Outubro Rosa 2023, Qual Significado para Igreja Católica, Tema, Principais Objetivos, Qual Importante Mensagem que a Campanha do Outubro Rosa Traz aos Católicos, a CNBB e a Igreja Católica Apoia a Campanha do Outubro Rosa 2023

Outubro Rosa 2023 ❤️ tema e significado para igreja católica

Medalhas de São Bento Originais

Outubro Rosa 2023, calendários, páginas do Twitter, tudo parece trazer a imagem da cor rosa. A cada ano, o mês de outubro é um lembrete da necessidade de ser até mais vigilante na detecção precoce, apoio inabalável, e pesquisa continuada a superar a doença do câncer de mama.

Sendo a principal forma de câncer nas mulheres, uma doença que vai ser diagnosticada em 1 a cada 8 mulheres, isso se torna uma questão pró-vida, pró-mulher para a Igreja Católica.

A Igreja Católica sempre exibiu um profundo respeito e dignidade pela capacidade feminina da mulher; e agora mostrando apoio e solidariedade para elas em face desta doença terrível é uma parte da missão católica a ser Igreja pró-vida, pró-mulher. E embora o câncer de mama seja muito menos provável em homens, pouco menos de 1 em cada 1000 homens, também há solidariedade para eles.

Outubro Rosa 2023 representa campanha de conscientização com foco principal no alerta de mulheres e sociedade acerca da importância de prevenir e diagnosticar precocemente o câncer de mama, e de modo mais recente acerca do câncer de colo do útero.

Rezar pela Cura

A Santíssima Trindade se compromete a rezar pelo fim desta doença trágica, a apoiar as mulheres que passam por tratamento, e apoiar as famílias que são afetadas por isso. Orações são incluídas em outubro durante a Oração dos Fiéis, são incluídos lembretes para as mulheres agendarem suas mamografias, e as intenções da missa são oferecidas por uma cura. Além disso, as famílias fariam bem a invocar o auxílio de Santa Ágata, a padroeira das vítimas de câncer de mama e suas famílias.

Santa Ágata – Padroeira do Câncer de Mama

Santa Ágata tem sido venerada como uma virgem e mártir desde a época da morte dela em 251 AD. Além da Bem-Aventurada Virgem Maria, ela é a única das 7 mulheres santas comemoradas no Cânon Romano (Oração Eucarística 1) e já no quinto século tinha 2 igrejas em Roma dedicadas para ela.

Nascida na Sicília em família nobre, Ágata era devota cristã que dedicou sua virgindade para Deus. Perseguida por Quintianus, um prefeito ou governador, ela rejeitou os avanços dele. Ele prendeu Ágata por ser cristã e a forçou a renunciar Cristo.

Tema Outubro Rosa 2023 e significado para as mulheres católicas
Significado do Outubro Rosa 2023 para Igreja Católica

A lenda dela documentada fala das interrogações brutais e tortura que ela sofreu nas mãos dele. Quando ela recusou, foi presa em um bordel, então uma prisão, esticada na tortura, queimada com ferros em brasa e teve os seios cortados. Ela teve uma aparição de São Pedro como um médico e foi milagrosamente curada das suas feridas.

4 dias depois, após novos interrogatórios e para surpresa de seus torturadores, ela foi condenada à morte por rolar seu corpo nu em vidro quebrado e brasas. No momento da tortura final dela, um grande terremoto atingiu a região.
Imediatamente antes da morte, Santa Ágata foi ouvida rezando, “Ó Senhor Jesus Cristo, bom Mestre, eu agradeço a Ti que Tu me concedeste a vitória sobre as torturas dos algozes. Conceda-me agora que eu possa felizmente habitar na Tua glória sem fim.”. Santa Ágata é a santa padroeira do câncer de mama e vítimas de violência sexual.

