável.

A afirmação de que há vida extraterrestre ao Padre Manuel Carreira, às vezes ela é realizada de modo inconsciente ou bastante consciente, da vontade de reduzir dignidade dos humanos.

Portanto, adiciona o sacerdote, que tudo que pode existir de modos variados deve ser extrinsecamente ajustado para que haja forma concreta e não de todas as demais possíveis.

Então, o universo teve que passar por ajuste já no momento inicial e tal ajuste deve ter final. O final descoberto é ajustar o mesmo para que possa haver vida humana.

Ele conclui que o universo foi realizado para que houvesse aquele que pudesse ter relação de modo pessoal com Criador.

Siga o Jovens Católicos Oficial no Instagram Acessando Aqui!


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pop-up Como formar um grupo jovem católico