Usar Drogas é Drogas é pecado Mortal para igreja católica

Usar drogas é pecado mortal ❤️ segundo a igreja católica

Material para catequese infantil da igreja católica

Usar drogas é pecado? É pecado mortal usar drogas? Os livros antigos de texto, sobre teologia moral, não falam deste problema do mundo moderno.

No entanto, a imoralidade do abuso de drogas pode ser claramente deduzida dos princípios que permitem uma avaliação da malícia do abuso de álcool.

A distinção é feita entre a embriaguez imperfeita, o fato de se embriagar deliberadamente, o que só pode ser um pecado venial, e embriaguez perfeita, que é beber até ficar bêbado.

Este é um pecado mortal, porque uma pessoa bêbada perde o uso da razão.

Esta é a resposta de São Tomás de Aquino para objeção que a quantidade de vinho bebido é apenas uma circunstância, que não pode transformar um pecado venial em pecado mortal.

Portanto, “Em relação à embriaguez, nós respondemos que é pecado mortal por razão de seu gênero: pois aquele homem, sem necessidade, e pela mera concupiscência do vinho, torna-se incapaz de usar sua razão, pela qual se dirige para Deus e evita cometer muitos pecados, é expressamente contrário à virtude. Que seja um pecado venial se deve a algum tipo de ignorância ou fraqueza, como quando um homem é ignorante da força do vinho, ou de sua incapacidade, de modo que não pensa em se embriagar, pois nesse caso a embriaguez não lhe é imputada como pecado, mas apenas excesso de bebida…”.

Consumo de Drogas Ilegais

O consumo de drogas ilegais, mesmo aquelas chamadas de drogas leves, é comparável não à embriaguez de um pouco de vinho, mas para embriaguez perfeita.

Pois estas drogas têm seu efeito por causar um “alto”, que é, uma experiência emocional quando uma pessoa foge das experiências da realidade.

Por um breve período, ele vive em mundo irreal, eufórico. Todos os outros efeitos, como relaxamento, aparecem como consequência deste “alto”, ou euforia irreal.

Se este estado nem sempre proíbe todo uso da razão, mais certamente sempre impede o uso mais importante da razão, que São Tomás apenas explicou “pelo qual ele se dirige para Deus e evita cometer muitos pecados”.

Todas as drogas amortecem a consciência, e obscurecem o julgamento prático como para certo ou errado e o que se deve fazer. Com respeito à moralidade, seu efeito é consequentemente equivalente à remoção do uso da razão, e é uma prática recusa para direcionar todos os atos do homem para Deus através da razão.

O abuso de droga é consequentemente muito pior do que a pura busca de prazer ou relaxamento que alguns afirmam ser. É uma negação da ordem natural e sobrenatural, segundo a qual Deus criou as pessoas à imagem e semelhança Dele, que os atos das pessoas podem ser ordenados para glória e honra Dele.

Além disso, é evidente que o abuso de drogas é diretamente oposto ao espírito católico, cujo espírito de sacrifício, a aplicação prática do espírito da cruz, é essencial para a vivência da fé. O principal mal do abuso de droga é a destruição da consciência moral.

E segue que as consequências atrozes do abuso de droga são inseparáveis disso, e são desejadas juntamente com as drogas em si.

Isso inclui a quebra da lei no consumo de drogas; e em meio de obtê-las, como o roubo; e no esforço de vendê-las por sua vez para outros, muitas vezes menores ou crianças.

Outras consequências incluem a incrível autoindulgência que acompanha o quase insaciável desejo por sempre experiências mais excitantes, pecados de blasfêmia, pecados contra pureza e castidade, que são a consequência da perda de vergonha e consciência.

Usar drogas é pecado? Pecados contra caridade e justiça abundam, como desobediência aos pais e recusa em cumprir os deveres na escola ou trabalho, sem mencionar as más companhias que são viveiro de todos os vícios.

Católico Mirim, material para catequese católica infantil

Resultados de longo prazo são também desejados em sua causa, e incluem coisas como vício físico e emocional, passagem das drogas leves para pesadas, dano feito ao corpo e para saúde geral por uso prolongado de drogas, culminando no cérebro “frito” da pessoa que não pode nem raciocinar claramente, muito menos fazer um julgamento moral.

