Por que murmurar é pecado grave para igreja católica

Murmurar é pecado grave para igreja ❤️ o que diz a bíblia

Banner dos Santos Terços Católicos

Murmurar é pecado? “Não resmunguem”, São Bento diz aos monges dele. A primeira vez que ele menciona isso é no quarto capítulo da regra dele para mosteiros. Ele passa a abordar o resmungo, murmuração, ou reclamação em outros 8 capítulos da regra.

Por que ele menciona esse problema tantas vezes? São monges, rabugentos, reclamadores por natureza? Ou São Bento sabia algo sobre a natureza humana? Se as pessoas vivem em mosteiro ou metrópole, todos podem aprender o motivo de não dever murmurar a partir do “Pai do Monasticismo Ocidental”.

Não Murmurar: Está na Escritura

De fato, São Bento não foi a primeira pessoa a dizer para os fiéis “não resmungarem”, ou que não devem reclamar ou murmurar. É possível encontrar várias passagens na Escritura dizendo algo similar. Considerar o seguinte, por exemplo:

  • “Façam tudo sem queixas nem discussões” – Filipenses 2:14.
  • “Irmãos, não se queixem uns dos outros, para que não sejam julgados. O Juiz já está às portas!” – Tiago 5:9.
  • “Sejam mutuamente hospitaleiros, sem reclamação.” – 1 Pedro 4:9.

São Bento está em boa companhia, São Paulo Apóstolo, São Tiago e São Pedro também dizem para os católicos, em tantas palavras, “não resmunguem”.

Tipos de Murmuradores – Murmurar É Pecado?

Por que alguém resmunga ou reclama em primeiro lugar? Dr. Robert Biswas-Diener é um especialista em psicologia positiva. Ele diz que há normalmente 3 tipos de reclamadores. Um tipo é o crônico. Eles parecem focar em tudo que está errado, nunca realmente estão satisfeitos.

O segundo tipo é o que deseja desabafar. Eles são egocêntricos, gostam de atenção e validação, mas não necessariamente desejam solucionar o problema.

O grupo final são os que desejam solucionar o problema. Um exemplo deste último é assumir que um bife pedido veio em temperatura errada. Conversando com o garçom sobre isso, reclamando para resolver um problema, pode ser algo bom, especialmente se feito com jeito.

Orgulho, Reclamação e Pecado

O que está realmente por trás da maioria da reclamação inapropriada e resmungar? Quando as coisas não seguem do jeito desejado, é possível fazer 1 das 2 coisas, parece. Pode aceitar como vontade passiva ou ativa de Deus. Ou pode ficar zangado, resmungar e reclamar sobre a auto percepção de injustiça em que incorreu.

O Comentário para Oblatos Beneditinos de G. A. Simon diz que resmungar é um sinal de orgulho. Por vezes este orgulho se mostra na impaciência ou indignação de si. Em qualquer evento, não se faz favor espiritual a si quando reclama, conforme São Bento diz, “… mesmo embora ele cumpra a ordem, a ação dele não vai ser aceita com favor por Deus, que vê que ele está resmungando em seu coração. Ele não vai ter recompensa pelo serviço deste tipo”.

São Francisco de Sales, Doutor da Igreja, diz, “Sem dúvida uma pessoa que reclama comete um pecado ao fazer assim…”, então murmurar é pecado. Não apenas perde qualquer mérito possível pelo trabalho que faz enquanto reclamando, provavelmente está pecando também.

Santo Agostinho vai ainda mais longe: “Ó, que praga miserável e mortal! Ó, que venenoso!”. Considerando o que estes santos estão dizendo, é de se admirar que São Bento se preocupasse tanto com murmuração no mosteiro? É um perigo claro e presente para alma de um indivíduo.

Ao mesmo tempo, apresenta um perigo para o bem-estar espiritual da comunidade. Isso é verdade se as pessoas estão em uma comunidade religiosa, ou em uma família, uma paróquia, ou algum outro grupo quando se reclama.

