História de Santa Bárbara, oração completa, milagres, devoção, dia...
Conheça a história completa de milagres Santa Bárbara

Santa Bárbara: oração, história, milagres, dia, é padroeira

Santa Bárbara nasceu na cidade de Nicomédia na região da Bitínia, onde hoje se localiza a cidade de Izmit, na Turquia, às margens do Mar de Mármara.

Bárbara viveu no final do Século III. Foi uma bela jovem, filha única de Dióscoro, um rico e nobre morador de Nicomédia.

Dióscoro não queria deixar sua filha única viver no meio da sociedade corrupta daquele tempo. Por isso, decidiu fechá-la numa torre.

Lá, ela era ensinada por tutores da confiança de seu pai. Porém, aquilo que parecia um castigo, começou a abrir a mente de Bárbara.

Do alto da torre ela contemplou a natureza: as estações do ano, a chuva, o sol, a neve, o frio, o calor, as aves, os animais, etc.

Tudo isso fez Bárbara questionar se aquilo era realmente criação dos “deuses”, como seus tutores e seu povo creditavam, ou se havia “alguém” muito mais inteligente e poderoso por trás da criação.

A beleza de divina

Quando atingiu a idade para o casamento, por volta de 17 anos, seu pai a trouxe para casa e permitia que ela recebesse a visita de pretendentes, mas não permitia que ela visitasse a cidade.

Bárbara era uma jovem muito bela e de família rica. Por isso, muitos eram os pretendentes que queriam se casar com ela. Mas Bárbara não aceitava nenhum, enxergando neles a superficialidade e o interesse, e nenhum toque de amor verdadeiro.

Para seu pai, isso era um problema sério, pois, segundo os costumes, ele tinha obrigação de casar sua filha.

Dióscoro pensava que as “desfeitas” da filha diante dos pretendentes se davam por causa do tempo que ela passou na torre.

Então, ele decidiu permitir que Bárbara conhecesse a cidade.

Milagres de Santa Bárbara

Santa Bárbara também é invocada para alcançar a graça de Deus na hora da morte e não passar desse mundo sem receber os sacramentos de salvação.
Um exemplo é o caso seguinte:
No ano de 1448, ocorreu na cidade de Gorcun na Holanda, um notável milagre.
Um homem chamado Henry, um devoto de Santa Bárbara, foi cercado por um incêndio, sem esperança de salvar a vida.
Neste conflito voltou-se para o sua santa padroeira, que apareceu para ele e, disse-lhe que Deus estendeu sua vida até o dia seguinte para dar tempo de receber os últimos sacramentos da Igreja.
E, tendo-se apagado o fogo, ao mesmo tempo, ele confessou, recebeu o viático e a extrema unção.
O padre que o confessou, chamado Teodorico Pauli, deu testemunho para a posteridade a história deste grande milagre.

Santa Bárbara livra cidade de uma tempestade destrutiva

Nesse dia se abateu sobre a cidade de Moncada uma terrível nuvem carregada carregada que ameaçava destruir todas as colheitas, pelas quais os moncadenses tiravam sua subsistência e bem-estar.

É fácil imaginar que os agricultores católicos correram para a Igreja para a implorar o auxílio de Deus, e o padre reitor foi inspirado a levar a relíquia de Santa Barbara às portas do templo, abençoando todo o terreno paroquial de Moncada.

A tempestade veio rasgando os campos das cidades vizinhas, deixando intacto os de Moncada e seus anexos paroquiais os de Patriarca Alfara, Benifaraig, Masarojos e Rocafort.

Depois disso, os moncadenses qualificaram o fato de milagroso e o Conselho Municipal fez até uma votação para se comemorar a cada ano uma festa de Ação de Graças, que acontece fielmente cada 09 de setembro de cada ano.

Santa Bárbara Milagres
Conheça todos os milagres e agradecimentos a Santa Bárbara

Santa Bárbara curou Imperatriz da Lepra

De acordo com a tradição que remonta a meados do século XIII e é endossada com documentação e bibliografia, a Imperatriz Constança da Grécia trouxe a Valência, de Bizâncio, várias relíquias de Santa Barbara:

Pedaço da coluna em que Barbara foi açoitada e pedra de onde fluiu água para ser batizada.

Um pedaço da coluna a qual ela foi amarrada e espancada, uma pedra de onde a água fluiu para o batismo de Barbara milagre que aconteceu em Nicomédia (Ásia Menor), no terceiro século, e um osso, aparentemente o braço da santa, preservada em um tubo de vidro com fecho de prata em ambas as extremidade.

Na capela, estão os restos mortais da imperatriz e um nicho, com as relíquias de Santa Barbara.

Elas foram doados pela Sra. Constança para a igreja de San Juan del Hospital, onde ela tinha erguido uma capela em honra de Santa Barbara, pedindo em seu testamento para ser enterrada nela, como indicado.

