Padre Léo, Léo Tarcísio Gonçalves Pereira, nasceu em Delfim Moreira, e faleceu em 2007, em São Paulo, aos 45 anos de idade. Foi sacerdote brasileiro pertencente à Congregação dos Sacerdotes do Sagrado Coração de Jesus. Filho de Maria Nazaré e Joaquim Mendes.
Padre Léo era pregador, cantor, apresentador, escritor e compositor. Entrou no ano de 1983 para Renovação Carismática Católica, e fundou a Comunidade Bethânia, em 1995.
A Comunidade Bethânia conta com quantidade superior a 30 membros, e também 5 casas pelo país. Com foco em acolhimento e oferecimento de tratamento para alcoólatras, dependentes químicos, menores abandonados e portadores do HIV.
Em 2006, mês de abril, o padre iniciava tratamento para câncer, e debilitado participou do Hosana Brasil 2006, evento da Comunidade Canção Nova, que ocorreu em dezembro, bastante abatido devido ao tratamento.
Em janeiro do ano de 2007, ele faleceu de infecção generalizada decorrente do câncer no sistema linfático, linfoma, no Hospital das Clínicas em São Paulo.
Foi lançada a Biografia do Padre Léo, em 2015, pela Editora Canção Nova, um livro apresentando 680 páginas, sendo o autor Marlon Arraes. Os direitos autorais todos deste livro foram doados para Comunidade Bethânia pelo autor.
O carisma do padre Léo frases se tornou conhecido pelo país através da atuação significativa na Renovação Carismática Católica. Sendo pregador de multidões desde fase da formação presbiteral. O padre Léo participou de muitos encontros e Cenáculos.
Sua personalidade irreverente e alegre, um apaixonado pela Sagrada Escritura, usava exemplos simples e concretos do cotidiano para atingir o coração mais endurecido. Ele usava simples linguagem que conquistava a atenção de quem ouvia, e simultaneamente fazia convite para experiência íntima com Jesus, racional e também de modo afetivo.
Como Eram as Palestras do Padre Léo?
Felipe Rinaldo Queiroz de Aquino, sobre o padre Léo frases, comentou que ele deixou ainda cervo espiritual enorme nas suas pregações e livros.
A tratar principalmente a restauração da pessoa humana, por restauração da família e cura interior.
Ele também afirmou que na Comunidade Bethânia, padre Léo foi um pregador incansável de retiros para jovens e casais.
E que sabia alcançar bem o coração das pessoas todas através de pedagogia especial, com profundidade e alegria.
Relação do Padre Léo com a Canção Nova
Padre Léo pregação atuava como profeta do Coração de Jesus através de muitos meios de comunicação. Ele publicou 28 livros.
Com atuação nos programas católicos da TV na Associação do Senhor Jesus, Valinhos, e depois em Sistema de Comunicação – Canção Nova, Cachoeira Paulista, em que ganhava fama no país e também internacional.
Depois de 16 anos do sacerdócio, a viver de modo integral o seguimento de Cristo, ele morreu aos 45 anos, em 2007, sendo vítima da infecção generalizada, devido ao câncer no sistema linfático.
A sua memória e obra permanecem vivas no coração dos que integram a família Bethania e o amam.
Padre Léo afirmou “Sou um sujeito que desde criança quis ser padre; e muito pobre, tentei ir para o seminário, mas não fui aceito. Então fui trabalhar até conseguir ter roupas suficientes, fazer meu enxoval. Fui para o seminário com 21 anos. Tinha namorada, fui noivo, e descobri a Congregação dos Padres do Sagrado Coração de Jesus, que é o que eu tento viver: Quero ser um homem do Coração de Jesus. Vivo no meio de jovens drogados, prostituídos, aidéticos. Tento ser um deles e eles me ensinam muito.”.
Sempre na busca por auxiliar o próximo e com intenção de realizar algo bom para Igreja, no ano de 1995, ele fundava a Comunidade Bethânia.
E a missão era restaurar e acolher portadores de HIV, jovens dependentes químicos, e as pessoas marginalizadas de modo geral.
Até os dias de hoje várias pessoas são curadas e beneficiadas através do auxílio da comunidade, sendo 5 casas espalhadas pelo país.
O padre Léo pregação foi pregador de vários encontros, retiros, concentrações no Brasil inteiro.
Para Canção Nova, este sacerdote pregou para vários acampamentos a atrair tantas pessoas que adoravam participar das palestras dele.
E além de pregações do Pe Léo, vários peregrinos podiam acompanhar o padre Léo através da TV e Rádio Canção Nova.
Este sacerdote contava com maneira cativante para atrair atenção para Palavra de Deus das pessoas, assim fazendo com que rissem de suas histórias, proclamando com autoridade ensinamentos de Jesus.
Deixou enorme acervo espiritual em palestras e livros, a tratar, principalmente de restauração da pessoa humana através da restauração da família e cura interior.
Frases de Efeito do Padre Léo
São muitas as frases de efeito do padre Léo:
– Não seja melhor que os outros, seja melhor para os outros.
– Quem ama nunca está longe! Como posso estar longe de quem está dentro de mim?
– O perdão é gota divina porque é o único caminho para a cura interior.
– Quando a graça de Deus se encontra com um espírito puro e batalhador, os milagres acontecem.
– Você pode treinar todas as suas AÇÕES, mas as suas REAÇÕES é que revelam quem você é.
– Amar é ensinar o outro a caminhar. Nunca carregue no colo quem sabe andar.
– A vida não tem pena de quem não luta.
