Santos portugueses da igreja católica apostólica romana
Santos portugueses católicos mais populares em portugal

Santos portugueses católicos mais populares em Portugal

Na história da humanidade, pessoas existiram que atingiram admiração de tantos devido as suas obras, ações, pensamentos, sacrifícios. A Igreja Católica, para estas pessoas, convencionou chamar de santos. Trata-se dos que se caracterizaram por abdicar a própria vida em favor de outras pessoas e ao longo da vida e em muitos momentos, evidenciaram princípios que regem a Igreja Católica. É necessária para estes serem santos, a comprovação, que de fato fizeram milagres. Nesse Artigo fizemos uma lista dos Santos Portugueses mais populares em Portugal.

Santos são os heróis da fé católica. Eles viveram em santidade, dedicaram a servir Deus e espalhar a mensagem Dele de salvação. Na realidade, muitos santos católicos corajosamente encontraram sua morte simplesmente por causa de sua fé.

Hoje, os santos servem como exemplos para todos os católicos, mostrando para as pessoas como levar uma vida mais satisfatória, mais espiritual em comunhão com o Senhor e Salvador, Jesus Cristo.

Eles são lembretes que esta vida vai chegar a um final, e apenas o que foi feito para Cristo terá uma recompensa duradoura. A história de cada santo é fascinante.

Eles viveram em diferentes épocas, em diferentes locais pela história, mas todos compartilhavam um amor de Deus que foi meticulosamente documentado através dos ensinamentos da Igreja Católica. Aqui são apresentados os 18 santos de Portugal, os santos da Igreja Católica mais populares em Portugal.

Santo Antônio de Lisboa – Santos Portugueses mais populares

Nascido Fernando Martins, natural de Lisboa, um frade no Convento de Santa Cruz e Convento de São Vicente de Fora.

Santo Antônio de Lisboa foi teólogo e visto como primeiro doutor da Ordem Franciscana, trabalhou de fato com Francisco de Assis.

Este é um dos santos mais populares para os católicos. Era famoso o poder de comunicação dele e Santo Antônio de Lisboa se tornou santo devoto de solteiras.

Mesmo não pregando sobre cupido, dizem que ele iria ajudar famílias desfavorecidas no pagamento de dotes das filhas. Ele em 1232 foi canonizado.

5 Mártires de Marrocos – Santos Portugueses mais populares

Trata-se dos mártires, santos portugueses, portanto, 5 franciscanos que foram enviados para pregar por São Francisco de Assis, em Marrocos, no ano de 1219.

Com fé zelosa, isso levou estes mártires ao exagero de atuação neste local e decidiu então o Miramolim expatria-los, com ordem para prender os 5, conseguindo estes escapar e retornar a pregar logo por todo canto.

Depararam um dia com Miramolim de Marrocos, assim abordando veículo em que seguia, de modo importuno insistiram com líder muçulmano à conversão para cristianismo imediatamente.

Miramolim, chefe religioso, chefe de Estado, e poder judicial, não aceitou e então puniu os 5, por suas mãos degolou. Foram enviados os restos mortais a Portugal por infante D. Pedro, D. Sancho I seu pai, que ali morava e havia conferido apoio para eles.

Os restos mortais com enormes manifestações públicas de luto e tristeza foram recebidos. Na procissão levados, e após, foram sepultados em Coimbra, na Igreja de Santa Cruz.

Outros Santos Católicos que você pode curtir:

São Teotónio – Santos Portugueses mais populares

São Teotónio natural de Ganfei, Valença, é considerado o primeiro santo de Portugal.

Ele foi padre, e ficou próximo de D. Afonso Henriques ainda anteriormente à fundação do reino de Portugal, sendo conselheiro do rei que de fato repreendeu por escravizar moçárabes, os cristãos que sob governo muçulmano viviam.

São Teotónio pelo Papa Alexandre III, em Roma, canonizado, no ano de 1163.

Martinho de Soure – Santos Portugueses mais populares

Martinho de Soure, um herói do povoamento de Soure e de reconquista cristã. Se mudou para Soure, já cônego, junto a Mendo que é seu irmão, eclesiástico também de mesmo cabido.