A Capellania fundada pela Sra. Constança da Grécia, filha de Frederico II de Hohenstaufen, Imperador Alemanha e viúva de D. João III, o imperador de Nicéia (Bitínia, Ásia Menor), foi feita em agradecimento pela sua cura milagrosa da lepra através da mediação de Santa Barbara.

O milagre aconteceu em Valência, em torno de 1270-1280, onde a Imperatriz foi recebido pelo rei James I, o Conquistador.

O contato com os cristãos

Santa Bárbara, então, começou a frequentar a cidade. Nessas visitas, acabou conhecendo os cristãos de Nicomédia. Estes passaram para Bárbara a mensagem de Jesus Cristo.

Falaram-lhe também sobre o mistério da Santíssima Trindade. A novidade cristã tocou profundamente o coração de Bárbara.

Com os cristãos ela encontrou a resposta para seus questionamentos: o Criador de tudo era o Deus Único e Pai de Nosso Senhor Jesus Cristo e não os deuses que seu povo cultuava.

Bárbara se converteu ao cristianismo de todo o coração. Logo, um padre vindo de Alexandria ministrou a ela o batismo. E Bárbara passou a ser uma jovem fervorosa e cheia de virtudes cristãs. Em Jesus Cristo ela encontrou o sentido mais profundo de sua vida.

Santa Bárbara e as perseguições

Dióscoro, pai de Santa Bárbara, decidiu construir para ela uma casa de banho na torre, onde ele planejou instalar duas belas janelas.

Quando a obra começou, Dióscoro teve que fazer uma longa viagem. Durante a viagem do pai, Santa Bárbara ordenou que construíssem uma terceira janela na obra.

Sua intenção era que a torre tivesse três janelas em homenagem à Santíssima Trindade.

Além disso, Santa Bárbara esculpiu uma cruz na torre.

Quando Dióscoro voltou, reparou logo nas mudanças feitas na construção e foi perguntar à filha o por que daquilo.

Santa Bárbara explicou que as mudanças eram símbolos de sua nova fé: três janelas em homenagem ao Deus Uno e Trino, Criador de todas as coisas.
E a Cruz lembrava o sacrifício do Filho de Deus para salvar a humanidade. Dióscoro ficou furioso.

A sentença de morte de Santa Bárbara

Ao perceber que a filha estava irredutível em sua fé cristã, Dióscoro, num impulso de ira, denunciou a filha ao prefeito da cidade.

Este ordenou que Bárbara fosse torturada em praça pública, para tentar fazer com que a jovem renegasse a fé cristã.

Porém, para surpresa de todos, Santa Bárbara não renegou sua fé, mesmo diante dos mais atrozes sofrimentos.

Durante a tortura, uma jovem cristã chamada Juliana denunciou os nomes dos carrascos, coisa que era expressamente proibida na época.

Por isso, Juliana foi presa e condena à morte por decapitação juntamente com Santa Bárbara.

As duas jovens cristãs foram levadas amarradas pelas ruas de Nicomédia, sob os gritos furiosos de muita gente.

Santa Bárbara teve os seios cortados. Depois, foi conduzida para fora da cidade. Lá, seu próprio pai a degolou.

Você também vai curtir:

Bárbara e os raios

Quando Dióscoro degolou a filha e a cabeça de Santa Bárbara rolou pelo chão, um raio riscou o céu e um enorme trovão foi ouvido pelo povo.

E, para o assombro de todos, o corpo de Dióscoro caiu no chão sem vida, atingido pelo raio. Parece que a natureza se revoltou contra a atitude desse pai infanticida.

Depois deste fato, Santa Bárbara ganhou o status de “protetora contra relâmpagos e tempestades”, além de ser nomeada Padroeira dos artilheiros, dos mineradores e das pessoas que trabalham com fogo.

Devoção à Santa Bárbara

A festa de Santa Bárbara é celebrada na Igreja Católica e na Igreja Ortodoxa. A festa é celebrada no dia 4 de Dezembro de cada ano.

Mas a grande mensagem de Santa Bárbara destina-se a todos aqueles que buscam a verdade, principalmente os jovens. Ela nos ensina a buscar a verdade com coração sincero e aberto.

Ensina também que o casamento não deve acontecer por mero interesse, mas sim por amor. Por fim, Santa Bárbara nos dá uma mensagem de coragem e fé.

A palavra mártir quer dizer testemunha e se aplica aos cristãos que preferiram morrer a negar sua fé e pecar. Este é o grande testemunho de Santa Bárbara.

Oração de Santa Bárbara

“Santa Bárbara, que sois mais forte que as torres das fortalezas e a violência dos furacões, fazei que os raios não me atinjam, os trovões não me assustem e o troar dos canhões não me abalem a coragem e a bravura. Ficai sempre ao meu lado para que possa enfrentar de fronte erguida e rosto sereno todas as tempestades e batalhas de minha vida, para que, vencedor de todas as lutas, com a consciência do dever cumprido, possa agradecer a vós, minha protetora, e render graças a Deus, criador do céu, da terra e da natureza: este Deus que tem poder de dominar o furor das tempestades e abrandar a crueldade das guerras. Por Cristo, nosso Senhor. Amém.”