Oração para Santa Ágata no Outubro Rosa 2023

Ó Pai Celestial, Quem criou Ágata para dignidade da santidade, nós imploramos Tua Divina Majestade pela intercessão dela para nos dar saúde à mente, corpo e alma. Liberte-nos de todas as coisas que nos mantêm ligados a esta Terra, e deixe nosso espírito, como o dela, subir para Tuas cortes celestiais. Através de Jesus Cristo, Teu Filho, nosso Senhor, que vive e reina junto a Ti, para sempre. Amém.

Campanha Outubro Rosa 2023 no Brasil

É nítida a importância do incentivo da prevenção por diagnóstico precoce sobre a Campanha Outubro Rosa. Com a chegada do mês de outubro vem com ele a campanha tradicional do Outubro Rosa 2023. De acordo com Ministério da Saúde, responde o câncer de mama por aproximadamente 28% dos novos casos de câncer nas mulheres.

Há muitos tipos de câncer de mama, vale ressaltar. Evoluem alguns rapidamente, já outros, não. Maior parte dos casos possui prognóstico bom. A incidência entre homens do câncer de mama se mostra rara, a representar em total de casos, menos de 1%.

Dom Roberto Ferreira Paz, Bispo de Campos, Rio de Janeiro, e também referencial para Pastoral da Saúde da CNBB, Conferência Nacional dos Bispos, diz sobre a relevância do incentivo e prevenção por precoce diagnóstico.

Ele fala, “A Pastoral da Saúde dá um apoio institucional e envolve as comunidades eclesiais na sensibilização e motivação da campanha de prevenção ampliando certamente o alvo e vencendo resistências herdadas de comportamentos passivos e bloqueios de temores infundados. A percepção ou descoberta de sinais de câncer de mama no início do processo possibilita e aumenta em muito o sucesso do tratamento.”.

Banner Chaveiro da Medalha de São Miguel Arcanjo

E de acordo com Ministério da Saúde, o mais comum sintoma do câncer de mama se resume surgimento do nódulo, normalmente indolor, irregular e duro, porém, existem tumores que se mostram de branda consistência, bem definidos e globosos.

Paciente Católica com Câncer de Mama

A colaboradora da CNBB, Maria de Lourdes Pereira da Silva, com 50 anos de idade tomou conhecimento do câncer de mama no Outubro Rosa, em autoexame.

Ela diz, “Eu descobri o câncer de mama em 2017 por causa de uma ação que a CNBB fez sobre a importância da prevenção no jornal interno. Depois de 15 dias que a matéria foi publicada, ao tomar banho e fazer o autoexame senti um caroço bem embaixo do mamilo. Como eu já tinha tido câncer de colo de útero em 1992, eu fui ao médico e fiz todos os exames. Dois meses depois recebi o diagnóstico final de neoplasia maligna”. E relata que logo iniciou o tratamento e que a fé e humor a auxiliaram para superação dos obstáculos referentes ao tratamento.

Ela compartilha, “Um mês depois do diagnóstico eu comecei o tratamento com a quimioterapia que durou cerca de 6 meses. Nesse período, perdi os cabelos e achei que fosse ser mais difícil, fui internada com imunidade baixa, mas sempre encarei tudo com muito bom humor e fé. Quando terminou a quimioterapia o caroço tinha diminuído, e a cirurgia foi marcada. O médico optou por tirar toda a mama por causa do meu histórico de já ter tido a doença e também minha mãe ter morrido de câncer de mama. Fiz quatro cirurgias, entre elas, duas para reparação da mama e colocação das próteses e hoje depois de um ano e meio estou curada. Agora, é continuar o acompanhamento médico, pois são 10 anos para confirmar a cura”.

Você pode curtir isso:

Outubro Rosa 2023 – Tratamento do Câncer de Mama no Brasil

Outubro Rosa 2023, vale lembrar que o tratamento todo do câncer de mama é pelo SUS oferecido, Sistema Único de Saúde, a incluir os tipos todos de cirurgia, como cirurgias conservadoras, mastectomias, reconstrução mamária, sem contar quimioterapia, radioterapia, tratamento com anticorpos e hormonioterapia.