Murmurar é pecado: Um Exame para se corrigir

Momento para um exame particular agora, “quando penso sobre o último dia, eu violei o preceito de não reclamar? E sobre reclamar com outros da minha percepção da homilia da missa? E reclamar sobre o trânsito lento quando vou a um compromisso?”.

Talvez reclamou sobre a roupa de alguém que reprovou. Talvez está lavando os pratos e reclamando, na mente, sobre o motivo de ninguém mais limpar por si. Posso fazer alguma tarefa pelos outros sem murmurar? Sabendo que murmurar é pecado.

Entre para o grupo de whatsapp dos jovens católicos

Murmurar é pecado: Quebrar as Correntes que Prendem

Orgulho, impaciência, ingratidão, e qualquer número de outros pecados que podem derrubar as pessoas e levar para pecado através da reclamação e murmuração.

Quando se aprende a discernir o que está se passando no próprio coração, pode começar a fazer as mudanças que vão direcionar novamente para o caminho correto.

É possível começar a quebrar as correntes que prendem aos hábitos pecaminosos e substituir os hábitos ruins com hábitos positivos e virtuosos.

Você pode curtir isso:

Mudar a Maneira de Pensar

Ao se encontrar com 1 ou 2 hábitos ruins de murmurar, reclamar, há algumas coisas que pode fazer. Uma prática que ajuda é mudar a forma de pensar.

Simplesmente mudar o que está pensando quando se pega indo para buraco negativo. Isso vai ajudar a mudar as próprias emoções, que vai ajudar a mudar o comportamento. Parar os pensamentos que estão levando para baixo, e focar novamente. Seguir o conselho de São Paulo, “… levamos cativo todo pensamento”, 2 Coríntios 10:5.

Agradecer ao Senhor pelas muitas bênçãos Dele que Ele derramou na vida, é no momento dado, e vai ser dado no futuro. Pensar sobre tudo que realmente pode ser grato, e mudar de pensamentos de irritação para pensamentos de apreciação.

São Paulo dá uma dica também, “Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudoo que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai.”, Filipenses 4:8.

Oferecer as tribulações que possa estar passando com Jesus Cristo crucificado para uma intenção que vai rezar por isso. Unir o próprio sofrimento com Jesus e oferecer isso, tomar vantagem do sofrimento redentor. Não deixar isso ser desperdiçado.

Rezar pela Graça de Deus

As pessoas precisam se apoiar em Deus pelo amor misericordioso e apoio Dele. Algumas mudanças que precisa fazer apenas podem ser feitas com, em, e através Dele.

Rezar pela ajuda Dele. Se o orgulho e impaciência estão impedindo, criando pensamento negativo, reclamações, ou resmungo, rezar pela graça para crescer nas virtudes da paciência e humildade, assim como mansidão.

Rezar pela graça para crescer na fortaleza, a virtude e dom, para apoiar os esforços de mudança. Se precisar ser mais grato, rezar pela graça de crescer na virtude de gratidão e no dom da piedade para se sustentar nela.

Filipenses 4:6-7, “Não andem ansiosos por coisa alguma, mas em tudo, pela oração e súplicas, e com ação de graças, apresentem seus pedidos a Deus. E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os seus corações e as suas mentes em Cristo Jesus”.

A vida é curta. Não passar pela vida resmungando, reclamando, murmurando. Ao invés, se esforçar para remover o hábito de resmungar pela raiz. Agradecer a Deus pelo dom da vida hoje, por tudo que Ele escolhe dar aos fiéis neste dia.

Siga o Jovens Católicos Oficial no Instagram Acessando Aqui!


2 comentários em “Murmurar é pecado grave para igreja ❤️ o que diz a bíblia”

  1. Edicarla Alves

    Muito obrigada. Me ajudou bastante esse texto.
    Deus seja louvado.
    São Bento rogai por nós!,🙏💚

    1. Olá Edicarla! Fico muito feliz que esse artigo sobre murmurar tenha ajudado. Um grande abraço e fique com Deus!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pop-up Como formar um grupo jovem católico