Agradecimentos por graças alcançadas através da intercessão da Santa Católica

“Quero agradecer a Santa Bárbara, Santo Expedito e Santa Terezinha. Na hora do meu desespero pedi a estes três santos maravilhosos que me atenderam imediatamente. A fé nos da forças para passar por tudo aquilo que esta em nosso caminho.Obrigada meus queridos intercessores, Santo Expedito, Santa Terezinha e Santa Bárbara.
Tenhamos fé, acreditar em Deus e em nossos Santos de devoção, esta é a solução para nossos problemas. Se fizermos nossa parte, com certeza Deus nos ajudará.”
Cristiani


“Quero estar agradecendo a Santa Bárbara pela graça obtida por ela no momento difícil que eu estava passando em minha vida, e graças a Deus as coisas estão se resolvendo.” Diogo


Quero agradecer a Santa Bárbara por trazer de volta o grande amor de minha vida…Graça alcançada e minha promessa será paga conforme prometi. Santa Barbara rogai por nós. Maristela


Dou as graças a Santa Rita, Santa Barbara, Santo Expedito, Nossa Senhora de Fátima e a Nossa Senhora Aparecida pela cura de minha doença. Obrigado por ter voltado a andar, ter saúde, caminhar e ser feliz. Estou eternamente agradecido a meus Santos pela graça que me concederam e quero fazer pública esta graça atribuída por eles quando já os médicos me tinham desenganado. José


Minha Santa Barbara , eu lhe dou hoje e todos os dias graças por cumprir todos os meus desejos, você é única e maravilhosa, cuidando de minha mãe, eu te amo .. Deus Pai Todo Poderoso, amém. Anônimo


OBRIGADO SANTA BARBARA, 18 anos atrás, eu pedi sobre a saúde do meu filho e minha própria, assim Deus nos abençoou. Hoje no seu aniversário peço que você continue protegendo a minha família, amigos e o mundo. Anônimo


“Eu vivi com uma mulher que era de outra religião, era a mãe do meu ex-Exposo.
Eu sempre fui dedicada a Santa e esta mulher me fez quebrar minha foto ou pequena estatueta da santa, cada vez que eu adquiria uma nova imagem de Santa Barbara para me fazer em pedaços. Eu suportei tudo isso sem reclamar, fomos forçados a ler a Bíblia que foi meu marido e eu, secretamente batizar na paróquia a minha criança. Ela sempre se intrometeu entre o meu ex-marido e eu nos separamos e terminou. Agora eu estou sozinha, eu moro com a minha filha que tem treze anos e cada 04 de dezembro celebro Santa Barbara que é por sua intercessão que tem um bom trabalho e ainda tenho minha própria casa. Tudo graças ao meu Deus Pai e a santa. A partir dessa experiência com minha ex-sogra na eu tenho uma mistura de medo e desconfiança daqueles que não são católicos. Atesto.”
Ruperta Martinez.

Recomendado pelos Jovens Católicos:

Faça uma doação para os jovens católicos e seja um apoiador dessa obra de evangelização

Sobre Rodrigo de Sá

Carioca, nascido e criado no Rio de Janeiro. Católico Apostólico Romano desde sempre. Sou devoto de São Bento e ativo em movimentos da Igreja Católica desde a adolescência, fundei o site Jovens Católicos em 2016 com objetivo de mostrar tudo o que envolve as maravilhas da fé católica. Entre em Nossa Comunidade no Whatsapp Clicando Aqui!

Você pode curtir isso!

Saiba quem foi São Patrício, história, como ele virou santo da igreja católica e do que Ele é padroeiro e protetor

São Patrício: Uma história impactante de fé, oração e milagres

Conheça a sensacional história de São Patrício, saiba quem foi, seus milagres, do que Ele é protetor / padroeiro e como morreu. Veja Aqui!

2 Comentários

  1. NEUSA MORAES Semprebom

    Já recebi milagre de Santa Bárbara sem saber da vida dela. Pois tinha síndrome do pânico de relâmpagos aí pedi a Santa que se ela tivesse poder sobre os raios que me livrasse daquele medo. É ela me livrou só percebi mais de um ano depois. Que não havia mais relâmpagos fortes. E hoje ela é uma das santas de minha devoção. Fiz o pedido a ela por causa da minha mãe que quando relampiava forte chamava por Santa Bárbara. Em 2008 quando coloquei Internet em casa foi uma das primeiras coisas que pesquisei foi a respeito de Santa Bárbara. Santa Bárbara intercedei por nós Amém Amém Amém

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pop-up Como formar um grupo jovem católico