O paciente, pela lei, com neoplasia maligna possui direito para submeter-se para primeiro tratamento em SUS, de fato em prazo de até 60 dias contando do dia em que o diagnóstico for firmado no laudo patológico ou no menor prazo, segundo necessidade terapêutica da situação.

Segundo Dom Roberto Ferreira, já que a mulher se mostra cuidadora e protetora da vida, cuidado e prevenção contra câncer de mama deve com coragem ser assumido e também ternura da vocação de representar na Terra o ninho regaço e ainda dádiva de acolhida e transmissão da vida.

Ele enfatizou, “Nenhuma mulher que sofra de câncer de mama está isolada ou solitária na sua luta por vezes desgastante e aparentemente sem sentido pelo contrário com sua resiliência se revelam vencedoras e doadoras de vida, pois mostram a nobreza de quem testemunha a esperança e a misericórdia do Deus que nunca abandona e esquece da mulher aliada e profeta na valorização da plenitude da vida a que estamos chamados todas as criaturas e filhos do Pai.”.

Como as Mulheres Podem Reduzir o Risco para Câncer de Mama?

Outubro, o mês de conscientização do câncer de mama. Apenas como as pessoas fazem com qualquer outra condição de saúde, é importante conversar sobre os fatores de risco, qualquer coisa que eleva a chance de alguém de ser diagnosticado.

Alguns fatores de risco estão além do controle, as pessoas nascem com eles. Enquanto outros são mais baseados em estilo de vida, que muitas vezes são coisas que se pode mudar.

Fatores de Risco Incontroláveis para Câncer de Mama

  • Gênero – O câncer de mama é mais comum em mulheres do que homens.
  • Idade – O risco aumenta conforme envelhece.
  • Genes – Certas mutações genéticas podem causar câncer de mama, como BRCA1 e BRCA2.
  • Histórico familiar – Parentes próximos de sangue que foram diagnosticados.
  • Etnia – O risco pode variar dependendo da etnia.
  • Saúde reprodutiva – Períodos menstruais precoces (antes dos 12 anos) e início da menopausa mais tarde (depois de 55 anos).
  • Ter tecido mamário denso.
  • Histórico pessoal de câncer de mama ou doenças de mama não cancerosas.
  • Tratamento médico prévio com radioterapia.

Mudanças no Estilo de Vida que Impactam o Risco de Câncer de Mama

Felizmente, certos fatores do estilo de vida podem ser modificados para reduzir o risco de câncer de mama.

  • Manter um peso saudável – O exercício regular e visitar o médico se sentir que o peso corporal poderia estar aumentando o risco para câncer de mama e outras doenças.
  • Limitar uso de álcool e tabaco – As 2 substâncias foram mostradas a aumentar os fatores de risco, assim como negativamente impactar a saúde geral.
  • Amamentação – Embora esteja ainda sendo estudado, alguns dados mostram que amamentação por períodos mais longos de tempo reduz um pouco o risco da pessoa para câncer de mama.
  • Ajustar a terapia hormonal – Algumas terapias de reposição hormonal, incluindo estrogênio e progesterona, usadas durante a menopausa podem aumentar o risco para câncer de mama, quando tomadas por mais de 5 anos. Certas pílulas anticoncepcionais foram também encontradas a aumentar o risco de câncer de mama.

É importante notar que ter um fator de risco ou combinação de fatores de risco não significa que vai ter a doença. Se tiver múltiplos fatores para câncer de mama, certificar de conversar com o médico sobre maneiras de verificar por câncer de mama e reduzir o próprio risco.

Aprenda Como Formar um Grupo de Jovens Cristãos na Igreja com esse e-book, acesse aqui!


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pop Up do melhor material para catequese infantil da igreja católica