Identidade dos jovens católicos

Jovens Católicos, qual a sua identidade nos dias de hoje?

Como formar um grupo jovem na igreja católica

A Identidade Católica é um termo que adultos e jovens católicos se esforçam para definir. É importante ter clareza sobre esta identidade e como a mesma é colocada em prática. A identidade da fé católica é composta pelas coisas que as pessoas acreditam e fazem como católicas.

Nas reflexões, a juventude vocalizou aspectos da Identidade Católica que são mais importantes para os jovens como:

  • Sempre desejar fazer o bem, todos são chamados para serviço e caridade.
  • Acreditar em um Deus que está sempre junto, para nunca sentir-se só.
  • Oração com família e oração sozinho, sendo rosário um exemplo.
  • Missa.

Ministério para Juventude

Os bispos católicos dos Estados Unidos definiram o Ministério para Juventude Católica no documento de 1997, Renewing the Vision: A Framework for Catholic Youth Ministry. Este documento, por exemplo, impresso em inglês e espanhol, oferece uma estrutura para o ministério assim como linguagem, teologia, e abordagem pastoral para responder às necessidades espirituais e pessoais dos adolescentes de hoje.

A igreja deve se tornar a companheira de viagem dos jovens, e isto é o que significa ministério jovem. Se, de fato, leva uma povoação inteira para criar uma criança, então certamente leva uma igreja inteira para jornada com os jovens, enquanto eles lidam com as Boas Novas e respondem no discipulado.

A Conferência Nacional dos Bispos Católicos, em seu documento de 1997, Renewing the Vision: A Framework for Catholic Youth Ministry, identificou 3 objetivos e 8 componentes que oferecem direção para este ministério, e que de fato, um material servindo para a juventude do mundo todo, independente do país.

São os 3 objetivos:

  • Fortalecimento.
  • Participação.
  • Crescimento.

E são os 8 componentes do Ministério Jovem, o Ministério de:

  • Apoio dado.
  • Catequese.
  • Vida em Comunidade.
  • Evangelização.
  • Justiça e Serviço.
  • Desenvolvimento de Liderança.
  • Cuidado Pastoral.
  • Oração e Adoração.

Objetivo 1 – Jovens Católicos Fortes

O primeiro objetivo do Ministério Jovem é “fortalecer os jovens para viver como discípulos de Jesus Cristo no mundo de hoje”. A juventude está “procurando por uma aventura nobre”, uma visão desafiadora e atraente de vida, e uma causa valendo o comprometimento dela. E desejam escutar as Boas Novas que encontra resposta no discipulado.

Objetivo 2 – Juventude que Participa

O segundo objetivo é “atrair a juventude para participação responsável na vida, missão e trabalho da comunidade de fé católica”. O povo jovem tem uma fome por conexão, em relacionamento e de pertencer. A família, amigos, escola, organizações de serviço, e igreja são conexões primárias para os jovens.

Objetivo 3 – Jovens que Crescem

O terceiro objetivo é “promover crescimento pessoal e espiritual total de cada jovem”. Adolescência é importante momento para crescimento físico, mental, social, espiritual.

Banner Terço de São Bento Original

A experiência deles e relações muito influenciam seu desenvolvimento saudável e positivo. A Igreja se esforça para cercar a juventude com os melhores andaimes possíveis externos, redes de relações de cuidado da família, escola, colegas e outros adultos, enquanto os jovens estão desenvolvendo sua base espiritual e psicológica, seus valores, habilidades, comprometimento e guia moral.

Leia também: Encontro de Jovens com Cristo EJC, o que é esse movimento católico?

8 Componentes do Ministério da Juventude dos jovens católicos

O Ministério da Juventude é mais do que programas e eventos, assim como deve ser a Igreja Católica para o jovem. É a “resposta da comunidade cristã para as necessidades da juventude, e compartilhar os dons únicos dos jovens com a maior comunidade”.

Para ser mais eficiente, é um ministério para o povo jovem que envolve suas famílias, sua comunidade paroquial, e a comunidade maior. No coração do ministério com juventude está a presença de relacionamentos de cuidado, de apoio, onde os jovens vivenciam as Boas Novas na pele.

Uma abordagem compreensiva para o ministério jovem usa os 8 componentes identificados em Renewing the Vision como uma estrutura, apoio dado, catequese, vida em comunidade, evangelização, serviço e justiça, desenvolvimento de liderança, cuidado pastoral, oração e adoração.

Estes componentes guiam os esforços católicos em proclamar as Boas Novas, conectando a juventude com a comunidade de fé, e chamando o povo jovem para desafio do discipulado.

O Ministério do Cuidado Pastoral, por exemplo, é uma presença compassiva na imitação do cuidado de Jesus para o povo, especialmente aqueles que estavam com dor e necessidade.

E envolve promover desenvolvimento familiar e adolescente positivo através de várias estratégias importantes preventivas, com atenção para famílias e adolescentes em crise através de apoio, aconselhamento, dispondo orientação já que a juventude enfrenta decisões de vida e fazem escolhas morais, e sistemas desafiadores que são obstáculos para desenvolvimento saudável.

Já o Ministério da Evangelização compartilha as boas notícias do reino de Deus e convida os jovens a ouvir sobre a Palavra Feita Carne. A partir do exemplo de Jesus, a evangelização envolve os pronunciamentos da comunidade e testemunho vivo de adultos e jovens que o reino de Deus se realiza em Jesus e através Dele. O ministério incorpora vários elementos essenciais, testemunho, proclamação, anúncio, convite, conversão e discipulado.

Fonte:
Site do Vaticano


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pop Up do melhor material para catequese infantil da igreja católica