Considera-se que na destruição do castelo de Soure em investida muçulmana, São Martinho para restauração da igreja e auxílio dos moradores, missão bastante perigosa já que Soure ficava em limite de território cristão, sendo a população formada de mouros e cristãos.

No ano de 1144, ocupou Soure o governador de Santarém Abu-Zakaharia, este destruiu e também levou cativa fatia da população à Santarém, sendo São Martinho exceção, levado então à Córdoba, onde ficou preso, sofreu tortura e martírio.

São Gonçalo Garcia – Santos Portugueses mais populares

Um dos santos populares de Portugal, Gonçalo Garcia foi frade franciscano natural de Bazaim, que era território de Portugal na Índia.

Morreu no Japão, em 1597, prestava serviço de intérprete dos missionários. São Gonçalo Garcia foi preso, e de fato torturado com franciscanos, com ordem de ToyotomiHideyoshi, imperador.

Ele morreu em Nagasaki, crucificado, e tinha 40 anos de idade. Em 1862, São Gonçalo Garcia foi canonizado, por Papa Pio IX.

São João de Brito – Santos de Portugal mais populares

Nascido em 1647, em Lisboa, São João de Brito foi sacerdote jesuíta, trabalhando nas missões pela Índia, em fase de perseguições religiosas.

Morreu em Ordur após conferir assistência espiritual para príncipe, este que passou por conversão para cristianismo.

Ficaria parado o processo da beatificação pelos anos em que suprimiu o Vaticano a Companhia de Jesus.

Então São João de Brito foi beatificado no ano 1853, ou seja, 160 anos após morrer. Foi em 1941, a canonização, após o reconhecimento de milagres.

São Nuno de Santa Maria – Santos de Portugal mais populares

Nascido em 1360, no Alentejo, Santo Condestável, Nuno Álvares Pereira, comandou tropas reais em combate com exército de Castela, e por isto é um dos símbolos da independência desse país. Após enviuvar, São Nuno de Santa Maria se juntou com irmãos carmelitas.

Em 2009 foi canonizado pelo Papa Bento XVI, no Vaticano. A Igreja ainda conferia pormenores acerca de milagres em processo da canonização na época.

A mulher de 65 anos, Guilhermina de Jesus que teve visão recuperada após pedir intervenção do Santo Condestável, estava nesta cerimônia.

Santa Beatriz da Silva – Santos de Portugal mais populares

Nascida em 1424, em Campo Maior, Santa Beatriz foi enviada à corte da Espanha para de fato ser dama de companhia para rainha Isabel, trata-se da segunda mulher do rei João II de Castela.

Teria causado inveja para rainha, a beleza desta jovem, que então a mandou fechar em arca. Existe a história que Beatriz foi capaz de sobreviver após rezar para Maria, se juntou com monjas dominicanas em Toledo, escondendo assim o rosto pelo restante de sua vida.

Santa Beatriz da Silva morria em 1492, a lenda é que ao destaparem o rosto dela, havia brilhante luz no rosto. Em 1976 foi canonizada.

Rainha Santa Isabel – Santos Portugueses mais populares

Rainha consorte de Portugal, Isabel de Aragão, aos 12 anos casou com D. Dinis. Uma das lendas circundantes de sua figura é o milagre das rosas, portanto, símbolo da piedade.

Saindo um dia para distribuição de pães, pelo rei, surpreendida, diz-se que levava rosas, e estas surgiram.

Ela foi em 1625 canonizada por Papa Urbano VIII. Está preservado seu corpo em túmulo de cristal e prata localizado em Coimbra, Mosteiro de Santa Clara-a-Nova.

São João de Deus

Nascido em 1495, em Montemor-o-Novo, João Cidade é patrono dos doentes, hospitais, enfermeiros.

Foi ele quem fundou Ordem Hospitaleira, após deixar a vida militar por assistência para enfermos mentais.

São João de Deus foi em 1630 beatificado por Papa Urbano VIII, e por Papa Alexandre VIII, elevado como santo em 1690.

São José Vaz

Este foi o último santo de origem portuguesa no catolicismo, já por Papa Francisco, que era conhecido como José Vaz de Sri Lanka.