– O céu é para quem sonha grande, pensa grande, ama grande, e tem a coragem de viver pequeno.
O Que É a Casa de Bethânia Criada pelo Padre Léo?
O padre Léo, a partir de suas experiências como sacerdote da Congregação dos Padres do Sagrado Coração de Jesus, sentiu a inspiração no coração à fundação da Comunidade Bethânia.
Foi diretor em Brusque no Colégio São Luiz, dentre tantos trabalhos exercidos por ele, onde prestou ainda atendimento espiritual para jovens e famílias da área.
Nos atendimentos, ele percebeu a urgência para combater o problema das drogas.
Desta forma, o padre Léo sentiu necessidade de oferecer um local para estas pessoas e ambiente para revelação de nova maneira de viver, plena e saudável.
A comunidade nascia como casa de acolhida de vários marginalizados presentes na sociedade que buscam maneira nova de viver, e nascia inspirada em Bethânia bíblica, a olhar aos irmãos Marta, Maria e Lázaro.
Com esta perspectiva, a comunidade não se caracteriza centro para recuperação, não sendo clínica para internação de pessoas ao tratamento.
Bethânia é recanto que busca acolhida para cada pessoa que chega, como Cristo. Na resposta para apelo do Espírito Santo, ao coração do padre, várias pessoas abraçaram idêntico ideal.
Padre Léo foi presenteado, em São João Batista, Santa Catarina, com terreno em que concretamente a Comunidade Bethânia começou os trabalhos de acolhida em 1995.
São muitos os desafios que motivaram o aparecimento de Bethânia, como a quantidade enorme dos dependentes químicos na área.
E aumento em quantidade de soropositivos. Número enorme de adolescentes gestantes, grávidas que têm situação de abandono.
Número crescente dos menores abandonados em periferias. E necessidade do ambiente adequado a retomar a vida por meio de pregação do retiro espiritual e cursos que auxiliem em redescobrir sentido novo à vida.
E ainda necessidade da ação concreta da promoção social, sem contar trabalho sério com foco em transformar a sociedade.
Segundo o padre Léo: “Devemos acolher cada pessoa que vem até nós como acolheríamos o próprio Jesus”.
Livros Lançados
No total, teve 28 livros publicados, sendo 5 deles depois de sua morte, a maior parte editados por Loyola e Editora Canção Nova.
O último livro é o “Pertencemos a Deus”, que foi escrito quando acontecia o tratamento para combater o câncer.
Mais títulos são “Viver com HIV”, “Rezando a Vida”, “A Cura do Ressentimento”, “Buscai as Coisas do Alto”, “Famílias Restauradas”.
A Renovação Carismática Católica é movimento pertencente à Igreja Católica Apostólica Romana, que surgiu nos Estados Unidos na década de 1960, sendo espalhada pelo mundo inteiro.
A prática se baseia em experiência pessoal junto a Deus, por força do Espírito Santo e dos dons dele, para que todos se transformem em discípulos do Jesus Cristo.
É procurado pelo movimento proporcionar abordagem modernista para formas tradicionais dos ritos da Igreja e doutrinação.
A se desviar de Doutrina da Igreja Católica como várias pessoas fazem, e a permanecer fiel com preceitos protestantes em totalidade.
Assuntos católicos relacionados
- Como doar para o processo de beatificação do Padre Léo
- 5 melhores pregações do Padre Léo na Canção Nova
- O impacto positivo do Monsenhor Jonas Abib na RCC
- Usar drogas é pecado mortal para igreja católica
Caminho de Beatificação
O processo para beatificação do padre Léo iniciava no mês de outubro de 2017, com a visita dos padres Vicente, Elinton e Lúcio ao bispo Dom Wilson Tadeu Jönck, da Arquidiocese de Florianópolis.
Na conversa, foi explícito o desejo de tornar um beato o Léo, pedido que o arcebispo aprovou. Porém, o passo inicial à beatificação é pedir abertura do processo em igreja.
Nos trâmites, é preciso que seja eleito responsável por beatificação, através de criar uma associação. Associação Padre Léo tem como líder o padre Lúcio Tardivo, que é vice-presidente da Comunidade Bethânia.
Esta associação cuidará da coleta de testemunhos de milagres a então encaminhá-los para processo da beatificação.
Este processo não possui estabelecido tempo a ocorrer, tudo dependendo da seleção do milagre e comprovação do mesmo.
Há diferenças no momento da comprovação do milagre. Como exemplo se, trata-se da cura do câncer, então é pedido tempo para saber se houve de fato a cura.
Pode ser que a pessoa foi curada somente naquele momento, porém o câncer pode retornar.
Já a canonização, quando se torna santo o beato, ocorre de modo subseqüente à beatificação, podendo ser considerada “processo natural”.
O processo de beatificação é o mais demorado, por causa da abertura da associação e totalidade de passos que devem ser cumpridos.
À canonização é necessária escolha de mais um milagre e comprovação do mesmo após beatificação. Tal milagre não precisa ocorrer depois da beatificação, porém deve ser comprovado após.
Recomendado pelos Jovens Católicos:
- Siga o perfil dos Jovens Católicos no Instagram
- Conheça nossos produtos na loja oficial dos Jovens Católicos
- Conheça nosso E-book que ensina formar um grupo jovem na sua igreja
2 Comentários
Pingback: Padre Léo: Cinco melhores pregações do Padre Léo
Pingback: O que é amor, onde aparece na Bíblia, Como Deus nos Ama? Veja! ❤