Rezar pelos mortos, devotos católicos podem ou não fazer isso, o que diz a igreja católica
Rezar pelos mortos, devotos católicos podem ou não fazer isso, o que diz a igreja católica

Rezar pelos mortos, católicos podem fazer isso, o que diz a igreja

Rezar pelos mortos pode ser uma parte útil do processo de luto, mas é também parte da tradição católica rezar por aqueles que não mais estão aqui na Terra. Assim, de onde a prática vem?

O que diz a Bíblia Sagrada sobre Rezar pelos Mortos

A mais antiga referência bíblica para orações pelos mortos, rezar pelos mortos, vem no segundo livro de Macabeus.

Os livros de Macabeus estavam entre os últimos escritos encontrados no Antigo Testamento, e eles relatam a luta do povo judeu por liberdade contra o Império Selêucida, em torno de 100-200 anos antes do nascimento de Cristo.

Como tal, eles são escritos de um ponto de vista judeu ortodoxo. O segundo livro de Macabeus diz como Judas Macabeu, o líder judeu, liderou suas tropas na batalha em 163 a.C. Quando a batalha terminou, ele ordenou que os corpos dos judeus que tinham morrido a serem enterrados.

Conforme os soldados preparavam seus camaradas mortos para enterro, eles descobriram que cada um estava usando um amuleto tirado como saque de um templo pagão.

Isso violava a lei de Deuteronômio, e assim, Judas e seus soldados rezaram que Deus perdoaria o pecado que estes homens tinham cometido, II Macabeus12:39-45.

Esta é a primeira indicação na Bíblia da crença que orações oferecidas pelos vivos podem ajudar a libertar os mortos de qualquer pecado que os separaria de Deus na vida a vir.

É ecoado no Novo Testamento quando Paulo oferece uma oração para um homem chamado Onesíforo que tinha morrido, II Timóteo 1:18, “Conceda-lhe o Senhor que, naquele dia, encontre misericórdia da parte do Senhor! Você sabe muito bem quantos serviços ele me prestou em Éfeso.”.

Os túmulos semelhantes às cavernas sob a cidade de Roma, que são chamados de catacumba, também fornecem evidência que membros da comunidade cristã romana se reuniam ali para rezar pelos seus companheiros seguidores de Cristo que jaziam enterrados ali. Pelo século IV, orações para os mortos são mencionadas na literatura cristã como se já fossem um costume antigo.

Prática de Rezar pelos Mortos

A prática de rezar pelos mortos é enraizada, primeiro, na fé cristã, vida eterna prometida nos ensinamentos de Jesus e prenunciada pela experiência dos discípulos Dele que Deus O ressuscitou dentre os mortos.

Após a morte, mesmo embora separados do corpo terreno, as pessoas ainda continuam a existência pessoal. É como pessoas vivas que Deus convida cada um para uma relação cuja vida transcende a morte.

Rezar pelos mortos tem outras origens na crença na comunhão dos santos. Membros desta comunidade que estão vivos frequentemente ajudam um ao outro na fé por orações, e outras formas de apoio espiritual.

Cristãos que morreram continuam a ser membros da comunhão dos santos. Acredita-se que cada um pode ajuda-los através da oração, e eles podem auxiliar as pessoas através das deles.

As orações pelos mortos começam no momento da morte. Muitas vezes, membros da família se reunirão na oração ao redor da cama da pessoa que morreu.

A Ordem dos Funerais Cristãos inclui um Serviço de Vigília para o morto, que pode ser feito em casa, na igreja, ou capela de casa funerária, a missa funeral e Rito de Entrega (que geralmente ocorre no local de enterro).

As orações expressam esperança que Deus vai libertar a pessoa que morreu de qualquer fardo do pecado e preparar um lugar para ela no céu. A morte permanece um mistério para os fiéis, uma grande incógnita.

Ainda a linguagem cristã evoca uma imaginação esperançosa na presença da morte, uma certeza de que o amor, associado com amor de Deus, pode ajudar a superar quaisquer barreiras que impeçam os amados a desfrutar plenamente da presença de um Deus amoroso e vivificante.

Assuntos católicos relacionados

Pode Acender Vela? Fazer Promessa?

A Igreja Católica Romana ensina que acender velas pelos mortos na correlação com oração prolonga e amplifica a oração e homenageia o falecido. O ensinamento por trás das velas associado com oração pelos mortos é a doutrina católica do purgatório.

A ideia é que, após a morte, algumas pessoas existem em um estado de miséria entre o céu e o inferno; católicos acreditam que as orações das pessoas na Terra podem melhorar muito dos no purgatório, e acelerar sua jornada para o céu.

No entanto, a doutrina do purgatório não é encontrada na Bíblia; ao invés, é baseada na tradição católica romana.

A crença que velas aceleram a jornada das orações para o céu, faz das orações mais poderosas ou eficientes, ou adicionam algo para as orações é superstição.

A oração é uma conversa com o Pai celestial, um diálogo entre 2 seres vivos conscientes, e receptivos, que compartilham o mesmo Espírito. Nenhuma vela pode melhorar esta relação.

Uma promessa se caracteriza Ato de Religião, em que algum bem é oferecido para Deus ou para Santos, com foco de conseguir graças e favores. Trata-se do Contrato verdadeiro com Deus ou Santos.

É para Deus agradável já que o que realiza promessa, de fato reconhece o poder de Deus para o que desejar fazer, e é sua bondade proclamada, que deseja auxiliar os fiéis.

É conhecida a Promessa também pela Bíblia, como ato religioso, com sentido na vida de um filho de Deus, portanto.

Foto de Jametlene Reskp na Unsplash

Recomendado pelos Jovens Católicos:

Faça uma doação para os jovens católicos e seja um apoiador dessa obra de evangelização

Sobre Rodrigo de Sá

Carioca, nascido e criado no Rio de Janeiro. Católico Apostólico Romano desde sempre. Sou devoto de São Bento e ativo em movimentos da Igreja Católica desde a adolescência, fundei o site Jovens Católicos em 2016 com objetivo de mostrar tudo o que envolve as maravilhas da fé católica. Entre em Nossa Comunidade no Whatsapp Clicando Aqui!

Você pode curtir isso!

Ser chamado de Beata ou Beato deve ser considerado um elogio para os jovens católicos

Ser chamado de Beata (o) é um elogio para os católicos, saiba o real significado

Descubra por que ser chamado de Beata (o) é um elogio para os católicos - Saiba o significado e sua importância. Veja Aqui!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Terço da Medalha de São Bento Original com medalha de São Miguel Arcanjo e Nossa Senhora de Fátima