Sua canonização aconteceu em 2015 no Sri Lanka, local em que trabalhava de missionário.

Nascido em Goa, 1651, na época território de Portugal e de doença morreu com 59 anos de idade, após trabalhar em assistência para cristãos perseguidos, no Sri Lanka.

Na juventude frequentou em Goa a Universidade dos Jesuítas, estudando Humanidades e após, Teologia e Filosofia em Academia de São Tomás de Aquino. Em 1676, ordenou-se e abria em seguida escola de latim aos seminaristas de Goa.

Consagrou-se no ano de 1677 como “Servo de Maria”, por meio do documento “Carta de Servidão”.

José na realidade manifestou vontade de executar sua missão em Sri Lanka, na época Ceilão, sabendo que a religião local católica sofria perseguição por holandeses calvinistas, os colonizadores nessa fase.

Lá não existia qualquer sacerdote católico em período superior a 50 anos.

São Francisco Marto e Santa Jacinta Marto

De breves vidas de Jacinta e Francisco Marto, “duas candeias que Deus acendeu para iluminar a humanidade nas suas horas sombrias e inquietas”, assim João Paulo II os chamou, existem escassos registros de biografia.

Na realidade, a fonte mais importante a conhecer sobre os 2 é formada por Memórias da prima deles. Os 2 nasceram em Aljustrel, sendo o intervalo menos de 2 anos, pouco tempo depois de Aparições, morrem, como havia anunciado a eles, Nossa Senhora, “a Jacinta e Francisco levo-os em breve. Mas tu (Lúcia) ficas cá mais algum tempo” (13 de junho de 1917).

Trata-se de breves vidas, no entanto, suficientes para que reconhecesse a Igreja Católica, inédito em sua história correspondendo para 2000 anos, “heroicidade das virtudes e maturidade de fé de crianças não-mártires”, em 1989, pelo decreto do João Paulo II, abrindo precedente ao reconhecimento desta santidade.

Ambrósio Francisco Ferro

Padre de origem portuguesa considera-se que seja natural de Açores, morreu no Brasil em 1645 em perseguições para católicos.

Ambrósio Francisco Ferro está entre 30 padres do Brasil, mártires, para canonização por Papa Francisco, figurando depois então entre santos do catolicismo.

Ambrósio passou por tortura e foi morto em denominado massacre de Uruaçú, Goias, ali hoje há monumento de mártires.

Outros Santos Populares em Portugal

É possível ainda citar santos que viveram em território que corresponde atualmente a Portugal, no entanto, em época anterior ainda para formação de Portugal, sendo vários santos, como:

  • Santos Veríssimo, Máxima e Júlia, mártires de Lisboa.
  • São Manços.
  • Pedro de Rates, primeiro bispo de Braga entre 45 e 60.
  • Santa Irene, irmã de São Dâmaso.
  • São Dâmaso.
  • Susana, Cucufate, Torcato e Silvestre, os mártires do século IV.
  • São Vicente de Saragoça.
  • São Vítor de Braga, mártir do século IV.
  • Santos Sabina, Vicente, e Cristeta.

Foto: http://www.freepik.com/

Recomendado pelos Jovens Católicos:

 

Faça uma doação para os jovens católicos e seja um apoiador dessa obra de evangelização

Sobre Rodrigo de Sá

Carioca, nascido e criado no Rio de Janeiro. Católico Apostólico Romano desde sempre. Sou devoto de São Bento e ativo em movimentos da Igreja Católica desde a adolescência, fundei o site Jovens Católicos em 2016 com objetivo de mostrar tudo o que envolve as maravilhas da fé católica. Entre em Nossa Comunidade no Whatsapp Clicando Aqui!

Você pode curtir isso!

A Fé Católica é acreditar naquilo que não se vê, saiba o significado e importância disso para os jovens católicos no dia a dia

A Fé Católica é acreditar naquilo que não se vê, veja o significado

A Fé Católica é acreditar naquilo que não se vê, saiba o significado e importância disso para os jovens católicos no dia a dia. Veja Aqui!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Terço da Medalha de São Bento Original com medalha de São Miguel Arcanjo e Nossa Senhora de Fátima