Falar Palavrão É Pecado na Bíblia, É Pecado Mortal ou Venial, o que Diz a Igreja Católica, por que o Jovem Católico Não Deve Falar Palavrão, Qual a Diferença de Palavrão e Xingamento

Falar palavrão ❤️ é pecado venial ou mortal na bíblia sagrada

Medalhas de São Bento Originais

É importante esclarecer o que significa “linguagem imprópria”. Para algumas pessoas, a linguagem imprópria inclui tudo de tomar o nome do Senhor em vão, até xingar, blasfêmia ou simplesmente palavrões, falar palavrão.

No geral, o Segundo Mandamento rege esta área: Não tomarás o nome de Deus em vão, Êxodo 20:7, Deuteronômio 5:11. Especificamente, a pessoa deve ter respeito pelo nome de Deus.

Pela Sagrada Escritura toda, o nome de Deus é considerado sagrado. Ele revela o nome Dele para os que acreditam e através da revelação, os convida para uma relação íntima e pessoal.

O Nome de Deus na Bíblia Sagrada

Por exemplo, na história do chamado de Moisés, ele perguntou a Deus, “… Se eles me perguntarem, ‘qual é o nome Dele?’, o que eu digo a eles? Deus respondeu, ‘Eu sou quem sou’. Então Ele acrescentou, ‘Isto é o que você deve dizer aos israelitas, Eu Sou me enviou a vós’. Deus falou para Moisés, ‘Assim dirás aos israelitas: ‘O Senhor, o Deus de vossos pais, o Deus de Abraão, o Deus de Isaque, o Deus de Jacó, me enviou a vocês. Este é meu nome para sempre; este é meu título para todas as gerações’”, Êxodo 3.

Assim, usa-se corretamente o nome de Deus em oração ou em outras formas para abençoar, louvar e glorifica-Lo. O respeito pelo nome de Deus reflete o respeito que uma pessoa deve para Deus.

Falar Palavrão É Pecado?

Dada esta base, certas formas de linguagem abusiva são pecaminosas. Primeiro, abusar do nome de Deus, seja a palavra Deus, Jesus ou em outra forma, é objetivamente, mortalmente pecaminoso.

A mesma regra se aplica para abusar do nome da Santíssima Mãe ou os santos. A pessoa deve se perguntar, “por que alguém usaria o nome de Jesus como falar palavrão quando estava com raiva ou impaciente? Tal ação não mostraria uma atitude arrogante e desrespeitosa para Deus, que as pessoas devem amar acima de todas as coisas?”.

Segundo, a blasfêmia é também um pecado. Blasfêmia é desprezo por Deus, expressado em pensamento, palavra ou ação. Para usar as palavras vocalmente ou mentalmente contra Deus que demonstrem ódio, reprovação, desrespeito ou desafio é pecaminoso.

Esta proibição também se aplica para Santíssima Mãe e os santos, como coisas sagradas ou práticas relacionadas com a Igreja. Além disso, a blasfêmia inclui invocar o nome de Deus para legitimar crimes ou ações danosas contra outros. O Catecismo nota que blasfêmia é um pecado grave.

Terceiro, amaldiçoar é invocar o mal a partir de Deus, e geralmente, envolve especificamente invocar o nome de Deus, não apenas o poder Dele. Por exemplo, todos ouviram alguém dizer, “Deus te condene”.

Aqui uma pessoa está ordenando a Deus, que é todo poderoso, todo bom, e todo justo, para amaldiçoar alguém, ou algo no inferno por toda eternidade. Quem são as pessoas para pedir a Deus para amaldiçoar alguém ou conceder algum mal para alguém? Objetivamente, este ato é um pecado mortal.

Banner Chaveiro da Medalha de São Miguel Arcanjo

Você pode curtir isso:

Profanação

Finalmente, a profanação é errada, mesmo embora tais palavras não possam especificamente envolver o nome de Deus. Deus deu para a humanidade o dom da linguagem que deve ser usada positivamente.

A linguagem deve construir boas relações com outras pessoas, e capacitar cada um a compartilhar suas vidas intimamente um com outro. Infelizmente, mais e mais, escuta-se em conversa normal a profanidade, especialmente os palavrões.

Também se escuta pessoas falarem profanamente sobre os assuntos do bem e sagrados; por exemplo, elas profanam a sexualidade humana ou o ato do amor conjugal. Tal linguagem não é apenas negativa, vulgar, não educada, e ofensiva, mas também degrada a dignidade de cada ser humano.

Além disso, esta linguagem revela não apenas a atitude ruim de uma pessoa e falta de respeito com outros, mas também sua imaturidade e insegurança ao lidar com outros. Ao usar estas palavras, a pessoa desenvolve barreiras ao invés de pontes com a outra pessoa.

Por exemplo, a palavra “inferno”. Primeiro, ninguém deve menosprezar o inferno, este lugar de condenação eterna. Ainda, as pessoas usam a palavra de tantas maneiras hoje, na raiva, “Vá para o inferno!”, ao estar surpreso, “Que inferno!”, ao encontrar alguém “Como inferno está você?”, ou indagando, “Que inferno está acontecendo aqui?”, ou “Que inferno você está fazendo?”.

Não apenas estes são vários usos demonstrativos da linguagem precária, mostram falta de respeito pelo que é o inferno. Talvez se uma pessoa realmente acreditasse que poderia terminar no inferno, não seria tão casual ao usar o termo.

Falar Palavrão – Atenção com a Linguagem

Cada um precisa ter cuidado no próprio uso da linguagem. Objetivamente, usar o nome de Deus em vão, amaldiçoar, blasfêmia são pecados mortais, embora falta de devida reflexão ou hábito pode diminuir culpabilidade.

A profanação pode também ser mortalmente pecaminosa quando feita com grande raiva, ou crueldade contra outra pessoa.

Cada um precisa controlar a língua, e evitar o hábito da péssima linguagem de se tornar parte da pessoa. São Tiago advertiu sabiamente, Tiago 3:7-10, “Porque toda a natureza, tanto de bestas feras como de aves, tanto de répteis como de animais do mar, se amansa e foi domada pela natureza humana; Mas nenhum homem pode domar a língua. É um mal que não se pode refrear; está cheia de peçonha mortal. Com ela bendizemos a Deus e Pai, e com ela amaldiçoamos os homens, feitos à semelhança de Deus. De uma mesma boca procede bênção e maldição. Meus irmãos, não convém que isto se faça assim.”.

Siga o Perfil do Jovens Católicos Oficial no Instagram Acessando Aqui!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Grupo do Jovens Católicos no Whatsapp