É um pecado mortal colocar a saúde física e espiritual de uma pessoa em perigo tão próximo, mesmo que a pessoa finja que está imune deste perigo e que “não poderia acontecer comigo”.

Você pode curtir isso:

Usar Drogas É Pecado? Catecismo da Igreja Católica

Mesmo o Catecismo da Igreja Católica, publicado em 1994 em aplicação dos princípios do Vaticano II, reconhece isso:
“O uso de drogas causa danos gravíssimos sobre a saúde e vida humana. Seu uso, exceto por motivos estritamente terapêuticos, é uma grave ofensa.

A produção clandestina e tráfico de drogas são práticas escandalosas. E constituem cooperação direta para o mal, desde que encorajam pessoas para práticas gravemente contrárias para lei moral.”

Este uso, porém, não exclui o uso de drogas narcóticas por razões terapêuticas. Seu uso, sob supervisão médica, é justificado por uma razão suficientemente grave e proporcionada, mesmo se privam a pessoa temporariamente do uso da razão.

Pois não é a perda da razão que é desejada. É apenas uma consequência indireta, de modo que não há necessariamente uma desordem em relação ao final do homem.

O exemplo típico é o controle da dor. Em conclusão, portanto, o uso de maconha, como qualquer droga pesada ou leve, deve ser considerado um pecado mortal.

Se em ocasião algumas pessoas podem estar em ignorância como para gravidade deste pecado, é claramente evidente que a questão é objetivamente séria.

Consequentemente, deve ser confessado como pecado mortal, e uma pessoa é obrigada a confessar o abuso de droga sob pena de uma confissão ruim ou sacrílega. Se esqueceu de confessar o pecado, deve então confessar na primeira oportunidade possível que tiver.

Usar drogas é pecado mortal

Poderia muito bem ser que o abuso de drogas prescritas constitua um pecado mortal, assim o mais seguro a fazer, medicamente e moralmente, é parar.

Como o Catecismo da Igreja Católica ensina em 2288, “Vida e saúde física são dons preciosos confiados a nós por Deus. Nós devemos cuidar razoavelmente deles”.

A gravidade do pecado depende muito do grau de dano que está fazendo a si. NationalCouncilonAlcoholismandDrugDependence diz que “tomar drogas de prescrição não prescritas pelo médico, ou de forma que não foi recomendado pelo médico, pode ser mais perigoso do que pensa. Na realidade, pode ser fatal.”.

O pecado mortal, como definido pelo catecismo, em 1857, exige 3 condições: matéria grave, pleno conhecimento, e consentimento deliberado. Assim há algum grau de subjetividade e não se pode dizer com segurança, à distância, se todos os 3 são presentes em cada caso.

É necessário visitar o Padre, confessor, e conselheiro antidrogas. O vício em drogas é tratável, de modo comportamental ou farmacologicamente, ou através da combinação de ambos. Na Igreja Católica, a Pastoral da Sobriedade é importantíssima para auxílio aos dependentes químicos.

Oração de São Judas Contra o Vício

Deus da vida, Tu me fizeste à Tua imagem perfeita, para viver em Teu amor e para dar glória a Ti, honrar e louvar. Abra meu coração para Teu poder de cura. Venha, Senhor Jesus, acalmar minha alma apenas como Tu sussurraste “Paz” para o mar tempestuoso. São Judas, santíssimo Apóstolo, em minha necessidade eu busco a Ti. Eu peço para interceder por mim para que eu encontre a força para superar minha doença. Abençoe todos aqueles que lutam contra a dependência química. Ensine-os, cure-os, os conforte com amor constante do Pai. Permaneça ao meu lado, São Judas, para afugentar todas as más tentações, medos e dúvidas. Possa a certeza tranquila da Tua presença de amor iluminar a escuridão em meu coração e trazer paz duradoura. Amém.

Siga o Jovens Católicos Oficial no Instagram Acessando Aqui!

Isso a gente recomenda:


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pop Up do melhor material para catequese infantil da igreja católica